07/12/2016 - 18:23:02

ÁRVORE DE NATAL COM PÉ DE MACONHA

Um pé de maconha de aproximadamente um metro de altura foi apreendido na segunda-feira (5) em uma residência do bairro Mailasque, em São Roque (SP). De acordo com informações da Polícia Militar, o proprietário da casa queria enfeitar a planta como árvore de Natal, o que motivou uma discussão entre ele e a esposa, que acabou sendo agredida fisicamente pelo marido.
Inicialmente, os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de desentendimento de casal. Ao chegarem no local, a mulher afirmou ter sido agredida várias vezes pelo marido, que fugiu da casa e não foi localizado até a manhã desta terça-feira (6). 
A mulher revelou aos policiais militares que o que motivou a agressão foi o fato do marido cultivar, há varios meses, um pé de maconha em casa. Além disso, ele queria usar a planta como árvore de Natal, segundo a esposa.
A mulher ainda afirmou aos policiais que o marido tinha "ciúme" do pé de maconha. A planta e a mulher foram levadas para a Delegacia de São Roque, onde foi elaborado boletim de ocorrência por lesão corporal dolosa, violência doméstica e também por posse de ilegal de drogas. 

mostrar

07/12/2016 - 18:22:19

JUSTIÇA CONDENA COLUNISTA A 9 MESES DE PRISÃO

O jornalista Celso Nascimento, da “Gazeta do Povo”, foi condenado nesta quarta-feira (7), pelo juiz Plinio Augusto Penteado de Carvalho, a 9 meses e 10 dias de prisão substituídos, em função de ter mais de 70 anos de idade, pelo pagamento de multa de 10 salários mínimos, acrescida da suspensão de seus direitos políticos.
A condenação é decorrente de queixa-crime apresentada pelo conselheiro e presidente do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha, contra o jornalista, pela publicação de artigo em que atribui ao denunciante retardar parecer na condição de relator do processo, no TCE, sobre o edital para a implantação do metrô em Curitiba, obra que nunca saiu do papel.
Imagem
O artigo assinado pelo jornalista, que data de 13 de novembro de 2014, insinua que a atuação de Bonilha teria sido influenciada pelo governador do Estado, Beto Richa. Na condenação por calúnia e injúria, que também teve parecer favorável por parte do Ministério Público, o juiz destaca que o texto publicado por Nascimento “afeta a imagem não somente do querelante, mas também de outras autoridades públicas, como o governador; além disso, põe em xeque a credibilidade do Tribunal de Contas do Estado, insinuando a subordinação da Corte ao Chefe do Executivo”.
Ainda na sentença o juiz destaca que: “Assim como é certa a liberdade de expressão – que pode ser naturalmente usada como causa de justificação em apuração de crimes contra a honra – também é certo que, constatando - se a falsidade da informação ou ausentes provas quanto à veracidade das alegações, caracterizando-se a ofensa à honra do indivíduo, pode-se invocar a tutela da lei cível e/ou penal para coibir o excesso no exercício de tal direito”. O jornalista também foi condenado a pagar custas do processo.
Direitos
No processo, Plinio Augusto Penteado de Carvalho, analisa o papel da imprensa, cita sua admiração pelo falecido jornalista Mussa José de Assis, destaca a relevância do papel da “Gazeta do Povo”, mas lembra que “o direito à liberdade de expressão e o direito à honra e imagem das pessoas são igualmente assegurados na Constituição Federal”, deixando claro que a liberdade de imprensa é essencial à própria formação da cidadania, lembrando, entretanto, que a liberdade de informação não deve violar outros direitos fundamentais.

mostrar

06/12/2016 - 18:44:39

LIGAÇÃO ENTRE PORTO SÃO JOSÉ E PORTO RICO: AUMENTAM AS CHANCES

BID recebeu carta de recomendação do Ministério do Planejamento afirmando que está tudo certo para a liberação de financiamento pleiteado pelo Governo do Paraná. Agora o Banco vai analisar o perfil das obras de infraestrutura que serão executadas com os recursos e que promovem o desenvolvimento social e regional. O financiamento no valor de  US$ 235 milhões será usado em obras rodoviárias, projetos na área de infraestrutura e na construção de centros logísticos. 
Publicada a notícia acima, o presidente do PSDB de Paranavaí, advogado Ary Bracarense Júnior informou em páginas do WhatsApp que a pavimentação asfáltica entre Porto Rico e Porto São José, com projeto praticamente pronto, estaria aguardando a liberação deste financiamento do BID. Importante área do turismo local seria favorecida com tal obra.

