Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018

17/12/2013 - 16:34:37

CAPUTO AMANHÃ EM PARANAVAÍ

Paranavaí e outros municípios da região passam a integrar, a partir desta quarta-feira (18), o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes. A entrega dos equipamentos de informática será realizada às 11 horas, no auditório da 14ª Regional de Saúde, pelo secretário de Estado de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto.
O Telessaúde é uma das estratégias integrantes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é composto por uma rede que interliga gestores de saúde, instituições formadoras e serviços de saúde.
O Telessaúde Redes Paraná faz parte desse programa e objetiva melhorar a resolutividade da Atenção Básica tendo como ações a teleconsultoria de apoio aos profissionais (realizada em tempo real ou por meio de mensagens off-line), o telediagnóstico e a educação permanente (conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação).
AGENDA – A agenda de atividades do secretário prevê ainda um café da manhã com a imprensa e entrevista coletiva no auditório da Santa Casa, a partir das 9 horas, lançamento da Campanha Gotas de Esperança, distribuição da revista comemorativa dos 56 anos do hospital e a inauguração do Centro Macrorregional de Ofalmologia da Santa Casa, às 10h30.

mostrar

17/12/2013 - 16:33:43

IDOSOS DO LAR VICENTINO: 3ª FEIRA DIFERENTE



Cerca de 20 idosos que moram no Lar Vicentino tiveram uma manhã de terça-feira diferente em Paranavaí. Eles saíram em um passeio especial para visitar a Casa do Papai Noel, montada no pátio da Prefeitura, e participaram de uma confraternização promovida pela Secretaria Municipal de Turismo e Assuntos Internacionais (Setua).
“Quando soubemos que eles fariam a visita à Casa do Papai Noel, fizemos questão de preparar um café da manhã singelo para recebê-los e para que eles participassem da nossa confraternização de fim de ano com os funcionários da secretaria. Para nós é uma honra participar deste momento”, comentou a secretária de Turismo, Sony Zerbatto Felippe.
A primeira dama do município, Cristina Lorenzetti, representou o prefeito e disse que o Poder Público está sempre à disposição das necessidades dos idosos do município. “São pessoas muito importantes para a vida da nossa cidade, pois ajudaram a construir a nossa história. Por isso, merecem receber toda atenção pelo que já realizaram na vida. Queremos fazer uma cidade cada vez melhor e feliz, não só para as futuras gerações, mas por essas gerações que marcam o desenvolvimento de Paranavaí”, frisou.
Participaram ainda da confraternização o presidente da Aciap, Guto Costa, o gerente da Aciap, Heli Antônio, funcionários da Setua e da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano).

mostrar

17/12/2013 - 15:00:57

CURSO DE MEDICINA: INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Desde o início da discussão sobre a instalação do curso de Medicina em Paranavaí, a falta de informações essenciais para a compreensão da questão tem sido a regra. Salvo engano, a reivindicação era de que o novo curso fosse instalado na Fafipa/Unespar, ou seja, seria público e gratuito, mas quando a presidente Dilma lançou um programa de ampliação dos cursos de Medicina no país destinou-o às instituições privadas. Paranavaí se candidatou, não conseguiu se classificar e pretende entrar com recurso junto ao Ministério da Saúde. Sendo verba federal em universidade privada, gostaria de entender a importância de TK usar a tribuna da Alep para defender a ideia. Vai mandar um vídeo para o Congresso Nacional?

mostrar

17/12/2013 - 14:47:05

ELEIÇÕES 2014: TK AVALIA CHANCES

Muita gente, inclusive este blogueiro, não entendeu o divulgado clima de tranquilidade da última reunião do PMDB de Paranavaí. O que se aguardava e se anunciava com a proteção do anonimato, era de que o prefeito Rogério Lorenzetti e o deputado TK iriam ser cobrados ostensivamente por suas posturas em relação ao partido. RL teria ficado pouco tempo na reunião, já que tinha compromissos oficiais a cumprir, e reiterou sua intenção de fazer algumas mudanças em seu secretariado. Por sua vez, TK afirmou que recentemente foi parar na UTI por problemas de saúde, reclamou que não tem tempo para se dedicar aos negócios da família e pensa até em não disputar a reeleição em 2014. O deputado afirmou que se o PMDB não se coligar com uma sigla forte será difícil conquistar manter o mandato. Com essa fala, desmantelou qualquer tentativa de ser o alvo de críticas da reunião.

