14/12/2013 - 10:09:20

PARANAVAÍ: 61 ANOS

O Município de Paranavaí completa na data de hoje 61 anos de emancipação política. Criado em 14 de novembro de 1951, com outros 39 municípios, teve a primeira eleição para prefeito e vereadores um ano depois – em 09 de novembro de 1952 – e foi instalado com a posse dos eleitos – prefeito José Vaz de Carvalho e vereadores – em 14 de dezembro de 1952.
Na época Paranavaí tinha 25.520 habitantes – sendo 1.874 (7,3%) na zona urbana e 23.646 (92,7%) na zona rural (registrado por José Carlos Alcântara no livro “Política local: um estudo de caso: Paranavaí 1952-1982; Clichetec, 1897), que sonhavam com essa transformação desde 1947, quando da eleição do primeiro vereador para a Câmara Municipal de Mandaguari, representando o distrito que ainda era denominado de Fazenda Brasileira.   
As lideranças locais engajaram-se na campanha, intensificada a partir de 1949, quando José Vaz de Carvalho chegou à cidade para trabalhar como médico ao lado de Sílvio Vidal, Otávio Marques de Siqueira e outros, no recém construído Hospital do Estado João Cândido Ferreira, que entrou em funcionamento em 1949.
Esse movimento acabou incluindo Paranavaí na relação de novos municípios criados numa grande reforma político-administrativa implantada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto (31/01/1951 a 03/04/1955) já no início de seu Governo. Num só ato ele criou 39 municípios, que se somaram a outros 90 existentes (hoje são 399). A Lei 790 de 14 de novembro de 1951 foi a certidão de nascimento desses novos municípios paranaenses. Eles tiveram eleições municipais um ano depois, em 09 de novembro de 1952 e o resultado – no caso de Paranavaí – foi promulgado em 12 de dezembro na sala de audiências do Fórum da Comarca de Mandaguari, às 14h, sob a Presidência do Juiz da 60ª Zona Eleitoral, Zeferino Mozzato Krukoski, na presença dos membros da Junta Eleitoral, José Cunha e Elísio Elorza. (Diário do Noroeste)

mostrar

14/12/2013 - 09:57:08

WALDUR TRENTINI: NOVO PRESIDENTE DO CMS

O advogado Waldur Trentini é o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paranavaí. A escolha foi definida ontem à noite. Um dos fundadores da Abraccce, ong que atua no auxílio de pacientes não atendidos no setor público de saúde, WT é fervoroso defensor da instalação da clínica oncológica na cidade e não poupa o Executivo municipal de críticas. Resta saber como será o relacionamento entre prefeitura e CMS a partir de agora. 

mostrar
1


13/12/2013 - 21:00:24

WALMOR TRENTINI: RETORNO A PARANAVAÍ EM 2014

O presidente do PSDB local, Walmor Trentini, segundo me contou um passarinho, que não é do saudoso radialista Raimundo Lago, está com as malas prontas para retornar a Paranavaí. A justificativa oficial é a designação da Sanepar para que desenvolva um trabalho na Gerência Geral do Noroeste, que engloba 92 municípios das regionais de Maringá, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, como consultor estratégico. A mesma ave me confidenciou que isto deve acontecer a partir do dia 15 de janeiro vindouro (puro saudosismo). Mas tem quem veja neste fato o surgimento de um nome para disputar uma vaga na Câmara Federal, hipótese que WT não confirma e nem nega. Neste caso iria disputar a indicação da cidade com o ex-deputado federal e ex-presidente do partido Flávio Antunes, que já anunciou que é pré-candidato. 2014 promete emoções extras na política local.

mostrar

13/12/2013 - 14:40:11

CADA UMA!: CAPELA MORTUÁRIA/CASA NOTURNA

Tenho gravado na mente e uso de vez em quando a seguinte máxima: Deus nos deu o privilégio da audição, mas às vezes cobra caro, muito caro. Foi o que pensei a ouvir uma reclamação, antecedida por uma pergunta: quem concede alvará de licença para funcionamento de uma empresa? A prefeitura, foi a resposta. E daí vem a bomba: e como permitem que uma casa noturna funcione próximo a uma capela mortuária? Simples, está numa região comercial, que poderia ter sido evitada pela empresa que mantém a capela mortuária. Isto mesmo, a capela é particular. Quisessem silêncio tumular, por serem do ramo saberiam escolher uma opção mais adequada.







mostrar
1


13/12/2013 - 14:27:09

PAPAI NOEL NO JARDIM IPÊ HOJE

O Papai Noel marca presença hoje no Jardim Ipê.

mostrar

13/12/2013 - 14:23:43

CENTRO COMERCIAL: MULTIPLICIDADE DE SONS

Quem passa pelo centro comercial de Paranavaí neste período de fim-de-ano é bombardeado pelo som que sai de parte das lojas. Nada contra que as empresas tentem vender seu "peixe" anunciando em voz alta, mas um pouco de respeito com quem transita pelas calçadas é algo salutar, ou não?

mostrar

13/12/2013 - 14:04:00

REUNIÃO DO PMDB HOJE PROMETE!

