18/01/2018 - 19:17:17

MAIOR USINA DE ENERGIA SOLAR DO SUL DO BRASIL EM PARANAVAÍ

A maior usina de energia solar do sul do Brasil já começou a ser construída em Paranavaí. Por ser a região com maior incidência solar de todo o Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu construir uma usina de energia que vai abastecer os 154 fóruns eleitorais do Estado e a sede do Tribunal, em Curitiba. Nesta quinta-feira (18), o presidente do TRE, desembargador Adalberto Jorge Xisto
Pereira, acompanhado por importantes representantes do judiciário brasileiro, esteve em Paranavaí para um evento para marcar o início das obras. “Esse é um marco, tanto para o Tribunal, como para Paranavaí. Desde o início quando fizemos o contato com o prefeito KIQ, tivemos todo apoio necessário. Ele rapidamente nos acenou com a doação de um terreno, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, para que já viabilizássemos o projeto. Sentimo-nos honrados pela aceitação das autoridades da cidade e também pela doação do terreno”, agradeceu.
NOTA DO BLOG: A única preocupação é que o empresário que encabeça esta iniciativa já usou este discurso para uma fábrica de móveis escolares, que também iria atuar em todo o território nacional. Ganhou terreno e incentivos vários, mas acabou não cumprindo o prometido. O nome dele: Antonio Bárbara, ex-deputado federal e empresário de Maringá.

mostrar
2


18/01/2018 - 19:16:41

VESTIBA/UNESPAR: MATRÍCULAS DOS APROVADOS SERÃO NOS DIAS 30 E 31

As matrículas dos aprovados em primeira chamada no vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) acontecem nos próximos dias 30 e 31 de janeiro, em todos os sete campi. Os candidatos precisam atentar-se para as datas e documentos solicitados para evitar problemas e garantir a vaga conquistada no processo de seleção.
O diretor de Registros Acadêmicos, Angelo Marcotti, destaca que não existe a possibilidade de matrícula eletrônica ou via Correios. O estudante ou o procurador legalmente reconhecido deverá comparecer na Secretaria Acadêmica do campus que oferta o curso para o qual foi classificado observando o horário de atendimento.
Quem não comparecer na data agendada perde o direito à vaga. Assim, permite que sejam convocados os classificados subsequentes. Conforme o calendário divulgado, a previsão é que os editais de segunda e terceira chamadas sejam publicados, respectivamente, nos dias 02 e 07 de fevereiro. Acesse as aprovações e classificações do vestibular em www.vestibular.unespar.edu.br 

mostrar

18/01/2018 - 19:16:09

TEMER DIZ NUNCA TER SOLICITADO QUE LOURES RECEBESSE DINHEIRO EM SEU NOME

Como era de se esperar, o presidente Michel Temer tirou o dele da reta e, na maior cara de pau, negou à Polícia Federal que tenha solicitado que Rodrigo Rocha Loures recebesse dinheiro em seu nome. Loures foi o principal assessor de Temer quando ele ainda era vice-presidente, status que manteve quando assumiu o Palácio do Planalto. O que fica difícil de explicar é o fato de que dinheiro nunca foi problema para Rocha Loures, que pertence a uma família para lá de abastada.

mostrar

18/01/2018 - 19:15:45

REQUIÃO ANUNCIA CANDIDATURA A GOVERNADOR

O senador Roberto Requião continua sendo temido por seus adversários. Isto é o que mostra a reação ao seu anúncio de que irá se candidatar ao governo do Paraná. Hoje mesmo a máquina tucana de comunicação começou a detonar a iniciativa dizendo que essa decisão "deve provocar nova debandada no PMDB". A disputa interna na sigla, com a saída de quatro deputados, não mostra que novas baixas devam acontecer. Sem esquecer do fato de que Requião em uma campanha tem como lema: o importante é vencer, não importa como.

mostrar

18/01/2018 - 09:54:31

DELATORRE LAMENTA MORTE DE PINTO DIAS

Em nota Valdemar Delatorre lamenta o falecimento do ex-prefeito Benedito Pinto dias. “Um grande amigo, parceiro de longa data que fará muita falta, tanto como amigo como pessoa pública”, diz Delatorre.
Com uma longa trajetória política que começou em 1960 quando foi eleito como vereador de Paranavaí e tornou-se Presidente da Câmara de Vereadores. Em 1972 foi eleito como prefeito, e obteve um segundo mandato em 1982. Além dessa caminhada foi Deputado Estadual por três vezes.
 “Um homem de capacidade honra e que realizou grandes coisas por nossa cidade e região”, declara Delatorre com grande pesar e tristeza pela perda do amigo.

