30/12/2015 - 18:40:13

CONSELHO DE SAÚDE: EXPECTATIVA NA RELAÇÃO COM O EXECUTIVO



Depois de um período de relacionamento pouco amigável entre o então presidente do Conselho, o advogado Waldur Trentini, e o Executivo Municipal, a expectativa é se a nova diretoria irá fazer valer a declaração do presidente eleito, Milton Sbais, de unir forças com a Secretaria de Saúde e resolver problemas. Cabe ressaltar que há muito Waldur Trentini pretendia se desligar da entidade, mas foi atendendo a pedidos e ficando. Foi dele também a iniciativa de profissionalizar a estrutura do Conselho e propiciar uma melhora substancial no serviço oferecido. No relacionamento com o poder público, foram muitos os atritos, o que não é novidade ao longo da história do Conselho. É esperar para ver! 

mostrar
1


29/12/2015 - 19:01:32

LORENZETTI RENUNCIA A POSTOS NO CICA E NO CIUENP

A Secom informa que o prefeito Rogério Lorenzetti apresentou esta semana a renúncia de mandato dos cargos de presidente do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) e de vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP). RL alega a necessidade de concentrar esforços na gestão de Paranavaí em seu último ano do segundo mandato. Justificativa plausível se não tivesse tentado presidir a Amunpar em 2016. Desanimou do projeto 2018?

mostrar
2


29/12/2015 - 12:42:21

SECOM INFORMA O QUE ABRE E FECHA NO SERVIÇO MUNICIPAL

Esta semana as repartições públicas e serviços essenciais terão horário de atendimento diferenciado durante o feriado prolongado de Ano Novo. Na quinta-feira, 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, a Prefeitura Municipal de Paranavaí fica aberta, das 8h às 11h30, assim como as demais repartições públicas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). 
No dia 1º de janeiro (sexta-feira) também não haverá expediente na Prefeitura e nas UBS e o atendimento normal retorna apenas na terça-feira, dia 5. Isto porque na segunda-feira, dia 4, também não haverá expediente nas repartições públicas municipais como forma de compensação ao feriado trabalhado do dia 14 de dezembro, aniversário de Paranavaí. Quem precisar de atendimento médico durante o período deverá procurar o Pronto Atendimento Municipal (PA).
O serviço de coleta de lixo doméstico e reciclável vai funcionar normalmente na quinta-feira (31) e será interrompido apenas no dia de Ano Novo, retornando à coleta normal no sábado, dia 2. Na segunda-feira, dia 4, será feita apenas a coleta de lixo orgânico. A informação é da empresa Transresíduos, responsável pelo serviço no município.



mostrar

28/12/2015 - 18:58:52

BOA NOTÍCIA DE FINAL DE ANO: VACINA CONTRA A DENGUE

A Anvisa aprovou a primeira vacina contra a dengue no país. O Diário Oficial da União publicou hoje a decisão que é o passo inicial ára a comercialização do produto no Brasil. No meio de tantas notícias ruins, principalmente nas áreas política e econômica, saber que existe uma alternativa para a doença, que tem assombrado as autoridades de saúde de todo o país, é sim motivo de comemoração. a população, em grande parte, já se mostrou incompetente na luta contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças até mais graves, como a Zica e a microcefalia.

mostrar

28/12/2015 - 18:58:14

CENTRO DE EVENTOS: INICIADO AGENDAMENTO

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedectu) já deu início ao agendamento de eventos para o ano de 2016 no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, em Paranavaí.
“O Centro de Eventos de Paranavaí é um espaço destinado a sediar eventos técnico-cientifico, congressos, seminários, convenções, conferências, feiras, reuniões, eventos acadêmicos, exposições e eventos de ações governamentais, de pequeno, médio e grande porte, com propósito de promover o Turismo de Negócios da nossa cidade e região. Além disso, o Centro de Eventos também conta com um auditório preparado para receber eventos de pequeno e médio porte, bem como convenções e treinamentos empresariais”, explica a diretora da Sedectu, Patrícia Falasz Bertate Cabral.
A estrutura do Centro de Eventos conta com recepção climatizada de 202,44 m2; Salão de Exposições de 1.348,38 m2, com mil cadeiras e capacidade para 1.235 pessoas; Hall Inferior de 541,96 m2; Auditório com equipamentos de som, projetor multimídia, aparelho de DVD, Notebook e climatizador, com 104,48 m2 e capacidade para 90 pessoas; além de estacionamento coletiva com 94 vagas.
Para agendamento de eventos, basta ir até o Centro de Eventos, situado na Avenida Heitor de Alencar Furtado, 3260, Jardim Belo Horizonte, ou fazer contato pelos telefones (44) 3902-1114 e 3902-1025, ou ainda pelos e-mails: secturismoparanavai@gmail.com ou secturismo@paranavai.pr.gov.br. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30  e das 13h30 às 17h. 

