12/12/2012 - 16:34:30

NO SÁBADO TEM ORQUESTRA E BEATLES

Dia 14/12, sexta, às 20h30, a Orquestra de Sopros Paranavaí e a banda londrinense Beatles For Sale sobem ao palco do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa para um show inédito em homenagem aos Beatles. O concerto terá 20 músicas orquestradas pelo maestro Vitor Gorni. Ingressos estão à venda na Fundação Cultural por R$ 10.
De acordo com Gorni, será a primeira apresentação de música dos Beatles acompanhada por uma big band que teve o cuidado de ser fiel às composições originais. “O repertório todo vai ser baseado em clássicos de 1963 a 1970”, diz o maestro, lembrando que o show deve surpreender o público.
A ideia de realizar um show em Paranavaí com o Beatles For Sale surgiu quando Vitor Gorni se apresentou com a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) em maio e junho deste ano. “Fizemos três concertos com a banda e percebi que seria muito legal fazer um trabalho diferenciado com eles e a Orquestra de Sopros em Paranavaí”, explica.
Formada em Londrina pelo guitarrista e vocalista Marco Aurélio, o baixista e vocalista Daniel Lee, o baterista e vocalista Leonardo Formigoni, o guitarrista e vocalista José Alexandre e o tecladista Renato Marino, a banda Beatles for Sale tem como inspiração o quarto disco do The Beatles, lançado em dezembro de 1964.
“Criamos a banda em 2006, já com a proposta de preservar a originalidade vocal e harmônica de cada música. Aos poucos, o grupo evoluiu e chegamos a um repertório mais abrangente, com uma sonoridade mais sofisticada”, destaca o Beatles for Sale que é uma das bandas mais requisitadas dentre os grupos covers dos “Garotos de Liverpool”.
O Beatles For Sale já se apresentou por muitas cidades da região de Londrina, além de São Paulo e Santa Catarina. Em Paranavaí, as composições serão interpretadas com novas orquestrações, adaptações e arranjos especialmente criados pelo maestro Vitor Gorni para o show de sexta. (Por David Arioch)

mostrar

12/12/2012 - 16:34:00

TRANSFORME SUA CONTRIBUIÇÃO EM AÇÃO

Foi lançada na semana passada em Paranavaí a campanha “Transforme sua contribuição em ação” que visa estimular os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda para serem investidos em programas sociais voltados a crianças e adolescentes no município. Entre os anos de 2011 e 2012 o Fundo dos Direitos da Infância e da Adolescência (FIA) de Paranavaí recebeu cerca de R$ 180 mil que foram repassados a nove entidades inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente da cidade (CMDCA).
A presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luci de Jesus Fernandes, explica que através da lei n° 12.594 de janeiro de 2012, as pessoas físicas passaram a poder destinar até 6% do imposto de renda devido ao FIA em sua declaração de ajuste anual do IRPF. Já as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real podem doar ao FIA até 1% do imposto apurado.
“Esses repasses são feitos no ato da declaração e, em ambos os casos, as doações aos fundos são integralmente deduzidas do imposto de renda devido, obedecidos os respectivos limites definidos pela legislação. Os contribuinte tem até o dia 31 de dezembro para fazer esta destinação”, observa Luci Fernandes.

mostrar

12/12/2012 - 16:32:55

ENTIDADES CADASTRADAS

Em Paranavaí nove entidades estão inscritas atualmente no Conselho e podem ser beneficiadas com os repasses dos Contribuintes: Associação de Amigos da Pastoral da Criança (AAPAC), Associação Agente da Paz (AGEPAZ), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Portadores de Doenças Especiais (APDE), Associação de Moradores de Graciosa/Centro da Juventude (A.M.G.), Associação Vigilantes Mirins/Guarda Mirim, Centro de Atendimento Especial a Criança e Adolescente (CECAP), Comunidade Católica Emanuel e Lar Escola das Meninas/Casa da Criança.
“Para que a entidade inscrita no Conselho possa receber o repasse das verbas adquiridas através do imposto, precisa apresentar um projeto voltado à criança ou adolescente, que é submetido a uma análise prévia”, destaca a presidente do Conselho.
Ela esclarece ainda que “a entidade precisa deixar no Fundo 3% do valor arrecadado para ser investido na capacitação dos conselheiros (CMDCA e Tutelar), e em campanhas e conferências voltadas a crianças e adolescentes”.

