30/12/2013 - 15:48:07

O QUE ABRE E FECHA NO FERIADO: PREFEITURA ATÉ ÀS 12H

Nesta terça-feira, 31 de dezembro, véspera de Reveillon, a Prefeitura Municipal de Paranavaí fica aberta, das 8h às 12h, assim como as demais repartições públicas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos dia 2 e 3 de janeiro não haverá expediente na Prefeitura e nas UBS e o atendimento normal retorna no dia 6 de janeiro. Quem precisar de atendimento médico durante o período deverá procurar o Pronto Atendimento Municipal (PA).
No dia 2 (quinta-feira) haverá a compensação pela abertura do comércio durante o feriado municipal de 14 de dezembro (aniversário da cidade). Já no dia 3 será decretado ponto facultativo com posterior compensação das horas não trabalhadas.
A compensação será feita entre os dias 6 e 14 de janeiro. Neste período a Prefeitura Municipal irá atender em horário especial: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. A ampliação do horário de atendimento neste período deverá facilitar e agilizar o atendimento de quem procurar a Prefeitura para resolver questões relacionadas ao IPTU e à coleta de lixo.
O serviço de coleta de lixo doméstico e reciclável vai funcionar normalmente na terça-feira (31) e será interrompido no dia de Ano Novo e no dia 2 de janeiro, voltando a funcionar normalmente na sexta-feira (3). A informação é da empresa Transresíduos, responsável pelo serviço no município.
Comércio e bancos – O comércio de Paranavaí também vai ter horário de atendimento diferenciado. Na terça-feira (31), o horário de funcionamento será das 9h às 15h. As lojas ficam fechadas nos dias 1º e 2 de janeiro e voltam a abrir normalmente na sexta-feira (3). No sábado, dia 4, o comércio atende em horário estendido, das .9h às 17h.
Já as agências bancárias de Paranavaí estarão fechadas nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. As contas de consumo (como água, luz, telefone e TV por assinatura) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (3 de janeiro) sem a incidência de multa.


 



mostrar

30/12/2013 - 15:47:30

DENGUE: 1º LIRA DE 2014 COMEÇA DIA 6

Uma equipe do Setor de Endemias da Vigilância em Saúde (Visa) estará de plantão no Pronto Atendimento Municipal (PA) nesta quinta e sexta-feira (2 e 3 de janeiro), período de recesso da Prefeitura Municipal. Segundo o diretor da Visa, Randal Fadel Filho, o objetivo é garantir o bloqueio químico das áreas onde residam pacientes com suspeita de dengue.
“Três funcionários estarão de plantão no PA entre as oito horas da manhã e meio dia. Assim que um paciente for diagnosticado com suspeita de dengue eles farão a aplicação de veneno em um raio de 300 metros da residência para garantir o bloqueio nesta área de possível transmissão”, afirmou o diretor.
Na segunda-feira, dia 6, os funcionários retornam às atividades normais, inclusive com a realização do primeiro LIRA (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) de 2014.

mostrar

30/12/2013 - 15:46:47

CMS EM BUSCA DE CAPACITAÇÃO

O Conselho de Saúde de Paranavaí – CMS está formalizando acordo com instituição de ensino para capacitação de entidades e conselheiros, visando aperfeiçoar o trabalho a ser desenvolvido tanto pela Diretoria, quanto por todos os conselheiros.
O CMS manterá nos próximos dias contatos com instituições de ensino de Paranavaí que tenham disponibilidade para viabilizar a capacitação de entidades e de conselheiros. Como Paranavaí é polo regional, a ideia é realizar também uma ampla rede de cooperação, integrando e unindo todos os conselhos municipais da região noroeste do Paraná.

mostrar

28/12/2013 - 10:21:10

TRANSFERÊNCIA NA 8ª SDP: COMENTÁRIOS NO JP

Como já virou costume uma nota publicada aqui ganhou certa repercussão quando publicada pelo blog do amigo Joaquim de Paula e comentários também. Num deles, a informação sobre a possibilidade de permuta do delegado Osmir Ferreira Neves Jr com o delegado Manica de Cornélio Procópio foi qualificada como "notícia ridícula". Como também disseram: o tempo é o senhor da razão. E até que me prove o contrário, as fontes de informação deste blog contam com a minha confiança. E pelo pequeno número de leitores deste espaço não creio que uma postagem aqui colocada tenha o condão de protelar ou suspender intenções legítimas de quem quer que seja.
Obs: Sobre o clima de "paraíso na terra" vivido pela 8ª SDP, segundo alguns, prefiro não comentar. 