mostrar

16/12/2013 - 19:08:21

TK CONVOCA PMDB PARA ALMOÇO COM BETO RICHA

No Blog do Fabio Campana:
PMDB almoça com Richa
Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013 – 18:01 hs
O líder Teruo Kato convocou a bancada do PMDB para um almoço amanhã (17), com o governador Beto Richa. Será às 12h no Palácio Iguaçu. Até o momento, todos confirmaram presença, inclusive os licenciados Romanelli e Cheida.

mostrar

16/12/2013 - 17:26:03

INFORMAÇÕES SOBRE IPTU E TAXAS

O início da entrega dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014 pelas agências dos Correios motivou o aumento de contribuintes que procuraram a Prefeitura de Paranavaí nesta segunda-feira (16) para solicitar o parcelamento, a revisão ou a isenção do tributo.
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Gilmar Pinheiro, os contribuintes que quiserem solicitar a revisão ou isenção do imposto devem ficar atentos ao prazo. “Alguns contribuintes esperam passar todos os prazos de desconto para solicitar a isenção ou revisão do valor. Neste caso, mesmo que o pedido seja deferido, o contribuinte perde o desconto para pagamento á vista. Para ter o direito do desconto assegura, é necessário que o pedido seja protocolado antes destes prazos”, explica o secretário.
O vencimento da primeira parcela do IPTU 2014 será no dia 10 de janeiro. Os contribuintes que fizerem o pagamento à vista até esta data terão um desconto de 20%. Já para quem optar pagar até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 15%. O último desconto é de 10% e deve ser pago até o dia 10 de março. Há ainda a possibilidade de fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para retirar os boletos.
ISENÇÃO - Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, já podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU. Basta se dirigir ao protocolo.
O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros.
REVISÃO – O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo da Prefeitura mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF.
COLETA DE LIXO -  Para o pagamento da taxa de coleta de lixo, o contribuinte conta com as mesmas opções de prazos e descontos do IPTU. Se o contribuinte não optar por nenhum dos pagamentos com desconto ou parcelado, em abril o município envia uma nova notificação comunicando que a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.
Proprietários de prédios comerciais que tenham uma única edificação de até 60m² terão um desconto de 25% na taxa. Mas, se o proprietário tiver mais de uma edificação neste padrão o desconto sobe para 50%.
Para prédios residenciais e comerciais que estejam fechados há mais de seis meses também é possível conseguir o desconto de 50%, sendo necessária a apresentação das faturas de água e luz dos últimos seis meses para comprovar que o imóvel realmente não está sendo utilizado.

mostrar

16/12/2013 - 16:47:09

ANO LETIVO DE 2014 VAI COMEÇAR AGITADO NA REDE ESTADUAL DO PR

A assembleia estadual dos trabalhadores da educação realizada realizada pela APP-Sindicato, neste sábado (14) reafirmou que a categoria não abrirá mão de seus direitos. Os 33,33% de hora-atividade, o pagamento das promoções atrasadas e uma solução para o modelo de atendimento à saúde dos servidores e servidoras serão as principais bandeiras de luta já para o início de 2014.
Em votação, os participantes da assembleia, aprovaram a campanha 'Hora-atividade para valer'. Uma resposta imediata à publicação da resolução de distribuição de aulas, na qual o governo do Estado, mais uma vez descumpre a implantação de 33% de hora-atividade, estipulada pela Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN)  e pelo Plano de Carreira do Professor.  Já nos primeiros dias de aula a categoria implementará os 33% de hora-atividade, a revelia do governo. Assim, na última aula de um dia em cada semana, os estudantes serão dispensados para que os professores façam uma aula de hora-atividade, a fim de alcançar os 33%.
A primeiro dia de “ Hora-atividade pra valer” ocorrerá no dia 11 de fevereiro. Em seguida nos dias, 19 e 27 de fevereiro e 07 de março.
O objetivo da campanha é o de pressionar o governo a cumprir a Lei.
A campanha pela hora-atividade também inclui a implementação do direito para os professores que atuam na educação especial. 

mostrar

16/12/2013 - 16:28:19

ZECA DIRCEU: EMENDAS ORÇAMENTÁRIAS DA BANCADA DO PR

Na última sexta-feira (13) a bancada dos deputados do Paraná divulgou a planilha final das emendas apresentadas ao Orçamento da União para 2014. Aproximadamente R$ 420 milhões foram aprovados no Relatório Setorial, com um acréscimo de R$ 64, 4 milhões, que foram distribuídos entre as emendas para as áreas de saúde e educação. Na planilha, foram destinados recursos para a infraestrutura em rodovias, estruturação de hospitais e unidades de atendimento de saúde especializada em todo o Estado, investimento em instituições de ensino superior e segurança.
De acordo com o deputado federal Zeca Dirceu, os recursos destinados por meio de emendas nem sempre são executados – podem ser cortados, evitando que as despesas da União não ultrapassem as receitas. Em alguns casos, mesmo constando do orçamento, os recursos não chegam a ser empenhados. Mas afirma que vai acompanhar cada etapa desse processo. “Até a liberação dos recursos iremos percorrer um longo caminho. Agora precisaremos aguardar  a tramitação e execução dos investimentos, ao longo do ano de 2014. Não é tarefa fácil, mas não desisto da luta”, disse.

