20/12/2017 - 19:55:04

LORENZETTI: LAVA JATO ESTÁ CORRENDO RISCO

O ex-prefeito Rogério Lorenzetti (PSD) manifestou nesta hoje sua preocupação com os destinos da Lava Jato, a maior operação de combate a corrupção envolvendo vários e poderosos políticos e os maiores empresários do país. “Nos últimos dias há um movimento, aparentemente organizado, no sentido de por fim à operação. Parece que está se tornando realidade aquele desejo manifestado pelo senador Romero Jucá, de que é preciso ‘estancar a sangria”, numa ação envolvendo políticos e até membros do Judiciário”, disse Lorenzetti.
Para o ex-prefeito, a Operação Lava Jato resgatou a confiança dos brasileiros de que a impunidade havia chegado ao fim ou ao menos diminuído no Brasil. Nunca na história do nosso país grandes empresários foram parar na cadeia. “Entre os vários fatos que merecem elogios nesta operação está a ação do Ministério Público, a Justiça e a Polícia Federal terem mirado nos corruptos e corruptores”, destaca ele.
Lorenzetti viu com certo pessimismo a rejeição, pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), das denúncias contra parlamentares, a possibilidade de cair a prisão após confirmação de sentença em segunda instancia, a utilização em excesso de recursos protelatórios, o movimento contra as delações premiadas, a demora na derrubada do foro privilegiado e as flagrantes ameaças de aprovação de uma lei de abuso de autoridades para constranger delegados, promotores e juízes.
“Apesar dos esforços de algumas autoridades em levar a Lava Jato adiante, entre as quais destaco os juízes federais Sérgio Moro, do Paraná, e Marcelo Bretas, no Rio de Janeiro, o ministro Luiz Edson Fachin, do STF, e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, capitaneados por Deltan Dallagnol, há uma força contrária, orquestrada nos subterfúgios do poder para acabar com e operação. Isto está ficando cada vez mais claro e deve ser motivo de preocupação e de mobilização das forças éticas deste país. A continuidade da operação está correndo risco”, comenta o ex-prefeito.
Lorenzetti diz que há a necessidade de se aperfeiçoar a legislação para combater a corrupção. “Mas como o atual Congresso Nacional vai propor e aprovar leis de combate à corrupção se há um grande número de deputados federais e senadores denunciados por corrupção?”, questiona ele.
Para o ex-prefeito é importante que a população fique atenta e se manifeste. “A internet trouxe possibilidades de manifestarmos nossa indignação. Vamos mostrar o que apoiamos a Lava Jato se manifestando em redes sociais, enviando e-mail aos deputados e senadores. A população não pode permitir que a Operação Lava Jato termine antes de identificar e punir todos os ladrões do dinheiro público”, arrematou Rogério Lorenzetti.

mostrar

(Clique para gravar o seu comentário)




Fale com o Praxedes