30/12/2015 - 19:14:25

IPTU/PARANAVAÍ: DESCONTO DE 15% ATÉ O DIA 11

Os contribuintes de Paranavaí que quiserem aproveitar a maior taxa de descontos para pagar os tributos municipais, têm até o dia 11 de janeiro para quitar o IPTU 2016 (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) com 15% de desconto. Já para quem optar pagar até o dia 12 de fevereiro, o desconto será de 10%. O último desconto é de 5% e deve ser pago até o dia 11 de março. 
Quem preferir, também poderá fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para efetivar o parcelamento.
Os boletos do IPTU 2016 foram encaminhados para a agência dos Correios, responsável pela entrega, no início de dezembro. Ao todo são cerca de 45 mil boletos. Destes, mais de 10 mil carnês são de imposto territorial (terrenos vazios sem edificação) e pouco mais de 35 mil são de imposto predial (com edificação).
A data limite para a entrega dos carnês do IPTU é no dia 5 de janeiro. Depois desta data, os contribuintes que não receberem o boleto em casa devem procurar a Prefeitura Municipal. 
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município, devem retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), mediante apresentação de documento pessoal. 
Coleta de Lixo – Para o pagamento da taxa de coleta de lixo, desta vez o contribuinte pode pagar a taxa à vista com 8% de desconto, até o dia 11 de janeiro. Se o contribuinte não optar pelo pagamento com desconto, a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em até 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.
Revisão e Isenção - Os contribuintes que quiserem solicitar a revisão ou isenção do imposto devem ficar atentos ao prazo. Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU junto ao protocolo. As solicitações de isenção para o exercício de 2016 deverão ser realizadas até o dia 31 de maio.  
O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros. 
O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo da Prefeitura mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF. A data limite para os pedidos de revisão é 11 de abril.

mostrar

(Clique para gravar o seu comentário)




Fale com o Praxedes