Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018

30/01/2018 - 18:50:10

BANCO DE LEITE: ESTOQUE BAIXO

O Banco de Leite de Paranavaí está com estoque baixo de leite materno e pede ajuda à população para reposição. Segundo a coordenadora interina do programa Saúde da Mulher e da Criança, a enfermeira Bruna Barbosa de Oliveira Teixeira, o número de doadoras vem diminuindo consideravelmente nas últimas semanas e a quantidade de leite está sendo insuficiente para atender à demanda.
“Este leite é enviado para Maringá, onde é tratado e devolvido para a Santa Casa na quantidade e na forma adequada para ser consumido pelas crianças da UTI Neonatal. Atualmente a UTI Neonatal atende de 10 a 12 crianças todos os dias. Algumas delas chegam a ficar mais de dois meses internadas, recebendo o leite que é doado para o Banco. Nesta terça-feira, por exemplo, não temos nenhum leite disponível para dar às crianças que estão na UTI. Aí é necessário dar o leite em pó, que infelizmente não tem as mesmas funções benéficas para a saúde da criança que o leite materno por ser uma fórmula, um leite produzido em laboratório. Por isso é tão importante que as mães que acabaram de dar à luz e tenham leite sobrando, colaborem com as doações, especialmente do colostro, que é o leite dos primeiros dias após o parto. Ele tem muitas propriedades importantes para o desenvolvimento dos bebês que estão em situação de internamento”, explica a chefe da UTI Neonatal e pediatra do município, Dra. Daniela Frazatto.
Durante todo o ano de 2017, a média foi de 25 doadoras por mês, e já em janeiro a médica caiu consideravelmente: apenas seis mães doaram leite. Devido a esta necessidade, a coordenadora está pedindo que as mães que estão amamentando e ainda não têm cadastro no município, colaborem com a doação. Para doar, basta que a mãe seja saudável, não use medicamentos especiais e tenha leite sobrando após a amamentação do seu bebê. As candidatas a doadoras podem ligar para o telefone 3423-2046 para fazer o cadastro.

mostrar

(Clique para gravar o seu comentário)




Fale com o Praxedes