Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

28/12/2012 - 20:17:40

ALERTA À DITRAN E RL: DECISÃO DO TC PREOCUPA

O Tribunal de Contas do Paraná decidiu pela ilegalidade do sistema de monitoramento de tráfego utilizado pela prefeitura de Londrina, que, salvo engano, é feito da mesma forma aqui em Paranavaí com o radar móvel. O principal motivo da reprovação seria o fato de uma empresa privada não possuir a prerrogativa legal para aplicar multas por excesso de velocidade, por exemplo. No Informe da Folha de Londrina de hoje, uma nota a respeito lembra que todas as multas aplicadas no caso londrinense poderão ser questionadas na justiça. É bom não se empolgar por aqui com o total arrecadado na primeira leva de flagrados pela maquininha questionada pelo TC.

mostrar
7


28/12/2012 - 19:21:27

POSSE DE ROGÉRIO SERÁ ÀS 9 HORAS

O prefeito reeleito Rogério Lorenzetti e o vice-prefeito eleito, Rubens Felippe, tomam posse nesta terça-feira, 1º de janeiro, às 9 horas. A cerimônia é aberta a toda população e será realizada no Paço Municipal, onde também serão empossados os 15 secretários da gestão 2013/2016. Tomarão posse como secretários: Agamenon Arruda de Souza (Saúde); Antonio Homero Madruga Chaves (Procuradoria Geral); Aparecida Silveira Gonçalves (Educação); Carlos Alberto Vieira (Controladoria); Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura); Gilmar Pinheiro (Gestão Pública); João Carlos Araújo Marques (Meio Ambiente); Joaquim Aurélio da Conceição (Desenvolvimento Econômico); Jorge Roberto Pereira da Silva (Comunicação Social); Márcio Gonçalves (Márcio Leiteiro) (Fundação de Esportes); Marly Correia Faria Bavia (Assistência Social), Moacir Ferreira Maciel (Desenvolvimento Urbano); Nivaldo Aparecido Mazzin (Governo); Osmar Wessler (Agricultura); Paulo César de Oliveira (Fundação Cultural).

mostrar

28/12/2012 - 19:20:47

GRANDES DESAFIOS: DENGUE E CONSELHO

O novo ocupante da pasta da Saúde de Paranavaí, AAS, terá dois desafios já no início de 2013, excluído o de melhorar o atendimento: uma epidemia de dengue que começou bem mais cedo do que de costume e essa história de mudar a forma de se constituir o Conselho Municipal de Saúde. No caso da primeira dificuldade vai poder mostrar que consegue dirigir uma equipe multiprofissional e tirar o melhor dela. Na segunda, não tenho dúvida que sua forma "incomum" de tratar as pessoas encontrará resistência, além de que ligar o Conselho ao prefeito carece de respaldo legal. Ou não?

mostrar

28/12/2012 - 19:19:42

PRESTÍGIO: CRIAR UMA SECRETARIA

Que o primeiro suplente do PMDB na Câmara Municipal de Paranavaí, Márcio Leiteiro Gonçalves, mantém um bom relacionamento político e social com o prefeito Rogério Lorenzetti todo mundo sabe, mas que isto levasse à criação de uma secretaria (a de Esporte) é uma baita demonstração de prestígio. Em termos administrativos, a Cultura também deveria se transformar em secretaria. O anúncio da criação da diretoria de Turismo, acompanhado da possibilidade de também se transformar em secretaria, confirma a incompatibilidade entre os compromissos assumidos na campanha e o número de secretarias.

