11/12/2013 - 17:28:58

CONSELHO DE SAÚDE E PREFEITURA: BANDEIRA BRANCA?

A reunião entre integrantes do Conselho Municipal de Saúde e secretários municipais da prefeitura para discutir como serão encaminhadas as conclusões da última conferência de saúde realizada na terça-feira e noticiada agora pela Secom mostra que existe a possibilidade de que o assunto saúde deixe de ser objeto de confrontamentos inócuos e passe a ser motivo de união de esforços. A administração deve ver o CMS como uma espécie de auditoria permanente com membros da comunidade que está ali para ajudar. Já os conselheiros, alguns, não todos, frise-se, podiam acalmar o ímpeto de achar que todo mundo está querendo se locupletar. E assim teríamos duas importantes entidades trabalhando por um só objetivo: melhorar o atendimento de saúde em Paranavaí.

mostrar

11/12/2013 - 17:28:21

LIMINAR DO TCE-PR SUSPENDE 13º DOS VEREADORES DE CURITIBA

Em decisão liminar, o corregedor geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), conselheiro Ivan Lelis Bonilha, determinou, na tarde desta quarta-feira (11), a suspensão do pagamento do 13° salário dos vereadores de Curitiba. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, ficou determinado que o valor será descontado do próximo subsídio dos parlamentares. A suspensão cautelar será, agora, submetida à apreciação do Pleno do TCE, em sessão marcada para esta quinta-feira (12).
A decisão atende representação feita à Corregedoria pelo procurador do Ministério Público de Contas, Gabriel Guy Léger. Ele considerou que a Constituição Federal conferiu o direito ao 13° salário apenas aos trabalhadores urbanos e rurais e aos servidores públicos, inexistindo previsão constitucional para o pagamento do benefício aos agentes políticos.

mostrar

10/12/2013 - 20:12:52

IPTU COM 20% DE DESCONTO ATÉ 10 DE JANEIRO

Os contribuintes de Paranavaí que quiserem aproveitar o 13º salário para pagar os tributos municipais terão até o dia 10 de janeiro para quitar o IPTU 2014 (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) com 20% de desconto. Já para quem pagar até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 15%. O último desconto é de 10% e deverá ser pago até o dia 10 de março. Os mais de 43 mil carnês começaram a ser entregues nesta semana pelos Correios.
Quem preferir, também poderá fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto, sendo que último vencimento não poderá ser superior a 30 de outubro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para retirar o boleto.
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), a partir de segunda-feira (dia 16), mediante apresentação de documento pessoal.
IMPOSTO QUITADO – O prefeito Rogério Lorenzetti foi um dos primeiros contribuintes a quitar o IPTU 2014. Ele efetuou o pagamento do tributo nesta terça-feira (10) no ponto de atendimento bancário situado na Prefeitura Municipal.
“O IPTU é um imposto de grande relevância para a administração pública municipal e para a população, porque é uma das principais fontes de renda do município e a única que se conserva 100% a ele. Isso significa que cada centavo que for arrecadado será utilizado em benefício da própria comunidade, e por compreender a importância e o papel social desse tributo é que estou quitando hoje o meu imposto à vista”, declarou o prefeito.
Segundo Gilmar Pinheiro, secretário municipal de Fazenda, o pagamento à vista oferece um excelente desconto, tendo em vista que o rendimento da poupança é insuficiente para quitar os juros do pagamento parcelado. A conta é simples: para compensar o pagamento a prazo (em 10 vezes), o rendimento mensal da poupança teria que ser superior a 2%. Em 2013, esse rendimento foi de aproximadamente 0,5% ao mês.

mostrar

10/12/2013 - 20:10:26

13º SALÁRIO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS NA CONTA NESTA 4ª FEIRA

