21/12/2015 - 21:26:01

ALVARO E REQUIÃO NA FRENTE DA DISPUTA PELO GOVERNO DO PR

Roberto Requião e Alvaro Dias são os favoritos para a disputa do governo do Estado em 2018. É o que diz levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas, realizado com 1.520 eleitores em 60 municípios do Paraná entre os dias 10 e 14 de dezembro. Alvaro Dias tem 33,9% das intenções de voto. Requião, 26,7%. São os ponteiros. A seguir vem Ratinho Junior, com 16,9%, Gleisi Hoffmann, 4,3%, Cida Borghetti, 2,8%, Não sabe, 8%, Nenhum, 7,3%.
Quando Alvaro Dias sai do cenário, Requião passa à ponta com 29,8%, Osmar Dias, 26,8%, Ratinho Jr tem 19%, Gleisi Hoffmann, 4,5%, Cida Borghetti, 3,4%, Não sabe, 8,1%, Nenhum, 8,5%.

mostrar

21/12/2015 - 21:25:17

DILMA FICA MUDA NO FINAL DE ANO

Lauro Jardim


A tradicional fala do presidente da República no fim do ano está pela bola sete neste 2015.
O martelo ainda não foi 100% batido, mas é quase certo que Dilma Rouseff não faça qualquer pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. Motivo: não há o que dizer agora.
Dilma pode até continuar falando em entrevistas em suas agendas públicas - na quarta-feira mesmo, estará no Rio de Janeiro, numa inauguração de uma obra das Olimpíadas, e deve falar.
Mas não num pronunciamento rememorando o que foi feito no ano em curso e projetando um cenário melhor para o futuro.
Até porque Dilma não poderia repetir os chavões clássicos deste tipo de discurso. Em 29 de dezembro de 2013, por exemplo, Dilma abriu sua fala assim:
 — Graças ao esforço de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, o Brasil termina o ano melhor do que começou.

mostrar

21/12/2015 - 21:24:25

MENSAGEM DE WALDUR TRENTINI AOS NOVOS CONSELHEIROS

“Abra todas as janelas que encontrar e as portas também.  Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também” (Fernando Pessoa). Essa afirmação representa como deve ser sempre o agir de cada Conselheiro: agir em defesa do próximo até que ele consiga sair da agonia e mergulhar na bonança, até quando ele saia da espera e conquiste o atendimento.
A missão de abrir as janelas e as portas para o semelhante e por ele lutar e dedicar-se até que consiga ser atendido,  por certo é desafiadora e repleta de obstáculos. Mas desafios e obstáculos são sempre superados por quem carrega consigo o ideal de servir.
O Conselho de Saúde de Paranavaí é tido, desde a sua constituição, como um Conselho combativo, qualidade que lhe deu destaque e o elevou inclusive à presidência do Conselho Estadual. Esse perfil do Conselho há de continuar. O Conselho entra nos seus 25 anos de existência e de trabalho intenso. 
Além de combativo, o Conselho precisava organizar-se, para melhor defender a população. E, com a contribuição de todos, o Conselho se organizou gradativamente. Procuramos dar ao já cultivado perfil firme, uma sustentação jurídica que pudesse ampliar a atuação do Conselho em favor da população. Prova disso é que hoje, de forma pioneira, os Conselheiros são legalmente empossados e já no primeiro instante
recebem um Manual do Conselheiro com a “nominata” de todos os integrantes e respectivas Entidades, para que, ao ingressarem  no Conselho saibam desde logo de suas atribuições, de seus direitos e obrigações, inclusive possam concorrer a cargos da Diretoria – Mesa Diretora, encabeçando ou participando da Direção.
Também por iniciativa de vanguarda e fruto do empenho do Conselho e do desejo de todos, tivemos a conquista de trazer para nossa cidade e região o curso presencial jamais autorizado antes, de capacitação para Conselheiros, que se inicia agora em março próximo. Procuramos sustentar uma integração com autoridades dispostas a participar e apoiar o trabalho do Conselho em favor da População.
Mas, essas e outras tantas conquistas não terão razão de ser, se o Conselho não ampliar a cobrança que deve fazer em defesa da População. Devemos ter um olhar sempre voltado à População, em apoio a ela, em defesa dela, de forma intransigente.
A administração já tem a sua estrutura de ação. Mas, a População, não. A população espera que o Conselho seja a estrutura de que precisa para garantir a todos o acesso à saúde. Precisamos continuar cobrando mais atendimentos, consultas, exames, cirurgias, leitos, tratamento no domicílio. Nossa cidade pode e deve atender a população aqui mesmo, sem necessidade de sofridos e distantes tratamentos.
O agir do Conselho não é fácil. Mas tem um instrumento que assegura o trabalho a todo aquele que se dispuser a trabalhar. Esse instrumento é o de que todo Conselheiro, titular ou suplente, pode participar de reuniões, de debates, apresentar propostas, participar de atos públicos. Igual direito tem a população.
Ela pode espontaneamente participar do Conselho e ter direito a voz, manifestar-se, propor. 
O Conselho tem que agir por iniciativa própria e não esperar inciativa externa ou reclamação, para só assim agir. Se fizesse isso, não teria sentido de ser. Temos que nos antecipar aos fatos e aos problemas e buscar solucioná-los. Por isso, o trabalho do Conselho é difícil, muito difícil. Mais difícil ainda quanto mais o Conselho se empenha de verdade em defender a população, quando divulga ações e informa as decisões.
O agir do Conselho leva frequentes vezes à cobrança, à reivindicação persistente, e até ao combate direto. Mas isso é salutar e é da essência do trabalho de cada Conselheiro. 
Temos que agir assim. Com coragem. “Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas” (Charles Chaplin). 
Queremos saudar as novas estrelas que chegam ao Conselho e as estrelas que persistem na luta do Conselho, e nesse saudar incluímos a convicção de que prosseguiremos com um Conselho forte e independente, do qual a população terá sempre a certeza de que
pode se orgulhar do Controle Social que o Conselho faz. 
(Saudação do presidente Waldur Trentini aos novos Conselheiros de Saúde de  Paranavaí, empossados dia 17/12/2015)