mostrar

28/12/2012 - 19:18:36

DENGUE: SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Na última quinta-feira (27), foram notificados 27 casos suspeitos de dengue em Paranavaí. Só em dezembro, 15 casos da doença já foram confirmados na cidade. “O número é alarmante e é um aviso do que pode vir pela frente se a população não cooperar e fazer a sua parte no combate à dengue”, destaca a secretária interina de Saúde, Selma Weber.
Ela lembra que as chuvas que têm caído nos últimos dias no município tornam-se grandes aliadas para o aumento da proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Com as altas temperaturas e a maior facilidade de acúmulo de água parada, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados como forma de prevenção à dengue”, aponta.
Para garantir que a cidade não sofra com uma nova epidemia da doença, o prefeito Rogério Lorenzetti já determinou regime de plantão aos servidores da Vigilância em Saúde (Visa), que passarão o feriado e o recesso de Ano Novo fazendo pulverização com bomba costal próximo às residências de pacientes confirmados ou com suspeita da doença.
Mas esse não é o único reforço contra a dengue. De acordo com Selma, o município já solicitou à Secretaria de Saúde do Estado, através da 14ª Regional de Saúde, o envio de bombas Leco (conhecidas como fumacê) para fazer pulverizações de maior abrangência. “As bombas Leco não podem ser usadas indiscriminadamente, pois podem acarretar danos à saúde e a ao meio ambiente. Vários critérios devem ser analisados antes da sua utilização, e por isso esse processo é um pouco demorado”, explica a secretária.
Além destas medidas, a cidade continua realizando os quatro ciclos do Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) exigidos pelo Ministério da Saúde, fazendo o controle diário do índice de infestação com visitas domiciliares, realizando o acompanhamento de pontos estratégicos, utilizando o caminhão de apoio com recolhimento de pneus e outros materiais, etc.
Tolerância zero – Desde de meados de dezembro, a Visa está mais rigorosa com quem deixa água parada e não cuida dos quintais. Agora, caso seja confirmada (através de teste laboratorial) a presença da larva no imóvel, o morador recebe multa – e não mais uma notificação – no valor de R$ 200,00. A multa dobra na reincidência, quantas vezes a negligência foi constatada. Neste ano, 32 multas já foram aplicadas em Paranavaí.

mostrar

28/12/2012 - 19:17:32

FERIADO PROLONGADO

Nesta segunda-feira, 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Paranavaí, assim como nas demais repartições públicas municipais. O mesmo acontece no dia 2 de janeiro, quarta-feira, quando haverá compensação do feriado de aniversário do município, comemorado no último dia 14 de dezembro.  As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão fechadas, voltando a atender normalmente apenas na quinta-feira, dia 3. Quem precisar de atendimento médico durante o período deverá procurar o Pronto Atendimento Municipal (PA). O serviço de coleta de lixo doméstico e reciclável vai funcionar normalmente na segunda-feira e será interrompido nos dias 1º e 2 (terça e quarta-feira), voltando a funcionar normalmente na quinta-feira, 3. A informação é da empresa Transresíduos, responsável pelo serviço no município.

mostrar

28/12/2012 - 19:16:22

PROGRAME-SE

 

Domingo (30): a partir das 19h acontece o tradicional Baile da Terceira Idade, com a Banda O Quarteto.

Segunda-feira (31): o “Réveillon Luz” do Campestre será animado pela Miami Banda Show, no pátio das piscinas. Mesas ou convites podem ser adquiridos na secretaria do clube. Limite de 200 mesas e três mil convites. Mais informações pelo telefone (44) 3423-1422.

Segunda-feira (31): a Banda G10 + Luiz Ricardo & Fabiano vão animar o Baile de Réveillon no Clube Idade Dourada. Início às 23h, com megapromoção de cerveja até meia-noite. Ingressos a R$ 20. Reservas de mesa pelo telefone (44) 9974-1288.

Segunda-feira (31): Baile de Réveillon no Paranavaí Tênis Clube com a Banda Company Alves, de Goioerê.

Terça-feira (1º): no CID Bar tem Sertanejo ao ar livre das 20h até à 1h, com Dudu e Kelly.