Já está disponível a partir desta quarta-feira, dia 11 de dezembro, o 13º salário dos 1.910 servidores municipais da Prefeitura de Paranavaí. O pagamento foi feito em parcela única, representando cerca de R$ 4 milhões que serão injetados diretamente na economia local, movimentando principalmente os setores de comércio e serviços.
Segundo o assessor da folha de pagamento, João Baptista, “a data prevista no Estatuto dos Servidores para o pagamento do 13º salário é 20 de dezembro, mas o prefeito decidiu adiantar o pagamento já que o município encontra condições financeiras de fazê-lo”. Os servidores aposentados e pensionistas já receberam o pagamento integral do 13º salário no dia 29 de novembro.
A Prefeitura também disponibiliza a partir desta quarta-feira o pagamento de um terço de férias dos 736 servidores da Educação, somando uma folha de aproximadamente R$ 465 mil.

mostrar

10/12/2013 - 19:52:13

PARANAVAÍ RECICLA 69% DO LIXO COLETADO!!!

Uma pesquisa da Prefeitura de Paranavaí sobre a qualidade do lixo na cidade, localizada na região noroeste do Paraná, mostra que o aterro sanitário ainda recebe 31% do lixo reciclável coletado na cidade. O estudo, realizado entre os dias 23 e 30 de novembro de 2013, foi divulgado pela administração municipal nesta terça-feira (10). O índice representa que os moradores estão separando de forma mais adequada o reciclável ao se comparar com uma avaliação realizada em julho. Na pesquisa anterior, 34% de materiais recicláveis estavam misturados a resíduos orgânicos. Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o número não é o ideal, mas demonstra que população está mais consciente.
Assim como na primeira pesquisa, a Secretaria do Meio Ambiente analisou detalhadamente mostras do lixo que foi jogado fora pelos moradores e que chegou ao aterro. Com isso, os técnicos avaliaram a qualidade do lixo e puderam indicar quais setores estavam separando os resíduos com mais frequência e, em quais bairros os moradores não estavam atentos para a separação correta.
De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira, alguns bairros, como o Jardim Ipê e Santos Dumont, apresentaram um dos maiores índices de separação, destinando apenas 33,42% dos recicláveis para o aterro. Em agosto, o número era de 35,17%. O bairro Jardim Ouro Branco foi outro setor que reduziu o envio de lixo reciclável para o aterro, em julho o índice era de 38,16%, já em novembro foi de 27,13%. No entanto, foi um dos 11 setores que mais descartou lixo eletrônico incorretamente.
Enquanto os três bairros melhoraram a separação, os bairros Jardim São Jorge, São Vicente, Sumaré, Aeroporto e Monte Cristo pioraram. Em julho, os moradores do Jardim São Jorge e São Vicente, por exemplo, destinavam 30% do reciclável, em novembro o índice saltou para 34,13%. Os bairros Sumaré e Monte Cristo destinaram pouco mais de 40% do reciclável para o lixão, em julho o índice foi de 36,34%.
Com mais esse novo número, a Secretaria do Meio Ambiente está programando mais duas pesquisas sobre a qualidade do lixo  na cidade em 2014.  Para 2015 , a ideia é inserir uma coleta exclusiva de lixo orgânico, separando os rejeitos – como papel higiênico, guardanapo, fraudas – de cascas de frutas, restos de legumes e verduras. Assim, a secretaria quer montar um espaço específico na cidade para a realização de compostagem e assim diminuir a quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário. (G1 Globo)




NB: O título da nota acima, na reportagem da RPC/TV Imagem/G1 Globo, é o seguinte: Pesquisa informa que lixão de Paranavaí ainda recebe 31% de recicláveis. A mudança do título é por minha conta. Como o ceticismo costuma ser uma qualidade/defeito de jornalistas, acho extremamente positivo e, por outro lado duvidoso que do total coletado de lixo quase 70% tenham sido separados corretamente.

mostrar

10/12/2013 - 18:12:31

COLUNA DE SAUL BOGONI: DUAS VERSÕES

Curiosamente a coluna de Saul Bogoni, na edição de hoje do DN, apresenta duas versões: no jornal impresso e nas páginas em pdf do site constam as notas sobre a visita do deputado TK ao jornal; mas se o leitor clicar no link da coluna, estas notas foram substituídas. Erro técnico???

mostrar

10/12/2013 - 16:59:47

TK SÓ RECLAMA AGORA? POR QUE?