mostrar

12/12/2012 - 16:32:16

3ª CAMINHADA FOTOGRÁFICA CIDADE POESIA

No sábado, às 10h, a Fundação Cultural vai realizar a 3ª Caminhada Fotográfica Cidade Poesia com ponto de partida na Praça da Xícara. O trajeto, que inclui algumas das principais ruas do Centro, tem como destino o Shopping Cidade, onde os participantes também poderão fotografar. Ao final, vai haver uma confraternização por adesão na praça de alimentação. Vale lembrar que não é preciso se inscrever e a participação é gratuita.
É permitido usar qualquer tipo de equipamento na 3ª Caminhada Fotográfica, até mesmo celulares. O objetivo do evento é despertar novas percepções sobre Paranavaí, tudo a partir de olhares apurados e sensibilidade. “É um tipo de confraternização com troca de ideias e experiências que já tem se tornado tradicional em nossa cidade”, lembra o coordenador Amauri Martineli, acrescentando que o tema é livre.
Menores de idade que queiram participar da caminhada precisam estar acompanhados de um adulto responsável. Cada participante deve escolher e revelar duas fotos em tamanho 20x30 e entregar na Fundação Cultural até o dia 15 de janeiro. As imagens farão parte de uma exposição em local a ser definido. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)

mostrar

12/12/2012 - 16:29:03

IFPR - PROCESSO SELETIVO 2013 SERÁ DOMINGO

Serão realizadas neste domingo (16) as provas do Processo Seletivo 2013 do Instituto Federal do Paraná. O exame será aplicado, simultaneamente, nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Palmas, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba, no período da tarde. Ao todo, são 11.180 candidatos disputando uma vaga. A prova começa, pontualmente, às 14h. Os portões fecham às 13h45. Por isso é aconselhável que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência para evitar os problemas de trânsito. Os locais de prova e o ensalamento podem ser consultados por meio da página do Processo Seletivo 2013 (http://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013/). A consulta deve ser feita informando o número de protocolo de inscrição e a senha. Em caso de extravio destes dados, o candidato poderá recuperá-los na página do Processo Seletivo 2013, por meio do link “Emissão do comprovante de ensalamento do candidato”.
Para ingresso na sala de provas o candidato deverá levar o material (lápis ou lapiseira, caneta esferográfica, ponta média, tinta azul-escura ou preta e borracha) e apresentar o comprovante de inscrição, juntamente com o documento oficial de identidade. O Processo Seletivo constará de 40 questões objetivas de conhecimentos e de uma redação em Língua Portuguesa. As questões objetivas compreenderão itens de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada, das quais somente uma deve ser assinalada. A prova terá duração de quatro horas. Concluída a resolução da prova, o candidato deverá solicitar ao Fiscal de Sala seu Cartão Resposta.
Os candidatos que vão realizar as provas no campus de Paranavaí podem obter mais informações pelo site www.paranavai.ifpr.edu.br ou pelo telefone (44) 3482-0100.

mostrar

12/12/2012 - 15:36:32

DISCURSO E AÇÃO: EXEMPLO

No considerável tempo de jornalismo no Extremo-Noroeste tive alguns poucos encontros com o companheiro jornalista Parreiras Rodrigues, mas com  o advento da internet (como somos antigos!) pude conhecer um pouco mais das suas ideias e convicções. Acredito até ter repercutido algumas delas neste blog. Hoje, ao ler a Tribuna Livre, do Blog do Joaquim de Paula, encontrei esta nota, demonstração de uma civilidade em extinção, até mesmo em quem, como nós, vive de retratar a crônica da vida cotidiana.


Parreiras Rodrigues
dezembro 12th, 2012 at 10:35
SEM DIRIGIR – 30 DIAS.


"Estou indo agorinha mesmo a posto do Detran, para entregar a minha carte de habilitação.
Atingi o limite de 20 pontos em decorrência de infrações – um estacionamento em local proibido e quatro por transitar em velocidade superior. Estas, num espaço de 27 dias.
E olhem que moro em Curitiba desde 75 e sempre tive carro. Até então, se não me engano, duas multas.
Os meus “simpatizantes” vão dizer: Tome, fidumaégua, você que dizia que quem dirige corretamente não há por que temer ser multado?
Negócio seguinte: As vezes que ultrapassei a velocidade permitida – 4, fui fotografado. Não há como recorrer, a menos, digamos, que eu estivesse conduzindo alguém ferido, doente, para algum hospital, ou fugindo dalgum assalto, o que não era o caso.
Nem apresentei recurso, nem me vali do “jeitinho” de apresentar algum amigo “desmotorizado” para ser pontuado em meu lugar.
Vou simplesmente tirar férias do volante enquanto durar o curso de reciclagem, me submetendo à punição recebida.
Que isso me sirva de alerta!
Fui!"