mostrar

16/12/2013 - 15:05:59

RECAPE EM DIAMANTE DO NORTE NA MIRA DO GAECO

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza uma operação em Diamante do Norte, no noroeste do Paraná, nesta segunda-feira (16) para apreender documentos de uma licitação destinada à contratação de uma empresa que realizaria o recapeamento do asfalto na cidade. Segundo o Gaeco, a suspeita é que a obra, empenhada em 2012, ainda não tenha sido realizada.
Peritos do Ministério Público (MP) estão na cidade realizando análises técnicas da situação da malha viária municipal. Conforme o delegado, a intenção é descobrir se há ruas que deveriam estar asfaltadas e não estão e se há registros de recape asfáltico realizado recentemente. “Essa análise será importante para podermos afirmar com precisão se houve irregularidades no processo”, argumenta o delegado responsável pelas investigações Eumano Rodrigues Ciriaco.
Além da suspeita de fraude na licitação do asfalto, que, segundo o Gaeco, pode chegar a R$ 5 milhões, o grupo segue atrás de documentos de processos de compras realizados em anos anteriores. O delegado  explica que há indícios de irregularidades em licitações destinadas a custear a manutenção dos veículos da prefeitura e compra de combustível. “Nós vamos apreender todos os documentos referentes a essas licitações e, em breve, vamos ouvir os envolvidos e também a população”, diz Ciriaco.
O prefeito de Diamante do Norte, Daniel Domingos Pereira (PT), acompanhou as buscas do Gaeco. Ele informou que a prefeitura tem realizado relatórios da gestão a cada 60 dias e, em um desses documentos a administração descobriu a fraude. “Nesses relatórios descobrimos que a operação tapa buraco, licitada e empenhada no ano passado pelo ex-prefeito, não tinha saído do papel e havia um excesso de gastos com combustível”, detalha Pereira. “Com esses documentos em mãos, procuramos o Ministério Público e pedimos para a promotoria investigar essa suspeita”, acrescenta. (G1.Globo/pr/norte-noroeste)

mostrar

16/12/2013 - 14:48:42

ACIAP SORTEIA 4 CARROS 0 KM NO DIA 27

No dia 27 de dezembro, primeira sexta-feira após o Natal, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí fará o sorteio de quatro automóveis zero quilômetro. Os prêmios estão incluídos na campanha “Aciap sempre presente – carro novo o ano todo”, que tem feito ganhadores nas principais datas comemorativas do ano.
Para concorrer é preciso comprar nas empresas participantes da campanha. Depois, é só pedir os cupons e preenchê-los corretamente. É importante destacar que os cupons têm valor cumulativo, por isso, quem participou dos sorteios anteriores e não foi contemplado também terá chances de ganhar os quatro carros.
O presidente da Aciap, Guto Costa, destacou que esta é uma das maiores campanhas de incentivo ao comércio de todo o Paraná. Na avaliação dele, os resultados são extremamente positivos. “A premiação atrai consumidores de toda a região e movimenta nossa economia. Empresas do centro e dos bairros são prestigiadas”, disse.
Os empresários que quiserem cupons adicionais podem entrar em contato com o Departamento Comercial da Aciap. Basta ir até a sede da entidade ou ligar para (44) 3421-5400, para obter informações sobre valores e pagamento.
PARCEIROS – A campanha “Aciap sempre presente – carro novo o ano todo” recebe o apoio da Prefeitura de Paranavaí, da Cooperativa de Crédito Sicredi, das concessionárias de automóveis Fipal e Pontal e do jornal Diário do Noroeste.
COMÉRCIO – Para garantir a todos os consumidores a oportunidade de fazer as compras de final de ano, o comércio de Paranavaí está atendendo em horário especial. De segunda a sexta-feira, das 9 às 22 horas (até o dia 23). Aos sábados, das 9 às 17 horas. No dia 22, domingo, o expediente será das 10 às 16 horas. E no dia 24, terça-feira, das 9 às 17 horas.
PAPAI NOEL – Para as crianças, uma das principais atrações é o Papai Noel. A casa do Bom Velhinho fica ao lado da Prefeitura de Paranavaí, e o horário de visitação vai das 19h30 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 23.

mostrar

Fale com o Praxedes