Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

27/02/2017 - 19:49:29

RADAR MÓVEL: KIQ CONFIRMA MEDIDAS E DETONA CRÍTICOS

Em texto publicado no Facebook na última hora de domingo, o prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, informou as medidas que tem adotado na questão de mobilidade urbana, como forma de rebater as críticas que vem recebendo por renovar o contrato da  empresa do radar móvel. Como este blog tem defendido mesmo antes da gestão atual, só podemos falar em "indústria de multas" se ficar comprovado que os aparelhos estão superdimensionando a velocidade desenvolvida pelos veículos. O prefeito KIQ, como pode ler abaixo, foi ainda mais fundo e lembrou que a máquina não pode ser corrompida com "cinquentão". 
A íntegra do texto publicado por KIQ, com a hashtag #QueComeceOMimimi no final:
Quem passa pela Av. HEITOR ALENCAR FURTADO, em frente a rodoviária, já percebeu que existem duas câmeras. Trata-se do radar fixo em teste. Um plano de mobilidade urbana está em andamento e os locais de instalação dos radares fixos serão determinados por estudos técnicos.
A parceria com o DETRAN já está quase concluída, faltando apenas a análise jurídica do termo de cooperação técnica.
Essas foram as medidas possíveis para os menos de 60 (sessenta) dias de mandato.
Mas isso não me preocupa. O que me preocupa é o rumo que as coisas tem tomado, culturalmente falando.
As leis determinam um limite de velocidade e aquele que é multado se acha no direito de questionar o radar. Errado é o equipamento e não o infrator (!?).
Quando a DITRAN aplica uma multa qualquer, teimam em criticar o agente fiscalizador, afinal, sempre temos uma desculpa aceitável para estacionar em fila dupla ou em local proibido. Ah claro, podemos parar sobre a calçada para frequentar a missa. Podemos parar em fila dupla pra pegar o filho na escola. Podemos mesmo?
Reclamamos da falta de vagas no centro, mas criticamos o estacionamento rotativo e a multa por falta de cartão (mesmo tendo vários dias para regularização).
Esse é o legado que estamos deixando para as próximas gerações, o legado da inversão de valores. Relativizando a lei segundo nossa conveniência, comodidade e preguiça.
Eu entendo a revolta com o radar, as máquinas não se corrompem por míseros cinquenta reais. Quem nunca viajou com um "cafezinho" na carteira com esperança de corromper um agente público? Se o radar aceitasse propina estava tudo certo. (NÃO ESTOU GENERALIZANDO OS POLICIAIS, QUE FIQUE CLARO)
Pra finalizar, quando forem falar de trânsito nas mesas de bar, não esqueçam de chamar o familiar daquele que foi atropelado e morto.
#QueComeceOMimimi

mostrar
1


27/02/2017 - 19:48:57

RADAR MÓVEL: UMA SUGESTÃO

Motivado pela campanha eleitoral, o então candidato Delegado KIQ foi enfático em ir contra os próprios princípios e advogou pelo fim do radar móvel, medida que gostem ou não os apressadinhos consegue reduzir os registros de acidentes de trânsito. Na modesta opinião deste blogueiro, uma solução seria tornar pública a localização dos aparelhos de radar, com dias e horários. O que vinha sendo monitorado por alguns nas redes sociais, se tornaria uma ação administrativa coerente com a decisão de no futuro acabar com o radar móvel.

mostrar

27/02/2017 - 19:48:33

ENTREGA DO OSCAR: E SE FOSSE NO BRASIL?

E um dos eventos mais marcantes e tradicionais da grande potência mundial, os Estados Unidos, a entrega do Oscar, pagou um mico histórico, já visto no Concurso de Miss Mundo, com o anúncio errado justamente na categoria mais disputada, a de Melhor Filme. Imagine o constrangimento gerado por tamanha gafe. Não tive como não imaginar se isto tivesse acontecido no Brasil. Certamente do Presidente da República ao zelador do local onde o evento tinha sido realizado seriam considerados culpados, responsáveis por mais esta "vergonha nacional". Nos Estados Unidos, que elegeu Donald Trump, vai ser apenas mais um arranhão na história.

mostrar

27/02/2017 - 19:48:10

INTERNET É PRECÁRIA EM PARTE DE PARANAVAÍ

Desta vez por condição meteorológica, uma das maiores fornecedoras de internet banda larga do Brasil, aqui em Paranavaí, deixou parte da cidade sem sinal de web, com no caso da região em que mora esse vosso humilde colaborador, ficamos 19 horas sem telefone e internet e vizinhos, atendidos pela mesma operadora, continuam sem o sinal de acesso à rede mundial de computadores.
Além de que, o sinal por si é de péssima qualidade e as  linhas telefônicas em muitas ocasiões quando são acionadas por chamados, a operadora ''alega que o número chamado não existe'', prejudicando o comércio e a população que por vezes pode ter urgência no uso do serviço contratado!Velho Gagá

mostrar

27/02/2017 - 19:47:43

CENSO REVELA AUMENTO DE PRESOS NO BRASIL

Levantamento do Conselho Nacional de Justiça, realizado no último mês, a pedido da ministra do STF Cármem Lúcia, mostra que houve aumento de 7% da população carcerária no Brasil, desde o último censo, realizado em 2014, pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen).
A notícia, em destaque no jornal O Estado de São Paulo, revela que há 654.372 presos no País. Destes, 221.054 são presos provisórios, ou seja, um terço dos encarcerados aguarda um julgamento que poderá ou não resultar numa sentença penal condenatória.
Ainda segundo o relatório, elaborado após a barbárie perpetrada por amotinados em presídios do Amazonas, do Rio Grande do Norte e de Roraima, o tempo de prisão provisória no Brasil varia de 172 (Rondônia) a 974 dias (Pernambuco), com média de duração de 1 ano e três dias.
Sergipe é o Estado que apresenta o maior número de presos provisórios: 82% de sua população carcerária ainda não foi julgada. Em São Paulo, 15% dos presos estão nesta situação.