mostrar

28/12/2015 - 18:57:46

PARANAVAÍ: INICIATIVA INOVADORA

Na última semana, Paranavaí recebeu mais um importante reconhecimento pela gestão inovadora. O município recebeu da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) uma Menção Honrosa pela iniciativa inovadora “Construindo uma Gestão Plena através de programas próprios na Assistência Social”, que ficou entre as 15 mais votadas nacionalmente no projeto MuniCiência. 
O projeto apresentado por Paranavaí contou com cinco programas próprios do município: o Mais Leite das Crianças (que distribui um litro de leite por dia para crianças até 5 anos), o Água Solidária (que garante o pagamento das faturas de água e esgoto dos consumidores beneficiários da Tarifa Social da Sanepar), o Pró-Vida (proteção às vítimas de violência doméstica), o Construsocial (que garante uma bolsa de material de construção no valor de até R$ 5 mil que deve ser utilizada em pequenos reparos, melhorias ou reforma das moradias de famílias em situação de risco) e o Paranavaí Cuida (auxílio natalidade que garante um kit com peças de enxoval para bebês de famílias em situação de vulnerabilidade social).



mostrar

28/12/2015 - 14:00:06

VALE A PENA!: LIÇÕES QUE APRENDI COM MEU FILHO AUTISTA

Do apresentador Marcos Mion no Facebook:
Este texto é uma reflexão natalina. Um aprendizado.
Quanto mais leio para meus filhos sobre o “menino” Jesus e toda sua sabedoria, mais a identifico dentro da minha própria casa.
Não apenas os discípulos, mas todos que o conheciam, chamavam o menino Jesus de mestre.
Mestre não é um titulo que alguém pode atribuir a si mesmo. O mestre nasce da capacidade do interlocutor de reconhecer a sabedoria quando entra em contato com ela.
O mestre, para existir, por mais sábio que seja, depende da humildade daqueles ao seu redor de se reconhecerem numa posição de inferioridade, de aprendiz.
(E é assim que me sinto. Humilde e extremamente feliz de dividir meu dia a dia com uma criança que ilumina e engrandece todos ao seu redor)
Todos ja me viram falar publicamente que me sinto abençoado e extremamente feliz por ter sido escolhido por Deus para ser pai de uma criança autista, ou como eu prefiro dizer, o guardião de um anjo. O meu Romeo.
Sempre que faço algum post, aparecem centenas de pais comentando e dividindo o mesmo sentimento de gratidão. Como se fosse um clube que, quem não faz parte, secretamente agradece e não consegue nem começar a entender pq aquelas pessoas são tão gratas por fazerem parte dele.
Afinal, como que, na pratica, meu filho me faz tanto bem? Como uma criança que, aparentemente, tem dificuldades consegue me ensinar?
Como falei acima, parte da minha capacidade de identificar a sabedoria e transforma-la num aprendizado.
Vou contar o que aconteceu este Natal e qual foi a lição que ele nos deu.
Como de costume, pelo fim de Novembro, minha esposa, Suzana, e eu juntamos os tres para fazer a carta do Papai Noel.
- “Eu quero infinitos Legos!”, disse o Stefano.
- “Calma que ja tenho minha lista separada em imagens no ipad”, disse Doninha, lembrando da quantidade razoavelmente grande de presentes que ja tinha separado entre borrachas da Hello Kitty e um tenis da Nike, alem de varias coisas de menina de marcas que ela gosta.
Resumindo? Duas listas extensas e extremamente comuns para crianças que convivem num mundo tecnológico, repleto de marcas, com demandas que eu considero ridículas de consumismo. Propagandas em todo lugar, aquela maldita sensacão, que eu odeio, causada na escola que é necessário ter pra existir. Sensação que lutamos muito contra em casa enchendo as crianças de auto confiança, dando “centro” pra elas saberem que o que interessa na vida não são as coisas que o dinheiro compra, mas que, por motivos óbvios, sempre cerca qualquer criança hoje em dia. Ainda mais na época do Natal!!
Até que chegamos no Romeo e indagamos o que ele gostaria de ganhar do Papai Noel.
“Uma escova de dentes azul”.