O colunista do DN, Saul Bogoni informou que o deputado estadual TK (PMDB) teria apoiado até agora o governador Beto Richa por causa da sede da Unespar em Paranavaí. O deputado teria dito também que tinha a promessa de poder nomear metade dos chefes de núcleo regionais de Paranavaí. Sem ficar claro se dito por TK ou acrescentado pelo colunista, a nota afirma que "os tucanos traíram e passaram uma rasteira no PMDB local". Então depois de três anos, TK afirma que foi traído? O mando político local é do deputado Luiz Accorsi (PSDB), que costuma lembrar que TK teve o mando na época de Roberto Requião e ele aceitou.

mostrar
2


10/12/2013 - 16:59:15

PESQUISA SEBRAE/ACIAP: RECADOS

A pesquisa sobre o comportamento do consumidor de Paranavaí realizada pelo Sebrae e Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí) tem em suas entrelinhas alguns recados importantes para uma parcela do empresariado local. Segundo o levantamento, os dois itens mais citados como motivos para uma compra em diversos tipos de comércio são PREÇO e QUALIDADE. Depois aparece o ATENDIMENTO. Curiosamente, a ordem muda quando se pede uma sugestão para melhorar, com atendimento em primeiro, mas seguido pelo preço. Somente aí aparece a questão de estacionamento. Os números devem auxiliar na mudança de mentalidade da classe.

mostrar

10/12/2013 - 16:58:47

REUNIÕES DA CÂMARA: CAMPANHA ANTECIPADA

Quem acompanhou in loco ou pela Rádio Paranavaí as duas últimas reuniões da Câmara Municipal deve ter notado a forma descarada como pré-candidatos e simpatizantes falaram das eleições do ano que vem. Só não pediram voto, talvez, por faltar o número. Apesar de ser interessante a tentativa de adequar o discurso à situação atual, alguns edis escorregam em afirmações que podem lhes custar caro no futuro. Mas o que me deixa surpreso - até pelo tempo que ali trabalhei - é a falta de cerimônia de antecipar a campanha eleitoral utilizando os microfones da Câmara e de uma emissora de rádio. Não foram poucas as campanhas eleitorais em que os abusos povocaram a suspensão das transmissões. Porém isto costumava acontecer já no calor da campanha.

mostrar

10/12/2013 - 16:56:36

PREFEITURA DE PARANAVAÍ FECHA AO MEIO-DIA DO DIA 31 E REABRE DIA 6 DE JANEIRO

Nos dia 2 e 3 de janeiro não haverá expediente na Prefeitura Municipal de Paranavaí. No dia 2 (quinta-feira) haverá a compensação pela abertura do comércio durante o feriado municipal de 14 de dezembro (aniversário da cidade). Já no dia 3 será decretado ponto facultativo com posterior compensação das horas não trabalhadas.
A compensação será feita entre os dias 6 e 14 de janeiro. Neste período a Prefeitura Municipal irá atender em horário especial: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
A ampliação do horário de atendimento neste período deverá facilitar e agilizar o atendimento de quem procurar a Prefeitura para resolver questões relacionadas ao IPTU e à coleta de lixo, aponta o secretário interino de Administração, Rodrigo Giovine.
VÉSPERAS – Os dias que antecedem os feriados de Natal e Ano Novo também terão horário de atendimento diferenciado. Nestes dois dias (24 e 31) a Prefeitura vai funcionar das 8 horas ao meio-dia.

mostrar

Fale com o Praxedes