 

mostrar

21/12/2012 - 17:19:52

IPTU: 20% DE DESCONTO ATÉ DIA 11/01

Os contribuintes de Paranavaí que quiserem aproveitar o 13º salário para pagar os tributos municipais terão até o dia 11 de janeiro para quitar o IPTU 2013 (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) com 20% de desconto. Já para quem pagar até o dia 8 de fevereiro, o desconto será de 15%. O último desconto é de 10% e deverá ser pago até o dia 11 de março.
Há ainda a possibilidade de fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto, sendo que último vencimento não poderá ser superior a 30 de novembro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para retirar o boleto. Já as solicitações de isenções para o exercício 2013 deverão ser realizadas até o dia 31 de maio.
Casos de isenção – Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, já podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU. Basta se dirigir ao protocolo.
Já no caso de deficientes físicos e portadores de doenças especiais as exigências são praticamente as mesmas, a única diferença é que a renda individual da pessoa pode chegar a três salários mínimos.
A terceira possibilidade para o pedido de isenção é com relação a imóveis com até 70 m², que não seja apartamento e nem funcione em sistema de condomínio. Neste caso, a renda familiar não pode ultrapassar os dois salários mínimos. Além disso, existe ainda a isenção do imposto para imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros.
Desconto na taxa da coleta do lixo – Para prédios comerciais que tenham uma única edificação de até 60m² o desconto na taxa é de 25%. Mas, se o edifício tiver no mínimo duas edificações neste padrão o desconto sobe para 50%.
Para prédios residenciais e comerciais que estejam fechados há mais de seis meses também é possível conseguir o desconto de 50%, sendo necessário a apresentação das faturas de água e luz dos últimos seis meses para comprovar que o imóvel realmente não está sendo utilizado.
Revisão das taxas de IPTU e coleta de lixo – O contribuinte que não concordar com o valor das taxas do IPTU e da coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo da prefeitura. O prazo para protocolar o documento vai até 28 de fevereiro de 2013 e é necessário levar o carnê (IPTU ou taxa do lixo) e o CPF.

mostrar

21/12/2012 - 17:19:16

RL FALA COM OS SERVIDORES

Os servidores públicos municipais de Paranavaí receberam, nesta sexta-feira (21), o pagamento do salário referente ao mês de dezembro. A remuneração chegou com mais de uma semana de antecedência, já que o pagamento normalmente só é feito no último dia útil de cada mês. Ao fazer o anúncio, no saguão do Paço Municipal, o prefeito Rogério Lorenzetti aproveitou para pedir o comprometimento dos servidores na próxima gestão.
“Venho pedir que continuem trabalhando, se aprimorando e dando a sua parcela de contribuição para que Paranavaí continue se desenvolvendo, assim como aconteceu nos últimos quatro anos”, declarou Lorenzetti.
O prefeito ainda se disse orgulhoso de, nestes 48 meses de gestão, não ter atrasado sequer um dia o pagamento dos funcionários públicos. “Os salários foram pagos religiosamente no último dia útil de cada mês e, algumas ocasiões, até antes disso. O mesmo aconteceu com o 13º salário, que teve a sua metade paga em julho e metade em dezembro. Tudo isso graças a uma administração austera e competente”, arrematou.
Rendimento salarial - Nos últimos quatro anos, o servidor municipal de Paranavaí recebeu um aumento salarial médio de 36,12%. Descontando-se a inflação oficial do período, de 23,96%, houve um aumento real médio de 12,16%.
Um outro benefício recebido pelos funcionários públicos durante a atual administração foi o retorno da licença prêmio de 40 dias para os servidores admitidos após março de 2003, anuênio de 1%, e o pagamento de precatório no valor de R$ 1,2 milhão relativo a uma ação trabalhista movida por servidores públicos municipais exigindo o pagamento de horas extras por trabalhos realizados durante a gestão 1989/1992 e que estava tramitando na justiça desde 1992. Mais de 500 servidores foram contemplados.

mostrar

21/12/2012 - 12:51:27

E PARANAVAÍ, NADA?

Da Tribuna Livre, do Blog do Joaquim de Paula:
Pedro dos Santos
dezembro 20th, 2012 at 09:01
São 14 os municípios paranaenses que serão dotados de aeroportos regionais de acordo com o programa de investimentos no setor que a presidente Dilma Rousseff anuncia hoje em Brasília. Fonte da Casa Civil da Presidência antecipa à coluna a lista das cidades: Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Guarapuava, Toledo, Umuarama, União da Vitória, Bandeirantes e Pato Branco.


E PARANAVAÍ, NADA?

mostrar

Fale com o Praxedes