mostrar

06/12/2016 - 18:43:54

HORÁRIO ESPECIAL DE DEZEMBRO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

Começa nesta quarta-feira, dia 7, o horário especial do comércio de Paranavaí, quando o expediente será das 9 às 22 horas até o próximo dia 23. Nos sábados (dias 10, 17 e 24) o expediente será das 9 às 17 horas. E no dia 18, domingo, o comércio abrirá das 13 às 18 horas.
No dia 26, segunda-feira depois do Natal, o expediente do comércio vai começar às 10 horas. E no dia 2 de janeiro, segunda-feira pós ano novo, o comércio ficará fechado, para compensar o feriado trabalhado do dia 14 de dezembro, aniversário da cidade.
A abertura do comércio em horário especial tem por objetivo facilitar as compras dos consumidores locais e atrair os da região e é fruto de negociação entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sivapar) e dos Empregados no Comércio (Sindoscom), com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP).
A ACIAP estima que as vendas de fim de ano de 2016 superem as do mesmo período do ano passado entre 5 e 10%. “O comerciante de Paranavaí tem usado a criatividade para superar os momentos difíceis e este ano não será diferente”, vaticina o presidente das ACIAP, João Roberto Viotto.

mostrar

06/12/2016 - 18:43:19

CONJUNTO LUIZ LORENZETTI RECEBE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO DIA 15

A administração municipal entrega no próximo dia 15 de dezembro (quinta-feira), uma nova escola para a comunidade de Paranavaí. A Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto está localizada no Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti (Jardim São Jorge). A escola foi construída já com toda a estrutura para o atendimento de alunos em tempo integral, sendo a décima do município que poderá funcionar neste regime educacional. A entrega das instalações está marcada para às 18h30.
A nova escola tem 3.183,09 m2 de área total construída. São 12 salas de aula, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, auditório, refeitório, estrutura administrativa e ambientes para professores, estacionamento, bicicletário, além de uma quadra poliesportiva coberta. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atendendo aos padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), adaptado ao terreno local. O investimento total foi de R$ 4.050.908,85, totalmente com recursos próprios do município. As obras foram executadas pela empresa WDX – Construtora Eirele
“Este é o maior investimento com 100% de recursos próprios do município em uma obra nos últimos 25 anos em Paranavaí. Fizemos este investimento alto na escola do Conjunto Luiz Lorenzetti porque entendemos a importância do benefício que isso trará para aquela comunidade, que hoje, só nos três conjuntos habitacionais, agrega cerca de 1.300 famílias. É uma minicidade. Estimamos que aproximadamente cinco mil pessoas morem nesses conjuntos, número superior a 11 dos 28 municípios da Amunpar. Essa população terá uma escola de qualidade para as crianças e será um ponto de referência nesta região”, destaca o prefeito Rogério Lorenzetti.
Inicialmente, a escola atenderá 250 alunos para o período letivo de 2017, estudando em tempo integral.

mostrar

06/12/2016 - 18:41:35

SICOOB CENTRO FUNCIONA DAS 8H ÀS 13H NESTA SEXTA

A agência Sicoob Centro de Paranavaí atende em horário especial nesta sexta-feira, 09 de dezembro. O expediente será antecipado para o período entre 8h e 13h, ao invés do convencional que é das 10h às 15h. 
A alteração se faz necessária por causa da mudança de prédio, cuja inauguração da nova sede está marcada para a próxima segunda-feira, 12 de dezembro, às 09 horas. A atual agência, localizada na Rua Minas Gerais, será transferida para amplas e modernas instalações na Rua Manoel Ribas.
Mesmo com horário diferenciado no centro durante a sexta-feira, o cooperado do centro que precisar de produtos e serviços fora do expediente excepcional, pode procurar as agências Sicoob São Jorge ou Sicoob Ipê, que atenderão normalmente neste dia, entre 10 e 15 horas.