mostrar

11/12/2012 - 15:43:50

DUAS SALAS DE AULA: DEMAGOGIA CHINFRIM

Ao prezado vereador e companheiro de jornadas etílicas, Mohamad Hassan Smaili (MHS),


A defesa, feita da tribuna da Câmara Municipal de Paranavaí na noite de ontem e noticiada pelo Blog do Joaquim de Paula, da manutenção da escola (duas salas de aula com cinco séries funcionando nelas) da Piracema tem um potencial emocional tamanho que nem questiono aqui o fato de você, Sua Excelência, ocupar a liderança do prefeito Rogério Lorenzetti no Legislativo. Mas infelizmente a racionalidade de um ensino de melhor qualidade a ser oferecido em Mandiocaba não pode ser deixada de lado. As crianças passarão a receber atendimento "exclusivo" na série em que estudam e podem até parar de "filtrar" o que era dito aos mais velhos das carteiras do lado, pela professora. Tendo em vista o pouco interesse pelo conhecimento e o vasto mercado de profissões variadas, nada mais justo de que os pais optem pela comodidade.
EM TEMPO: Antes que alguém alegue não ter este blogueiro conhecimento de causa para falar de distância para chegar à sala de aula, informo: cheguei a viajar 140 km, ida e volta, por dia.


 

mostrar

11/12/2012 - 15:42:49

SURPREENDENTES APOIOS

Confesso que as pessoas da região do Arenito-Caiuá vão conseguir me surpreender das maneiras mais inusitadas possíveis até o último momento deste blog. Acabei de ler um comentário anônimo demonstrando a sincera felicidade do fim deste estar próximo. Da mesma forma recebi emails e telefonemas que quase me deram a ilusão de que algum dia este espaço foi realmente importante para Paranavaí, e de pessoas do metiê de quem não esperava tais manifestações. A estes, muito obrigado.

mostrar

10/12/2012 - 15:16:20

IMPORTÂNCIA DA OPOSIÇÃO, DO CONTRAPONTO

Como em muitas postagens que a net recebeu deste blogueiro, mesmo bem antes deste nome se popularizar por estas plagas, fui tido como "oposição" ou incentivado/bancado pelos do contra, como dizem alguns na surdina, fico preocupado. Nas últimas duas décadas, exceção feita à administração de Deusdete Ferreira de Cerqueira (as críticas eram feitas diretamente a ele), tenho participado da ala que não engole tudo o que vem do grupo que está no poder. Um nobre operador do Direito da nossa Paranavaí chegou a comentar com um colega, após um denúncia feita aqui chegar ao Ministério Público e complicar a administração, que este blogueiro é um câncer, que só atrapalhava a cidade. Sinceramente tenho dúvida se atrapalhei a cidade, pode ser, mas nestes muitos anos de blog e coluna política, certamente joguei muita água no chopp de candidatos a espertinhos. Mas toda história tem um final feliz: falta pouco. 
Voltando ao tema deste post, torço para que novas lideranças políticas, empresariais e comunitárias surjam e contribuam para fazer de Paranavaí uma cidade justa e acolhedora com os seus. Que haja a necessária alternância de poder, de pensamento, para que no futuro não precisem, mesmo que alguns poucos, lamentarem o fim de espaços como este.

mostrar
1


09/12/2012 - 17:46:30

BOLETIM EXTRA SECOM

Secretarias já estão trabalhando
para recuperar áreas atingidas pelo temporal
A madrugada do último domingo (9) foi de fortes chuvas em Paranavaí e para recuperar os estragos, equipes das secretarias municipais de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano saíram às ruas neste domingo para realizar um levantamento dos pontos mais críticos e executar serviços emergenciais.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, em aproximadamente duas horas e meia de tempestade, mais de 70 mm de chuva caiu sobre a cidade. O volume corresponde a 42% do esperado para todo o mês de dezembro.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender dezenas de ocorrências nos Jardins Oásis, Curitiba, São Luiz e Morumbi e Vila City. Cerca de 20 pontos de alagamentos foram registrados em diversos bairros, mas não houve feridos.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, algumas das regiões alagadas são de baixada. Em outras, os bueiros não deram conta de escoar a água porque foram obstruídos por folhas, galhos de árvores e lixo.
De acordo com ele, o trabalho de recuperação começou pela Rua Guaporé (na altura do Jardim Morumbi), onde foi necessário executar um aterro, e terá continuidade nesta segunda-feira (10) priorizando as áreas mais atingidas, como foi o caso da Rua Bahia (na baixada do Jardim Ouro Branco), Jardim Oásis e Vila Alta, onde estão sendo executadas obras de galerias de águas pluviais.

mostrar

Fale com o Praxedes