mostrar

28/12/2013 - 10:20:22

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO: VETO DO PREFEITO

O projeto do Executivo que regulamenta, ou tenta desregulamentar, o funcionamento do comércio em Paranavaí, acabou vetado pelo prefeito Rogério Lorenzetti após a inclusão de emenda dos vereadores que condicionava a liberação para funcionar somente com acordo entre patrões e empregados. Como já foi aqui registrado inúmeras vezes uma lei municipal não tem o poder de se sobrepor à legislação trabalhista nacional. Mesmo na hipótese de um "vácuo decisório", como informado, a lei poderia ser questionada na justiça. Salvo alguma nova regra tenha sido publicada sobre o assunto recentemente, a própria emenda do Legislativo trata de um assunto já regulamentado por lei maior.

mostrar
2


27/12/2013 - 18:32:25

DEU O ESPERADO: LUSA REBAIXADA

Por unanimidade – oito votos a zero –, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) negou nesta sexta-feira (27) recurso da Portuguesa e manteve a decisão da 4.ª Comissão Disciplinar que tirou quatro pontos do clube por causa da escalação irregular do meia Heverton na última rodada do Campeonato Brasileiro. Desta forma, a Lusa está rebaixada para a Série B no lugar do Fluminense, que havia caído em campo.
Chamou a atenção o fato de o relator Décio Neuhaus ter lido um voto trazido pronto, antes mesmo da argumentação dos advogados de Portuguesa, Fluminense, Flamengo – os dois clubes cariocas como terceiros interessados – e da procuradoria. Muitos dos demais auditores elogiaram a argumentação dele antes de acompanhar o voto.
A Portuguesa agora estuda se ingressará na Justiça comum para contestar a decisão do tribunal desportivo. Torcedores do clube já se movimentam para fazer isso de forma independente.

mostrar

27/12/2013 - 15:03:18

PROGRAME-SE

Sexta-feira (27): Feira da Lua a partir das 18h, na Praça dos Pioneiros.


Sexta-feira (27): som ao vivo na Santa Pizza.


Sexta-feira (27): Black and White (todos trajados de preto ou branco) na Dolce Night. A festa marca o 4º aniversário do grupo Bravo Charlie Acústico. Dose dupla de vodka, tequila e whisky a noite toda.


Sexta-feira (27): no Alquimia Pub acontece a Extreme Fest, a festa de lançamento da Skol Beats Extreme. A animação fica por conta da banda Lobex e mais Dj’s. Skol Extreme em dobro a noite toda. Mulheres free até 00h30.


Sábado (28): noite da Minissaia no Clube Idade Dourada. As atrações são: Funk Ostentação com o Bonde das Felinas, Mc Alex, Dj JB, Cia. da Dança e Mc Loirinha. As primeiras 100 mulheres que chegarem de minissaia não pagam para entrar no clube.


Sábado (28): o melhor do sertanejo vai tocar na Dolce Night com as duplas Léo & Giba mais Tony e Thiago.


Sábado (28): no Paranavaí Tênis Clube, baile com a banda Santa Maria, a partir das 22 hrs.

mostrar

27/12/2013 - 15:02:41

TESTE SELETIVO DE AGENTE EDUCACIONAL: INSCRIÇÕES ACABAM NA 2ª FEIRA

Encerram nesta segunda-feira (30) as inscrições gratuitas para o teste seletivo que vai selecionar 22 agentes de apoio educacional para trabalhar nas creches de Paranavaí. As vagas são temporárias, para jornada de 40 horas semanais por 90 dias, e o salário é de R$ 1.129,91. As provas estão marcadas para o dia 12 de janeiro.
Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem ir diretamente na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e documentos comprobatórios de formação em Magistério ou Pedagogia. Documentos que comprovem tempo de serviço no município são opcionais.
A Seduc acolherá as inscrições até o dia 30 das 08h30 às 11h e das 14h às 16h, exceto no dia 24 (véspera de Natal), em que o atendimento será até as 12h, e no dia 25 (Natal), quando não haverá expediente nas repartições públicas.
Os candidatos podem conferir o edital completo do Teste Seletivo publicado na página 34 do Diário do Noroeste de 19 de dezembro. Mais informações na Seduc, através do telefone 3902-1000.