O clima interno do diretório do PMDB de Paranavaí já não anda lá aquelas coisas e para ajudar uma nota no Blog do Fabio Campana, reproduzida aqui pelo Blog do Taturana, colocou ainda mais lenha na fogueira. Nela, apenas uma parte da declaração foi ressaltada e provocou alvoroço. Eis a nota, da reportagem no DN:
"GOVERNO ESTADUAL - O prefeito ressaltou que mantém relação de diálogo com o governador Beto Richa. Classificou-a como “boa e fácil”. “Ele tem vindo a Paranavaí e lutado por nossas bandeiras. Por isso gostaria de apoiá-lo”. Mas dependeria das decisões do PMDB, em relação às convenções partidárias. “Não posso e não vou tomar essa decisão sozinho”.
Se houve ou não uma "edição marota" na nota do blogueiro, cabe aos leitores analisarem. Isso certamente não evitará reclamações dos peemedebistas locais e até mesmo do pré-candidato ao governo do Estado, senador Roberto Requião (PMDB), a quem a informação teria sido repassada.
Só para lembrar: hoje, a partir das 18 horas, o PMDB de Paranavaí irá se reunir em sua sede (esquina das ruas Paraíba e Manoel Ribas).

mostrar
1


13/12/2013 - 14:03:09

COMIDA E ROCK FESTEJAM OS 61 ANOS DE PARANAVAÍ

Neste final de semana, sábado e domingo (14 e 15), dois eventos especiais vão marcar o encerramento das comemorações de 61 anos de Paranavaí: a 4ª Festa do Prato Típico e o Futrock.
Já na 7ª edição, o Futrock vai acontecer em dois dias: no sábado (14) e no domingo (15). O evento vai contar com a participação de 12 bandas, que se enfrentam nas partidas. Os shows e jogos acontecem a partir das 14h, no CTG Fazenda Velha Brasileira, e a entrada é 1kg de alimento humano + 1kg de ração para cães e gatos. Todos os produtos arrecadados serão destinados ao GOES (Gotas de Esperança), ao SPAP (Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí) e à APRA (Apoio à Posse responsável de Animais.
Já a 4ª Festa do Prato Típico – Costelão ao Fogo de Chão acontece no domingo (15), a partir das 12h, também no CTG Fazenda Velha Brasileira. A festa ainda contará com uma Feira de Artesanato, a partir das 9h. Os convites para o Costelão custam R$ 25,00 e parte da renda arrecada deverá ser revertida para o Provopar.
Os dois eventos são realizados numa parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Turismo e Assuntos Internacionais, CTG Fazenda Velha Brasileira, Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e Futrock.

mostrar

13/12/2013 - 14:02:14

PROGRAME-SE

Sexta-feira (13): Feira da Lua a partir das 18h, na Praça dos Pioneiros.


Sexta-feira (13): som ao vivo na Santa Pizza.


Sexta-feira (13): no pátio da Prefeitura Municipal, acontece o Bazar de Artesanato da APDE, no período da noite.


Sexta-feira (13): a partir das 22h, Marquinhos Diet leva sua boa música ao Marechal Café.


Sexta-feira (13): no Alquimia Pub, White Party com a banda Jamesmith tocando o melhor do rock internacional. A festa ainda vai contar com os DJ’s Beat Soul, Yano e Felipe Camargo. A noite será regada a champagne Chandon para todas as mulheres que estiverem de branco, e vodka Absolut para homens.


Sexta-feira (13): a dupla Davi & Fernando faz a festa “SextaFire” no Marum Pub.


Sábado (14): a partir das 10h acontece mais uma edição da Caminhada Fotográfica Cidade Poesia, com saída da Praça da Xícara e percurso pelas ruas centrais de Paranavaí. Podem participar fotógrafos amadores e profissionais, com câmeras digitais ou analógicas, profissionais, seimprofissionais, powershot, celular, enfim, todo e qualquer equipamento de captação de imagem.


Sábado (14): o 7º Futrock começa às 14h com muito Rock and Roll e futebol, no CTG Fazenda Velha Brasileira. O evento vai contar com a participação de 12 bandas. A entrada é 1kg de alimento humano + 1kg de ração para cães ou gatos.


Sábado (14): quem anima o baile do Paranavaí Tênis Clube é a banda Gaita Campeira, a partir das 22h.


Sábado (14): funk na Dolce Night com MC Rodolfinho, MC Black Diamond e DJ Gui Avelar.


Sábado (14): a Festa Rei do Camorote traz ao palco do Marum Pub a dupla Vitor & Vanuti e a banda Detset.


Domingo (15): a partir das 12h acontece a 4ª Festa do Prato Típico – Costelão ao Fogo de Chão, no CTG Fazenda Velha Brasileira, em comemoração aos 61 anos de Paranavaí. A festa ainda contará com uma Feira de Artesanato a parti das 9h. Os convites custam R$ 25.


Domingo (15): continua o 7º Futrock, a partir das 14h, no CTG Fazenda Velha Brasileira.


Domingo (15): às 20h, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, o Grupo de Dança Maria Teresa Martins Fávero apresentará o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. A apresentação voltada ao público infantil e aos amantes da dança é uma adaptação do filme de Walt Disney de 1951 que mostrou a história produzida por Lewis Carroll em 1865. Encenado e dançado por alunos do grupo (desta vez com a participação das crianças), traz ao palco personagens conhecidos como o coelho branco, o chapeleiro maluco, a rainha de copas, entre outros, em coreografias inéditas e divertidas.

mostrar

12/12/2013 - 18:25:25

HOJE JANTAR DE TK; AMANHÃ REUNIÃO DO PMDB

Hoje, a partir das 19 horas, no salão de festas da SPDC, será realizado um jantar promovido pelo deputado Estadual TK (PMDB). E amanhã, o PMDB de Paranavaí deve realizar sua reunião mensal, adiada anteriormente pela ausência de seus principais líderes. Como na reunião de amanhã os ânimos podem estar exaltados, a sugestão é que a sobremesa de hoje seja bem doce.

mostrar

Fale com o Praxedes