mostrar

17/01/2018 - 18:53:51

MORREU BENEDITO PINTO DIAS

Paranavaí perdeu hoje um dos personagens mais importantes da sua história política, morreu o ex-prefeito e ex-deputado estadual Benedito Pinto Dias, que há anos enfrentava problemas de saúde. O prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, decretou luto oficial de três dias. Pinto Dias foi durante mais de 30 anos um dos principais líderes políticos da cidade e tinha uma habilidade ímpar para tratar de assuntos importantes. O velório está sendo realizado na Câmara Municipal e o sepultamento, no Cemitério Central, está marcado para às 10 horas desta quinta-feira.
História – Benedito Pinto Dias nasceu em 04 de dezembro de 1927 em Monções, estado de São Paulo. É casado com a Sra. Míriam Barbosa Dias e tem dois filhos: Míriam e Fernando. Em julho de 1954 se mudou com a família para Paranavaí, exercendo atividade agrícola e comercial. Entre 1960 e 1962, foi eleito vereador, presidente da Câmara de Vereadores de Paranavaí e Deputado Estadual. Em 1966 foi reeleito Deputado Estadual.
Em 1972 se elegeu Prefeito de Paranavaí, tomando posse em 1973. Durante seu primeiro mandato, Pinto Dias foi responsável por diversas obras. Entre elas: construção das escolas Marins, Getúlio Vargas, Curitiba, Unidade Polo, Enira de Moraes Ribeiro, reconstrução da escola Hermeto Botelho, desapropriação do terreno para a construção do campus universitário (Unespar – Fafipa). Construção do ginásio de esportes Lacerda Braga, da pista de atletismo do Colégio Estadual e do aeroporto Edu Chaves.
Concluído o primeiro mandato de prefeito, Benedito Pinto Dias foi reeleito mais uma vez deputado estadual. Em 1982, foi eleito novamente Prefeito de Paranavaí. Entre as realizações mais importantes desta época estão a construção da sede da 8ª Subdivisão Policial (delegacia), da capela mortuária, implantação das áreas industriais, implantação e pavimentação de mais de 70% da avenida Tancredo Neves, construção do Pronto Socorro Municipal (P.A.) e possibilitou a instalação da Fundação Bradesco no Jd. Ipê. Em 1988 entregou a Prefeitura de Paranavaí e passou a dedicar-se desde então às atividades particulares, sem, contudo, deixar de participar da vida política e social de Paranavaí e região.

mostrar

17/01/2018 - 18:53:05

CHUVA FORTE GERA PREJUÍZOS: PROVA DE FOGO

Na noite desta terça-feira, Paranavaí registrou mais de 80 mm de chuva no curto período de três horas, gerando muitos prejuízos nas zonas urbana e rural. A prefeitura tenta nesse momento avaliar os estragos e o que já estava ruim por causa de chuvas anteriores, piorou ainda mais. Recuperar o que a força das chuvas provocou torna-se uma prova de fogo para as equipes das secretarias da Infraestrutura e da Agricultura. 

mostrar

17/01/2018 - 18:52:39

FUNDAÇÃO CULTURAL: 57,2 MIL ATENDIMENTOS

Hoje, a SECOM divulgou um balanço das atividades da Fundação Cultural, ressaltando que foram 57.200 atendimentos pelos equipamentos culturais. Isso não impediu que o então presidente da entidade se mantivesse no cargo e a ocupante interina também não deve ser mantida. A expectativa fica por conta de quem deverá assumir a função em 2018. A Fundação Cultural também foi comentário nos meios políticos, com a nomeação da ex-mulher do prefeito Delegado KIQ para um cargo.

mostrar

17/01/2018 - 18:52:13

HONESTIDADE É PRIORIDADE PARA 72% DOS ELEITORES, INDICA PESQUISA

Uma pesquisa inédita feito pela Ideia Big Data para o Brazil Institute do Wilson Center, aponta um descrédito da população brasileira com o Congresso, a falta de interesse com o Legislativo e expectativas de poucas mudanças com as eleições de novembro. O levantamento aponta que 72% dos eleitores escolheram temas relacionados à honestidade como prioridade na hora de votar em seus deputados e senadores. As informações são de Henrique Gomes Batista n'O Globo.
— Trabalho há quinze anos com pesquisas de opinião e nunca vi uma liderança tão forte de temas relacionados à honestidade na cabeça dos eleitores — afirmou Maurício Moura, presidente da Ideia Big Data. 
O levantamento foi feito com 5.003 pessoas em 37 cidades brasileiras entre os dias 9 e 13 de janeiro.

mostrar

16/01/2018 - 17:38:28

O QUESTIONADO SETOR DE COMPRAS: ECONOMIA DE R$ 17 MILHÕES

Um dos setores mais questionados da administração municipal no primeiro ano da gestão do prefeito Delegado KIQ foi o de Compras. A justificativa inicial para a falta de produtos e serviços é de que foi preciso fazer muitas licitações, já que venceram no último mês da administração anterior. O problema é que junto com a economia anunciada de R$ 17 milhões vieram também atrasos na distribuição de medicamentos e serviços como o de varrição. Nesta seara o Observatório Social tem acompanhado as compras feitas pela prefeitura e em alguns casos tem solicitado a revisão dos valores. O Ministério Público também está de olho e vários procedimentos foram instaurados para apurar possívels irregularidades.

mostrar
1


Fale com o Praxedes