mostrar

27/12/2013 - 15:02:04

PVAÍ/IPTU 2014: 20% DE DESCONTO ATÉ O DIA 10 DE JANEIRO

Os contribuintes de Paranavaí que quiserem aproveitar o 13º salário para pagar os tributos municipais terão até o dia 10 de janeiro para quitar o IPTU 2014 (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) com 20% de desconto. Já para quem pagar até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 15%. O último desconto é de 10% e deverá ser pago até o dia 10 de março.
Quem preferir, também poderá fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto, sendo que último vencimento não poderá ser superior a 30 de outubro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para retirar o boleto.
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), mediante apresentação de documento pessoal.

mostrar

27/12/2013 - 15:00:10

PASSE LIVRE 2014: ATENÇÃO ÀS DATAS DE ATENDIMENTO

A volta às aulas nas escolas da rede municipal e estadual acontece na primeira quinzena de fevereiro de 2014. E para atender a demanda de estudantes que utilizam o transporte público para ter acesso à escola ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) inicia no dia 13 de janeiro um cronograma de atendimento para a emissão do Passe Livre Estudantil. Podem receber o benefício estudantes de toda a rede pública, inclusive universitários.
Mais de 1.500 estudantes do município devem ter acesso ao benefício, cada um com direito a dois embarques por dia letivo. Desta vez a Seduc elaborou algumas regras referentes aos prazos para emissão do Passe Livre. A intenção é agilizar o atendimento, evitando a demora e o acúmulo de filas para os pais e os estudantes. Os prazos serão cumpridos e o atendimento será exclusivo para a categoria indicada.
De 13 a 24 de janeiro de 2014, o atendimento será exclusivo para quem já tem o Passe Livre e vai fazer apenas a renovação do cadastro. Neste caso o cartão fica pronto na hora e o estudante precisa apresentar a declaração de matrícula, uma conta de luz atualizada (comprovando residência) e o cartão que será atualizado.
Já para os estudantes que ainda não têm o Passe Livre e vão emitir o documento pela primeira vez, o atendimento exclusivo será de 27 de janeiro a 07 de fevereiro. Neste caso, além da declaração de matrícula e uma conta de luz atualizada, é necessário apresentar ainda uma xerox do RG e CPF do aluno ou responsável. Para quem está emitindo o cartão do Passe Livre pela primeira vez, o prazo de entrega do documento é de uma semana.
Depois destes primeiros prazos, a Seduc vai atender ambos os casos (tanto para quem já tem o Passe Livre quanto para quem vai fazer pela primeira vez), de 10 de fevereiro até 10 de abril. A documentação exigida será a mesma já descrita.
QUEM TEM DIREITO – Por lei, têm direito ao Passe Livre os alunos matriculados na escola do bairro onde residem e cuja escola fique a mais de 1.500 metros de distância de suas residências. Os estudantes que foram matriculados em escolas fora de seus bairros por falta de vagas em instituições mais próximas também têm direito ao benefício, desde que apresentam uma declaração da escola comprovando a falta de vagas. Outro caso em que há direito ao uso do Passe Livre é para os estudantes universitários, independente da faculdade que estudam.
Já os alunos que, por escolha, estão matriculados em escolas fora do bairro onde residem, mas ainda sim têm interesse em utilizar o passe estudantil, têm direito a pagar 50% do valor do bilhete, ou seja R$ 1,28.
O cadastro e atualização do benefício deverão ser feitos na sede da Secretaria, que fica na Praça Brasil (Terminal Urbano Rodoviário), de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Para mais informações basta ligar no 3902-1000.

mostrar

Fale com o Praxedes