24/12/2014 - 14:30:19

IPTU/PARANAVAÍ: 15% DE DESCONTO ATÉ O DIA 12

Os contribuintes de Paranavaí que quiserem aproveitar o 13º salário para pagar os tributos municipais terão até o dia 12 de janeiro para quitar o IPTU 2015 (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) com 15% de desconto. Já para quem pagar até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 10%. O último desconto é de 5% e deverá ser pago até o dia 10 de março.
Quem preferir, também poderá fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto, sendo que último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para retirar o boleto.
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município devem retirar o boleto do IPTU 2015 no setor de Arrecadação da Prefeitura Municipal mediante apresentação de documento pessoal.
COLETA DE LIXO – Para o pagamento da taxa de coleta de lixo, o contribuinte conta com as mesmas opções de prazos e descontos do IPTU. Se o contribuinte não optar por nenhum dos pagamentos com desconto ou parcelado, em abril o município envia uma nova notificação comunicando que a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.

mostrar
1


24/12/2014 - 13:04:26

PROGRAME-SE

Quarta-feira (24): na Igreja São Sebastião – Santuário do Carmo a Missa de Natal também começa às 20h.


Quarta-feira (24): no Clube Idade Dourada, o Baile do Noel começa às 20h com aula de dança seguida de bailão com a Banda Sokadão. Até às 21h a entrada custa só R$ 1,99.


Quarta-feira (24): a banda Fole Solto é a atração do baile de Natal do Paranavaí Tênis Clube.


Quarta-feira (24): a noite de Natal no Alquimia Pub vai ser de festa eletrônica: Alquimia Eletronic Stage, com os DJ’s Barbex (Londrina), Henrique Lima (Maringá) e Danilo D. (Paranavaí). Dose de vodka em dobro até às 3h.


Quarta-feira (24): o Natal na Marum Pub vai ter duas atrações sertanejas (Fábio Moreno + Rodrigo & Di Campeiro), pagode (Grupo Sem Segredo) e música eletrônica com o DJ Renato Michalouski.


Quarta-feira (24): na Dolce Night, o Natal vai ser embalado pelo show Ratto Acústico, a partir das 23h.


Quinta-feira (25): na Igreja São Sebastião – Santuário do Carmo a Missa de Natal terá dois horários: às 7h30 e às 19h30.
Quinta-feira (25): às 9h tem mais uma Missa de Natal na Catedral Maria Mãe da Igreja.


Sexta-feira (26): Feira da Lua a partir das 18h, na Praça dos Pioneiros.


Sábado (27): das 7h às 13h acontece mais uma edição da Nossa Feira, em frente à sede da Secretaria de Agricultura (Seagri), localizada na rotatória da Praça dos Expedicionários (Jardim São Jorge). A feira oferece produtos frescos e de qualidade aos consumidores de Paranavaí, como pães, bolos, bolachas, salgados, conservas, compotas, hortaliças, frutas, queijos e derivados e conta com a participação de aproximadamente 15 produtores rurais da agricultura familiar e do Programa Compra Direta. A Nossa Feira está dividida em três setores: barracas de alimentação (com salgados e bebidas), olericultura e fruticultura, e produtos da agroindústria.


Sábado (27): no Paranavaí Tênis Clube, a animação musical fica por conta da banda Santa Maria.


Sábado (27): o Alquimia Rock Festival promete agitar a noite da galera com apresentação de várias bandas, no Alquimia Pub.


Domingo (28): o tradicional baile de domingo do Clube Idade Dourada vai contar com a animação musical do Grupo Bailanta, a partir das 19h, com aula de dança.

mostrar

23/12/2014 - 22:16:50

TRÂNSITO DE PARANAVAÍ EM DIA DE CHUVA: CAOS TOTAL

Definitivamente o Estacionamento Regulamentado (EstaR) de Paranavaí não funciona ou funciona muitíssimo mal em dias de chuva. Sabe-se lá porque mas as vagas somem justamente nos dias em que deveria auxiliar na absorção do aumento de carros em circulação.
Para ajudar, um amontoado de motoristas inexperientes praticando um sem-número de barbaridades nas ruas centrais da cidade. Alguns se imaginam nas ruas dos bairros ou das propriedades rurais em que residem e param sem dar sinal e cometem barbaridades mil.
A falta de perícia de grande parte dos motoristas justifica a reprovação de 70% dos que fazem os exames para a CNH em Paranavaí na primeira tentativa. Quando aprendem a passar no exame saem provocando acidentes.

mostrar

23/12/2014 - 21:45:46

CHUVA E TEMPERATURAS ALTAS: PRATO CHEIO PARA DENGUE

O início de mais uma temporada de verão com altas temperaturas e grandes quantidades de chuva traz à tona uma antiga preocupação das autoridades de Paranavaí: a dengue. A cidade, que enfrentou um grande surto da doença em 2013, vive agora um momento aparentemente tranquilo, se não fosse pela alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pela Vigilância em Saúde (Visa), só na primeira semana de dezembro foram encontrados mais de 120 criadouros com larvas do mosquito em Paranavaí. Em um único dia de visitação, os agentes de endemias eliminaram mais de 40 criadouros que estavam espalhados em diversas regiões da cidade.
Até esta terça-feira, a Visa já havia registrado 559 casos suspeitos da doença em 2014, sendo 99 positivos e 4 aguardando resultado. Se considerado o ano epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, que começou em agosto, a cidade registrou apenas um caso positivo da doença até agora.
O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, também participou do encontro e agradeceu a colaboração e apoio da imprensa no trabalho de combate à doença em Paranavaí. “A imprensa, assim como as escolas, tem um papel primordial nesse trabalho. O mosquito da dengue é um inimigo invisível que se prolifera com rapidez nessa época do ano e, apenas do baixo número de casos confirmados, a situação continua sendo preocupante, ainda mais com municípios vizinhos em situação de epidemia”, afirmou.
MULTAS – Em 2015, o trabalho de prevenção à dengue em Paranavaí deve ganhar um reforço com a intensificação de advertências e multas a moradores de residências com focos do mosquito. O treinamento dos agentes que farão a fiscalização e notificação dos domicílios deve ser realizado na próxima semana.