mostrar

18/12/2015 - 21:18:26

CAGED: PARANAVAÍ REGISTRA SALDO NEGATIVO DE 121 VAGAS EM NOVEMBRO

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Paranavaí teve saldo negativo de 121 empregos no mês de novembro, com destaque para os setores de Serviços (-48) e Construção Civil (-42). O comércio foi o único setor econômico a mostrar saldo positivo, mais 28 vagas. Pouco por ser uma época de grande contratação de temporários nessa área. No acumulado do ano, janeiro-novembro, o saldo permanece positivo, em 361 postos de trabalho.

mostrar

18/12/2015 - 20:52:09

SICOOB NA FESTA DE NATAL DO JARDIM IPÊ

Mantendo a parceria com atuais e futuros associados do bairro e exercitando o 7º princípio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade), o Sicoob participa da festa de Natal do Jardim Ipê, iniciada na última terça-feira com a chegada do Papai Noel e desfile de carros decorados.
Dentro deste trabalho em conjunto o Sicoob estará ao lado dos comerciantes e clientes na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, a partir das 20 horas, com uma série de atividades na Rua Sineval Fortes, a principal via do Ipê e que concentra a maior parte do comércio e dos serviços. 
Dentre as atividades previstas, recreação com brinquedos infláveis, Papai Noel com distribuição de balas, além da grande atração da noite – o Grupo Kotobuki Taiko, da SPDC, projeto que conta com apoio do Sicoob. 
O Grupo Kotobuki Taiko – composto por 15 jovens e crianças - é uma referência para a região e para o Brasil, inclusive com conquistas em importantes campeonatos nacionais e representação do país no exterior. 
Trabalho nascido e consolidado na Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), se desenvolve de forma cada vez mais autônoma, se organizando em cooperativa - a Coopertaiko.  
No Kotobuki Taiko os integrantes trabalham a preservação da cultura japonesa e de imigrantes, que tanto contribuíram para a formação do Brasil. Através do Taiko, os jovens desenvolvem atitudes de respeito, em consequência, também o cooperativismo. 
Com as batidas fortes, os movimentos e os gritos, os componentes buscam transmitir o que sentem no momento em que estão tocando: alegria, emoção e, principalmente, muita energia. 
As competições que o grupo participa motiva os jovens a aprender cada vez mais sobre essa cultura milenar. 
PRÊMIOS - No ano de 2009 o Grupo Kotobuki Taiko foi campeão brasileiro na categoria juvenil, conquistando o direito de representar o Brasil no Japão. Em 2011, novamente campeão brasileiro, desta feita na categoria livre.





mostrar

18/12/2015 - 18:50:26

SÓ RINDO

No Face: O WhatsApp brasileiro não cumpriu nem metade da pena.
Em referência à decisão judicial que exigia o bloqueio do aplicativo ser de 48 horas e no meio da tarde do primeiro dia já estava reestabelecido.

mostrar

18/12/2015 - 16:33:31

DELEGADO KIQ FALA SOBRE A PRISÃO DO IRMÃO

O delegado operacional da 8ª SDP, Carlos Henrique Rossato Gomes, o KIQ, usou o Facebook para falar sobre a prisão de seu irmão, o advogado César Rossato Gomes, em operação realizada ontem em diversos municípios do Paraná e que tinha como objetivo desarticular a atuação do PCC nos presídios e cidades do Estado. Eis o que KIQ escreveu:


