Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

17/01/2018 - 18:53:51

MORREU BENEDITO PINTO DIAS

Paranavaí perdeu hoje um dos personagens mais importantes da sua história política, morreu o ex-prefeito e ex-deputado estadual Benedito Pinto Dias, que há anos enfrentava problemas de saúde. O prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, decretou luto oficial de três dias. Pinto Dias foi durante mais de 30 anos um dos principais líderes políticos da cidade e tinha uma habilidade ímpar para tratar de assuntos importantes. O velório está sendo realizado na Câmara Municipal e o sepultamento, no Cemitério Central, está marcado para às 10 horas desta quinta-feira.
História – Benedito Pinto Dias nasceu em 04 de dezembro de 1927 em Monções, estado de São Paulo. É casado com a Sra. Míriam Barbosa Dias e tem dois filhos: Míriam e Fernando. Em julho de 1954 se mudou com a família para Paranavaí, exercendo atividade agrícola e comercial. Entre 1960 e 1962, foi eleito vereador, presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí e Deputado Estadual. Em 1966 foi reeleito Deputado Estadual.
Em 1972 se elegeu Prefeito de Paranavaí, tomando posse em 1973. Durante seu primeiro mandato, Pinto Dias foi responsável por diversas obras. Entre elas: construção das escolas Marins, Getúlio Vargas, Curitiba, Unidade Polo, Enira de Moraes Ribeiro, reconstrução da escola Hermeto Botelho, desapropriação do terreno para a construção do campus universitário (Unespar – Fafipa). Construção do ginásio de esportes Lacerda Braga, da pista de atletismo do Colégio Estadual e do aeroporto Edu Chaves.
Concluído o primeiro mandato de prefeito, Benedito Pinto Dias foi reeleito mais uma vez deputado estadual. Em 1982, foi eleito novamente Prefeito de Paranavaí. Entre as realizações mais importantes desta época estão a construção da sede da 8ª Subdivisão Policial (delegacia), da capela mortuária, implantação das áreas industriais, implantação e pavimentação de mais de 70% da avenida Tancredo Neves, construção do Pronto Socorro Municipal (P.A.) e possibilitou a instalação da Fundação Bradesco no Jd. Ipê. Em 1988 entregou a Prefeitura de Paranavaí e passou a dedicar-se desde então às atividades particulares, sem, contudo, deixar de participar da vida política e social de Paranavaí e região.

mostrar

(Clique para gravar o seu comentário)




Fale com o Praxedes