E agora chegamos no ponto crucial desse texto.
Se você da risada com essa resposta e pensa que o menino autista realmente esta fechado no seu mundo e não conecta com a realidade, que é filho de um artista de tv, que poderia pedir qualquer coisa no mundo que ganharia e, burro, pediu só uma escova de dentes azul, esse texto não vai fazer sentido algum pra você. Pode parar por aqui. Você não consegue identificar um ensinamento quando se depara com um.
Suzana e eu, instantaneamente ficamos emocionados com aquela resposta. Ao meio de tanto consumismo, numa época que virou símbolo de consumismo, nosso mestre, sem saber, sem ter a consciência externa do que estava fazendo, afinal sua sabedoria é nata, é orgânica e instintiva, colocou nossos pés no chão, nos remontando com os verdadeiros valores do Natal.
O que realmente vale nessa vida? Essas coisas materiais vão com o tempo, quebram, ficam velhas e obsoletas tornado-se um lembrete vivo e constante de dinheiro que jogamos pela janela adquirindo valores que não interessam.
Não serei hipócrita e dizer que não é saudável comprar brinquedos e presentes. Não é isso. Sou totalmente a favor de usar o ato da compra material como recompensa e até como educação, inclusive de valores morais, mas fato é que existe um grande exagero nas proporções que o consumismo tomou hoje em dia, como mencionei explicando os pedidos dos meus outros filhos.
Ainda perguntamos pra ele se não queria mais nada, um bichinho de pelucia que ele adora, um ipad novo que, para quem não sabe, é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação dos autistas com o mundo exterior, mas ele foi categórico: “uma escova de dentes azul. É isso que eu quero ganhar do Papai Noel”.
Até que finalmente chegou o dia do Natal. Fizemos a comemoração da véspera, deixamos os cookies feitos em família na varanda para o bom velhinho e todos foram dormir muito ansiosos com a visita do Papai Noel na madrugada.
Não preciso dizer que 5:00 am ja ouvi Tefo rasgando papel de presente! rs.
Levantamos para acompanhar e viver com eles todo esse momento magico que tem data de validade, pois a crença real no Papai Noel não é eterna e, hoje em dia, acaba cada vez mais cedo. E enquanto Tefo e Doninha pareciam dois demônios da tasmânia envoltos em presentes e embrulhos, abrindo mais um e mais um e mais um, Romeo assistia de longe com um certo grau de tensão no ar.
“O Papai Noel trouxe minha escova de dentes azul?” ele perguntava sentindo o que eu identifiquei como medo de frustração! Uma real incerteza se ganharia aquele único e tão valioso presente. Lembrem que isso foi na manhã do dia 25, quase 2 meses depois do dia que escreveram as cartas e essa ainda era sua única vontade, seu único desejo de Natal.
Conduzi Romeo até arvore e o deixei identificar o presente com seu nome!
Fico emocionado ao lembrar, mas ele abriu o embrulho com uma expectativa tão grande, uma ingenuidade e um doutorado em desapego que, quando o ultimo pedaço de papel revelou sua escova de dentes azul, ele foi tomado de emocão!! Abaixou a cabeça num alivio e se atrapalhou de tão forte que essa emoção veio.
Sim, ele chorou.
Chorou de alegria, inundado pela mais pura e bela emoção! Eu e Suzana choramos juntos.
Tão pouco…um presente tão simples…e ai me deu o estalo. Mestre!
Entendi que era algo muito maior do que uma simples escova de dentes. Ali, naquela emoção, naquela pureza, naquela humildade e, acima de tudo, naquele desapego, tive a maior lição de Natal da minha vida.
Obrigado Mestre, por mais uma. Te amo.

mostrar

24/12/2015 - 15:06:08

FELIZ NATAL A TODOS!

Desejo a todos os meus poucos e honrados leitores um Natal cheio de alegria, harmonia e amor. Que esta data seja mais do que um motivo para presentear. Que todos possam crescer como pessoas, seres humanos, e o amanhã seja motivo de alegria e paz. FELIZ NATAL!!!