mostrar

06/12/2016 - 18:41:05

RENAN CALHEIROS (PMDB-AL) DESRESPEITA DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Numa manobra assinada pela mesa direto do Senado, que alega não ter de cumprir decisões monocráticas de STF - Supremo Tribunal Federal, ele não assinou o mandado que seguiu por mãos de um Oficial de Justiça, dando ao mesmo, até a assinatura oficial do descumprimento da Liminar da nossa Corte Suprema, um chá de cadeira, que teve de esperar desde as 9hrs e 37 minutos de hoje, até o início da tarde.
Além do vexame preconizado por todo o Congresso Nacional nesses últimos dias, Renan se mostrou péssimo estrategista, pois, ao se negar a cumprir a decisão do ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, ele arrumou confusão com todo o pleno da Corte.
Os ministros batem boca entre eles, mas a agressão a um, soa nos gabinetes como agressão coletiva.
Em caráter liminar, Marco Aurélio de Mello pontuou; "Não decido sobre o mandato concedido a Renan Calheiros pelo soberano povo de Alagoas, mas concedo liminar afastando o mesmo da presidência do Senado da República, vistas à posição do Supremo Tribunal Federal possui em relação a cadeia sucessória do presidente da República, mesmo com o pedido de vistas de um dos ministros.
(V.G.)

mostrar

06/12/2016 - 18:40:19

PRESSÃO CONTRA O PROJETO QUE PERMITE ANIMAIS EM HOSPITAIS

O presidente Ademar Traiano (PSDB) confessou nesta terça-feira (06), que está enfrentando dificuldades para decidir pela promulgação de um projeto de lei que permite a visita de animais de estimação a hospitais públicos e privados no Paraná. A proposta, do deputado Hussein Bakri (PSD), foi aprovada pela Assembleia Legislativa e vetada pelo governador Beto Richa (PSDB).
O veto acabou derrubado pelo Plenário. Com isto, sobra para Traiano promulgar ou não. "O que está acontecendo é que estou sofrendo uma grande pressão da sociedade médica e da vigilância sanitária, para engavetar o projeto, uma vez que a ida de animais em hospitais seria uma ameaça de contaminação destes ambientes", disse o presidente da Assembleia, em entrevista à imprensa.  

mostrar

06/12/2016 - 18:39:48

TRABALHADOR TERÁ DE CONTRIBUIR 49 ANOS PARA RECEBER 100% DA APOSENTADORIA

Na proposta do governo para a reforma da Previdência, o trabalhador precisará contribuir 49 anos para assegurar o recebimento de 100% do benefício, afirmou nesta terça-feira o secretário de Previdência, Marcelo Caetano. O tempo mínimo de contribuição é 25 anos mas, com o cumprimento desse período, o trabalhador tem direito a 76% da aposentadoria. As informações são do Estadão.
Isso acontece porque a reforma da Previdência propõe que a regra de cálculo do benefício seja um piso de 51% da média de salários de contribuição do trabalhador acrescido de 1 ponto porcentual por ano de contribuição.
O valor também continuará limitado ao teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), hoje em R$ 5.189,82. Com a nova regra, tanto o fator previdenciário quanto a fórmula 85/95 deixarão de existir.
"Alguém que tenha 26 anos de contribuição vai ter 77% do valor médio de contribuição", exemplificou Caetano. "É bem mais simples que o fator previdenciário. Digamos que tenha 40 anos de contribuição. Sobre a média, aplicaria 91%.

mostrar

06/12/2016 - 18:39:15

JUSTIÇA FEDERAL MANDA PRENDER ADRIANA ANCELMO, MULHER DE SÉRGIO CABRAL

Para resguardar a ordem pública e dar garantias ao devido processo legal, a Justiça Federal no Rio de Janeiro, ordenou hoje a prisão da advogada Adriana Ancelmo, que foi primeira-dama do RJ e envolvida em diversos ilícitos investigados, desde corrupção ao desvio de  dinheiro público e enriquecimento ilícito.
O escritório de advocacia de Adriana, saltou de 2 milhões de faturamento, para 17 milhões já no primeiro ano de mandato de Sérgio Cabral.
(Velho Gagá)

mostrar

Fale com o Praxedes