Esperei um dia para me manifestar, afinal, no calor dos fatos a gente fala besteira.
Não vou defender ninguém, quem decide o que é certo ou errado é a justiça.
Mas é muito triste e revoltante ver alguns veículos de informação exporem a minha vida particular e da minha esposa por algo que não temos qualquer responsabilidade.
Como disse o meu amigo e profissional que mais admiro, quem gosta de mim vai continuar gostando, quem me odeia, vai continuar odiando. Isso não me preocupa.
Só não achei correto o que determinado segmento da imprensa fez, dando a entender que eu poderia ter envolvimento, me cobrando justificativas.
Saibam os senhores que quem passou o endereço para cumprimento das medidas contra meu irmão, FUI EU!
O que não admito é canalhice, falta de ética e de responsabilidade por instituições que cobram tanto isso dos outros.
Responsabilidade essa que virá a tona pois, como eu disse, quem diz o que é certo ou errado é a justiça e eu vou cobrar!
Continuo meu trabalho de cabeça erguida, com a mesma dedicação e ética de sempre, sem precisar dar justificativas!
Pra mim, missão dada sempre será missão cumprida.
Obrigado a todos pelas mensagens de carinho.
SEMPER FI. 1*
P.s. Parabéns à imprensa séria, vocês que me respeitam, sempre terão o meu respeito. Obrigado.

mostrar
4


18/12/2015 - 15:47:12

SINAL DE CELULAR EM GRACIOSA: INÍCIO DO FUNCIONAMENTO CONTARÁ ATÉ COM PRESENÇA DE DEPUTADO FEDERAL

A partir de segunda-feira, dia 21 de dezembro, entra oficialmente em funcionamento o sinal de telefonia móvel no distrito de Graciosa. Há alguns dias o sinal havia sido implantado em caráter experimental, mas a partir de segunda os moradores do distrito já têm a garantia do sinal da operadora TIM. 
O ato de início oficial das operações vai acontecer às 8h30, no local onde está instalada a torre de sinal móvel (Rua Osvaldo Cruz, esquina com a Rua Iroí), e contará com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, que foi o porta-voz da comunidade para a liberação do sinal, além do prefeito Rogério Lorenzetti, lideranças de Graciosa e um representante da diretoria da TIM. O evento é aberto à participação da comunidade.

mostrar
1


18/12/2015 - 15:46:25

PORQUE HOJE É SEXTA-FEIRA

Sexta-feira (18): continua o tradicional bazar de final de ano de artesanato da APDE, na sede da entidade, à Avenida Lázaro Figueiredo Vieira, 220, Jardim São Vicente. O bazar funcionará sempre das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Contato: 3423-5069.
Sexta-feira (18): Feira da Lua a partir das 18h, na Praça dos Pioneiros.
Sexta-feira (18): para quem gosta de uma boa sessão pipoca, no Cine Aston (no Shopping Cidade) estão sendo exibidos os filmes: O Reino Gelado 2 (sessões às 16h30 e 18h, censura Livre); Jogos Vorazes: O Final (sessões às 19h20 e 21h40, censura 14 anos); e Bem Casados (sessões às 19h30 e 21h10, censura 12 anos).
Sexta-feira (18): no London Pub tem Legião Urbana Cover. E pra abrir a noitada, show da banda Red Velvet, a partir das 23h.
Sábado (19): no Paranavaí Tênis Clube, a animação do baile gauchesco fica por conta do grupo Os Pirilampos.
Sábado (19): o chão da Arena Mix vai tremer com um mega show de Ricardo Farhat + Barbexx
Domingo (20): baile ao som do grupo Os Pirilampos, no Paranavaí Tênis Clube. Às 17h terá aula de dança. Ingresso R$ 5.

mostrar

18/12/2015 - 15:31:07

ELEIÇÃO DA AMUNPAR I: ZÉ MARIA VENCE LORENZETTI POR 13 A 11

Por apenas um voto, o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti perdeu hoje a disputa pela presidência da Amunpar, contra o prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo, Zé Maria. O resultado foi de 13 a 11 para Zé Maria, mas caso houvesse empate a vitória seria de Lorenzetti, pelo critério de idade. A vitória de Zé Maria é atribuída, em grande parte, à participação efetiva da Casa Civil do Governo do Estado que disparou telefonemas para todos os prefeitos da região pedindo voto para o prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo. A disputa envolveu também os deputados Luiz Romanelli, do lado de Zé Maria, e Tião Medeiros, do lado de Lorenzetti.

mostrar
7


Fale com o Praxedes