mostrar
2


24/12/2015 - 15:05:15

GRALHA AZUL RECEBE MEDALHA DO MÉRITO: JUSTA HOMENAGEM

Um dos grupos culturais mais renomados do Brasil recebeu nesta última segunda-feira, 21, à noite, durante solenidade a Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Doutor José Vaz de Carvalho”, uma das condecorações mais importantes do Legislativo de Paranavaí. “Tenho feito pouquíssimas homenagens, não é do meu perfil, mas caminhando pelas ruas de Paranavaí muitas pessoas me solicitaram. Fiquei convencido e motivado, pois este grupo representa nosso município em todo Paraná e no país, de uma forma tão bonita, cantando as belezas do Paraná e elevando o nome de Paranavaí. Conversei com todos os vereadores que me apoiaram nesta iniciativa para que pudéssemos homenagear com esta medalha de grandiosa envergadura de reconhecimento. Nós estamos aqui relembrando uma história que se confunde com a história cultural de Paranavaí. Nossa cidade é referência na cultura em vários aspectos. Um município que motiva cultura, que tem um teatro municipal, que lembra com muito carinho de integrantes, inclusive aqueles que deixaram o convívio e marcaram o grupo Gralha Azul. [...] É com muito orgulho que a Câmara Municipal de Paranavaí presta esta homenagem a este grupo querido e admirado por todos, que engrandecem o nome da nossa querida cidade, por meio de um trabalho extraordinário”, afirmou o propositor e presidente, vereador Mohamad Smaili. 
O prefeito Rogério Lorenzetti, admirador do trabalho do grupo também foi prestigiar o evento. “Venho acompanhando e admirando o trabalho. Não é fácil ter resultados financeiros com música da terra. Mas vocês produzem música de excelente qualidade que colocou e coloca o nome de Paranavaí entre as cidades que têm uma produção musical diferenciada do nosso país. Quem ouve as letras das músicas que vocês produzem, todas com motivações especiais e assuntos relevantes referentes a nossa terra e também a situação do nosso país sabe que realmente este grupo fazem música de qualidade. Gostaria de parabenizar os vereadores por esta homenagem por demais merecida. Que vocês continuem e possam abrilhantar cada vez mais com a beleza das suas letras e das suas músicas nossas vidas. Parabéns”, disse.    
Por meio de um relato um dos integrantes do Gralha Azul, Juarez Ferreira de Souza, o Juca, narrou a história do grupo que nasceu da vontade de quatro jovens que queriam cantar a música regional. Durante seu discurso, ele também estendeu a homenagem aos integrantes que já faleceram, Valésio Willemann, Mauro de Vitro e Sonia Burkot, e ressaltou a importância do apoio público à cultura. “Ao agradecer esta Casa Legislativa pela homenagem, gostaríamos de pedir que olhem com interesse a área cultural de Paranavaí. Existe um quadro muito especial de artistas e um voluntariado disposto a tornar Paranavaí cada vez mais uma referência cultural em nosso país. [...] Por fim, receber a medalha José Vaz de Carvalho, nome que muito respeitamos pelo que fez por nossa terra, é para nós, do Gralha Azul, uma grande honra. Muito obrigado!”, proferiu em nome do grupo.    
Atualmente o grupo é formado por Paulo Cesar de Oliveira, Dorival Ferreira Torrente, Juarez Ferreira de Souza, José Alfredo Braga, Genivaldo Nascimento e Diego Plaça de Souza. 
O Grupo já gravou 4 LPs (Ciranda Paranaense em 1980, Pitanga Madura, 1984, Clareira Maior, 1988 e Moema, a Lenda dos Três Morrinhos, 1992) 2 CDs e 1 DVD (Estrada do Sol e Vôo Canção), com 66 músicas, todas de autoria de compositores de Paranavaí. E deve lançar em 2016 mais um trabalho.



mostrar

24/12/2015 - 15:04:37

PROGRAME-SE

Quinta-feira (24): continua o tradicional bazar de final de ano de artesanato da APDE, na sede da entidade, à Avenida Lázaro Figueiredo Vieira, 220, Jardim São Vicente. O bazar funcionará sempre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Contato: 3423-5069.
Quinta-feira (24): a partir das 22h tem Baile de Natal no Clube Idade Dourada, com animação de Kelly e Dudu “DKR”.
Quinta-feira (24): quem anima o Baile de Natal do Paranavaí Tênis Clube, é a banda Fole Solto. A partir das 23h.
Quinta-feira (24): a Festa de Natal na Arena Mix terá três super atrações: a DJ Ale Rauen, a banda Resistência Ativa, e no segundo ambiente, muito sertanejo com Jefferson Andrade.
Sábado (26): para quem gosta de uma boa sessão pipoca, no Cine Aston (no Shopping Cidade) estão sendo exibidos os filmes: O Reino Gelado 2 (sessões às 16h30 e 18h, censura Livre); Jogos Vorazes: O Final (sessões às 19h20 e 21h40, censura 14 anos); e Bem Casados (sessões às 19h30 e 21h10, censura 12 anos).
Sábado (26): no Paranavaí Tênis Clube, baile ao som da banda Santa Maria, a partir das 22h30.
Domingo (27): o Baile da Pipoca do Paranavaí Tênis Clube começa às 17h, com aula de dança. As atrações são Mizael Gaiteiro e a dupla Zinho e Zé Luiz, de Paraíso do Norte. Ingressos a R$ 5.

mostrar

Fale com o Praxedes