Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018

20/11/2017 - 19:18:55

BLACK FRIDAY: CUMPRA-SE A LEI DO USO DE CALÇADAS

Pelo que informa a Aciap, a semana de Black Friday em Paranavaí será a primeira experiência do comércio com a lei que regulamenta o uso de calçadas na região central da cidade. A entidade e os consumidores esperam que sejam respeitados os limites ditados pela lei apresentada pelo vereador Lucas Barone e todos possam usufruir de forma harmoniosa mais esta promoção. A ACIAP se propõe a informar os associados sobre como devem dispor as gôndolas e araras nas calçadas para atender a lei. Que a prefeitura e a ACIAP sentem depois para fazer uma avaliação do evento e corrigir possíveis falhas. Antes podem enviar funcionários para dar uma passada pelas calçadas do centro da cidade nesta semana.

mostrar

20/11/2017 - 19:18:00

PREFEITOS VÃO A TEMER PEDIR POR 13º

Prefeitos de todas as regiões do Brasil estarão nesta terça e quarta-feira (21 e 22) em Brasília para pedir ao governo federal a liberação de R$ 4 bilhões extras para reforçar o caixa dos municípios neste final de ano. A parte referente aos 399 municípios do Paraná é de R$ 270,3 milhões. O movimento é coordenado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), com apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prevê a realização de várias atividades para sensibilizar o Governo Federal e o Congresso Nacional quanto à importância da liberação dos recursos.
"As prefeituras estão enfrentando uma das maiores crises da sua história. A verba extra que estamos pedindo será fundamental para ajudar os municípios a honrarem seus compromissos financeiros neste final de ano", explica o presidente da AMP, Marcel Micheletto (PSDB), prefeito de Assis Chateaubriand e vice-presidente da CNM.

mostrar

20/11/2017 - 19:17:08

CURSO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA COMEÇA NESTA TERÇA

A Polícia Militar iniciará, nesta terça-feira (21) o Curso de Polícia Comunitária “Cidadão Seguro” para toda a comunidade. As palestras serão ministradas de 21 a 24 de novembro, sempre às 19h, no auditório da Unipar. A aula inaugural terá como tema “Polícia e Sociedade”, visando a compreensão de “Polícia Comunitária” no desenvolvimento dos papéis da polícia e da comunidade no cenário de segurança pública. A palestra será ministrada pelo Coronel Vanderley Rothemburg, que atua como chefe da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Paraná e da Seção de Comunicação Social da Polícia Militar do Paraná. No mesmo dia também será abordado o tema “Dicas de Segurança e Prevenção ao Crime”, que compreende técnicas rotineiras para que o cidadão não se torne uma vítima em potencial de crimes violentos, furtos e roubos a pessoas, comércio e residências.
Outros temas serão desenvolvidos nos próximos encontros, como “Projetos Sociais”, levando ideias e modelos de projetos realizados em outras cidades para possível implantação na região; “CONSEG” – Conselho Comunitário de Segurança, que explica sua função no cenário; “Mobilização Social”, que traduz o sentido e a importância da sociedade se organizar para conseguir modificar o espaço em que vive; e “Direitos Humanos” que possibilita o entendimento dos direitos essenciais de todos os povos.
No término do curso será disponibilizado certificado de participação de 16 horas. As inscrições poderão ser feitas na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar ou pelos telefones (44) 3421/1700 / 3421-1729, até às 15h desta terça-feira (21). 

mostrar

17/11/2017 - 14:48:38

RACISMO DE QUEM DEVIA DAR O EXEMPLO

Lamentável sob todos os aspectos, o fato relatado pelo Portal da Cidade de um caso de ofensa racial feito por uma professora do Colégio Unidade Pólo contra uma companheira de trabalho. O ato deplorável partiu de quem deveria lutar com todas as armas para que o racismo não se espalhe. Ao afirmar que sua colega teria "que cair em um tambor de QBoa" para se igualar a ela, a educadora dá uma demonstração de despreparo para a função a que se propõe. Salutar saber que o caso foi parar na Delegacia, muito pela pressão dos alunos que ouviram a ofensa e também se sentiram ofendidos. As escolas já têm problemas suficientes para ter que conviver também com o racismo. Que o caso seja apurado com rigor e as penalidades cabíveis aplicadas. A denúncia foi feita também no Núcleo Regional de Educação e na APP-Sindicato.