mostrar

23/12/2014 - 21:45:11

CONSELHO DE SAÚDE/PLANTÃO: ATENDIMENTO NO FERIADÃO

O Conselho Municipal de Saúde manterá plantão diário de 24 horas, desde esta quarta-feira (24/12) até ao domingo da semana subsequente (04/01), à disposição dos usuários da saúde que eventualmente necessitarem da intervenção do Conselho para obtenção de atendimento pela saúde pública. Esse serviço de plantão do Conselho deve-se ao fato de que as unidades de saúde de Paranavaí terão funcionamento apenas parcialmente em vários dias entre 24 de dezembro a 05 de janeiro. O serviço de plantão do Conselho pode ser acionado através do telefone 44-9949-5657, informou o Presidente do Conselho, advogado Waldur Trentini.



mostrar

22/12/2014 - 22:11:57

MOHAMED VENCE ALVES EM ELEIÇÃO RÁPIDA: 6 VOTOS A 4

Quem se atrasou um pouco para acompanhar a reunião ordinária de hoje da Câmara Municipal de Paranavaí interessado apenas na eleição da mesa diretora decepcionou-se. 
Em apenas 11 minutos, incluindo a leitura do trecho bíblico, a eleição foi definida com a declaração de seis votos favoráveis à reeleição de Mohamed Smaili (SDD), os quatro da chapa (ele, Leonildo, Walter Reis e Zenaide), mais os de Aldrey Azevedo e Josival.
Não entendi bem, mas a palavra foi disponibilizada aos vereadores após o pleito. Não seria mais coerente, o uso da palavra para pedir o voto? Mas quem a usou foi apenas o vereador Alves (PP), que liderava a chapa de oposição, e de uma forma pouco clara parece ter tentado questionar novamente os votos dados pelos vereadores petistas, Leonildo e Josival, ao seu opositor.

mostrar

22/12/2014 - 18:55:33

CAMARO AMARELO ENVELOPADO DE PRETO É DESCOBERTO PELA POLÍCIA

CAMARO AMARELO ENVELOPADO DE PRETO É DESCOBERTO PELA POLÍCIA

Um Camaro envelopado com a cor preta foi abordado em Paranavaí. As placas estavam ok, mas uma olhadinha mais minuciosa descobriu que o veículo é amarelo, originalmente. O chassis de um Camaro amarelo que teria sido furtado em Guairaçá.

mostrar

22/12/2014 - 17:56:10

CINEMA AGONIZA: RONDON PERDE CINE HORIZONTE

Empreendimento de um apaixonado pela tela grande do cinema, um aviador vendeu seu instrumento de trabalho para realizar o sonho de construir uma sala de exibição na sua Rondon. Enredo resumido de uma reportagem da RPC sobre o fechamento do único cinema que não fica em shopping de toda a região.
O fechamento da sala de exibição da Rua Pernambuco foi compensada pelas duas salas do Shopping Cidade. Só que a falta de interesse da maioria das pessoas gera a inusitada situação de termos, eu e meu filho, assistido sozinhos (não é figura de linguagem) a sessão das 21h40 de um ótimo filme, Tim Maia.

mostrar

22/12/2014 - 17:54:38

DINHEIRO FALSO NO LITORAL DO PARANÁ

Mal começou a alta temporada das praias e nas do Paraná já se registra um derrame de notas falsas de R$ 100. Portanto, quem for para o litoral é bom ficar esperto.
Se por um lado, os ladrões aproveitam um certo relaxamento dos turistas para repassar notas falsas, do outro é de se lamentar as imagens de pessoas saqueando um caminhão com carga de bolachas que havia capotado entre Curitiba e Paranaguá. Isso é crime e costuma acontecer em comunidades paupérrimas, o que não era o caso. Não há espírito natalino que impeça a revolta de tamanha falta de caráter.

mostrar

22/12/2014 - 11:39:40

FERIADÃO DE NATAL: HORÁRIO DIFERENCIADO NA QUARTA

Este semana as repartições públicas e serviços essenciais terão horário de atendimento diferenciado durante o feriado prolongado de Natal. Na quarta-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, a Prefeitura Municipal de Paranavaí fica aberta, das 8h às 12h, assim como as demais repartições públicas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
No dia 26 (sexta-feira) também não haverá expediente na Prefeitura e nas UBS e o atendimento normal retorna na segunda-feira, dia 29. Quem precisar de atendimento médico durante o período deverá procurar o Pronto Atendimento Municipal (PA).
O funcionalismo público não precisará compensar as horas não trabalhadas na sexta-feira, dia 26, em cumprimento ao decreto assinado no início do mês que prevê ponto facultativo em troca do dia 19 de dezembro, feriado da Emancipação Política do Paraná, quando os servidores trabalharam normalmente. Ficam excluídos do ponto facultativo desta sexta-feira o Pronto Atendimento Municipal, Cemitério Municipal, Vigilância Patrimonial, e Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.
O serviço de coleta de lixo doméstico e reciclável vai funcionar normalmente na quarta-feira (24) e será interrompido apenas no dia de Natal, retornando à coleta normal na sexta-feira, dia 26. A informação é da empresa Transresíduos, responsável pelo serviço no município.

mostrar

Fale com o Praxedes