mostrar
2


17/11/2017 - 14:48:09

CONSELHO DE CULTURA ENVIA REIVINDICAÇÕES AO PREFEITO KIQ

Em reunião realizada no último sábado, membros do Conselho de Cultura de Paranavaí elencaram pedidos de informação e mudanças na estrutura de funcionamento da Fundação Cultural. O Conselho quer saber se o teatro municipal e outros equipamentos estão sendo utilizados normalmente, bem como se existe proibição legal para o uso. Outra indagação diz respeito aos critérios para nomeação de cargos comissionados. Recentemente, teve grande repercussão o fato do prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, ter nomeado a ex-mulher para o cargo de coordenadora geral da Fundação Cultural. Os representantes da Cultura sugerem, entre outras coisas, a elevação do Plano Plurianual nos investimentos da área, o aumento de núcleos de Cultura, a revisão da condição de contratação dos profissionais e realização de concurso público.
Participaram da reunião: Luciana Niehues, Giorgio Butignon,  Guilherme Augusto Miojow, Lucas Belanda, Arthur Bellanda, Marcos Andrei, Waldur Trentini, Sergio Torrente, Fernando Francisco Bana , Elvis Oliveira e o presidente João Henrique Ernesto de Andrade.

mostrar
3


17/11/2017 - 14:47:21

DUPLICAÇÃO DA BR-376: AUDIÊNCIA NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES É ADIADA

O Blog do Taturana informa que a reunião no Ministério dos Transportes para discutir a duplicação da BR-376, prevista para a próxima segunda-feira foi adiada. Os organizadores da ida a Brasília parecem ter esquecido que a agenda dos deputados é diferente da dos cidadãos comuns, começando na terça-feira e indo até quinta-feira. A próxima tentativa está agendada para o dia 28, uma terça-feira.

mostrar

16/11/2017 - 19:43:42

DOIS PROBLEMAS ANTIGOS

Anunciada como responsável pela solução para dois problemas antigos da malha viária de Paranavaí, a Secretaria de Infraestrutura terá que esperar um pouco para se vangloriar dos resultados. No caso do cruzamento das Avenidas Heitor Furtado e Tancredo Neves, o fluxo constante e diário de caminhões no trecho vai mostrar se a medida foi acertada. Já quanto à desobstrução das galerias como o remédio para as inundações que atingem uma parte da Avenida Paraná, fica a dúvida sobre se a real solução não estaria na ampliação da galeria. Aguardemos e torçamos para que as ações da prefeitura estejam corretas.

mostrar

16/11/2017 - 19:43:11

MAPEAMENTO NA MALHA ASFÁLTICA: APLICATIVO EM 2018

Reportagem da RPC reafirmou hoje que a partir de 2018, o paranavaiense terá um aplicativo em que poderá apontar à prefeitura os problemas da malha asfáltica nos bairros de Paranavaí. Já que a iniciativa depende, segundo o secretário Darlan Alves, de uma verificação feito por profissional da prefeitura, será preciso inicialmente aumentar a equipe técnica. Outro aspecto a se considerar é que ao apontar os buracos que têm em suas ruas, os cidadãos irão aguardar que algo seja feito e certamente não vão gostar de serem preteridos. 

mostrar

16/11/2017 - 19:41:49

FEMUP: NOITES DE GALA SEXTA E SÁBADO

Desde o último domingo (12) Paranavaí está respirando cultura com a programação oficial do 52º Femup (Festival de Música e Poesia de Paranavaí) e 49º Concurso Literário de Contos. Hoje (quinta-feira) será o dia do 6º Femupinho – Festival de Poesia e Declamação de Paranavaí, às 19h30, no Teatro Municipal. Amanhã (sexta) e sábado acontecem as duas noites de gala com as apresentações das músicas, poesias e contos selecionados nas fases nacional e regional. A entrada é gratuita.
Na sexta e no sábado (17 e 18) a programação começa às 14h30, na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley, com as leituras dramáticas de contos. Nas duas noites, a partir das 20h30 acontecem as apresentações das 24 músicas, 12 poesias e 8 contos selecionados para o 52º Femup, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. A lista dos trabalhos selecionados está disponível no site www.femup.com.br

mostrar

16/11/2017 - 19:41:15

PALESTRA NA ACIAP: PERSPECTIVA ECONÔMICA

Arthur Igreja, um dos mais importantes palestrantes da atualidade da América, estará em Paranavaí na quarta-feira da próxima semana, dia 22. Ele vai proferir palestra com o tema “Brasil 2017/2018 – Perspectiva Econômica”, mostrando um diagnóstico da economia brasileira, o contexto global, as projeções do cenário político-econômico e as oportunidades.
O evento começa às 8 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) com um café da manhã com o palestrante. E na sequência ele fala aos presentes. A palestra, gratuita, é um oferecimento do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que tem como mantenedores o Sebrae, ACIAP, Sala do Empreendedor, Prefeitura de Paranavaí, Sicoob e Faculdade Fatecie.

mostrar

Fale com o Praxedes