mostrar

27/02/2017 - 19:47:13

CANDIDATURA DE LULA É A DÚVIDA NO CAMPO DA CENTRO-ESQUERDA

Por IGOR GIELOW
Apesar dos anos de desgaste, o cenário atual entre observadores prevê alguém da centro-esquerda com chances de ir ao segundo turno em 2018.
Os olhos convergem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, único nome do PT com densidade eleitoral, exceto que o partido aposte em algum derrotado de 2016, como o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad.
A questão é menos se Lula será impedido de concorrer por uma condenação em duas instâncias na Lava Jato, uma possibilidade, e mais se ele irá encarar uma campanha na qual teria de enfrentar um rosário de questionamentos, do desastre econômico à Lava Jato.
Segundo a análise corrente, um candidato como Ciro Gomes (PDT) poderia emergir com a bênção lulista. Dado o histórico de desavenças entre ambos, tal aliança é incerta, e Ciro em si tem a fama de morrer pela boca –muito antes de haver redes sociais, ele perdeu o passo na campanha de 2002 ao chamar um eleitor de "burro" ao vivo no rádio.
"Ele se autossabota", diz Eduardo Giannetti, completando: "mas é articulado e pode se cercar de gente mais competente na economia". "Eu acho que Ciro é o candidato a ser derrotado, se Lula não sair mesmo", completa um líder do PMDB.
O partido de Temer tende a estar a reboque, apesar do protagonismo acidental do momento. Poderia até lançar um quadro distante da Lava Jato, como o governador Paulo Hartung (ES), mas parece mais fácil ir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que está no PSD e poderia ser um nome caso a economia demonstre reação.
"Os avanços que estão sendo feitos no campo fiscal não chegam à ponta, são de uma assimetria dramática", afirma Giannetti.
Em "eleitorês": o emprego dificilmente subirá rapidamente, por mais que os mercados comemorem reformas que venham a ser aprovadas –de resto, sempre rotuláveis por adversários de "tirarem os direitos dos trabalhadores". (Fonte Folha de S. Paulo)

mostrar

24/02/2017 - 20:08:53

CARNAVAL NO INTERIOR: É IMPRESSÃO OU ACABOU?

Ressaltando as honrosas e raras cidades do interior do Paraná que mantêm o Carnaval como atrativo, o que se vê na grande maioria das cidades é fim dos carnavais de rua e dos clubes. Como sou do século passado, nesta época me vem a lembrança da adolescência, quando os carnavais do Cianorte Clube atraia gente de todo canto e a disputa dos blocos movimentava a cidade por vários meses. Quando vim para Paranavaí, os bailes do Harmonia e do Campestre tinham seus ingressos disputados à tapa. Hoje, infelizmente, pela total falta de interesse dos antigos foliões, a Festa do Reio Momo é vista pela televisão.

mostrar

24/02/2017 - 20:08:22

LIBERDADE DO EX-GOLEIRO BRUNO E A BALANÇA DA JUSTIÇA

A decisão judicial que colocou em liberdade o ex-goleiro do Flamengo Bruno foi certamente um dos assuntos mais comentados pelos sites de notícias e redes sociais. A maioria dos comentários contrários à decisão, como era de se esperar em momentos em que a segurança pública é constantemente manchete da imprensa nacional. Mas tecnicamente falando, o ministro do STF agiu de acordo com a lei, o que nem sempre tem acontecido em outras decisões judiciais de igual ou maior importância para a história do país. 

mostrar

24/02/2017 - 20:07:52

EXPOPARANAVAÍ 2017: GERAR NEGÓCIOS É O MAIOR RETORNO

Importante elogiar a inciativa da Sociedade Rural de Paranavaí e da Prefeitura de Paranavaí de utilizar a Expoparanavaí como uma forma de gerar negócios, algo que acabou sendo deixado de lado. Quando ainda se chamava Expofapa, o evento era marcado pelos shows e também pela comercialização que gerava. Depois veio o tempo dos cantores com cachês milionários e ingressos caros, elitizando a feira e reforçando a tese dos empresários locais de que só servia para perder divisas. Com esta mudança de pensamento da atual diretoria, a Expoparanavaí pode gerar os negócios necessários para dar o retorno financeiro esperado à cidade.  

mostrar

24/02/2017 - 20:07:23

O QUE ABRE E FECHA NO CARNAVAL

Na próxima terça-feira, dia 28, é Carnaval no país. Por causa da data, o feriado será prolongado e, em Paranavaí, não haverá expediente na Prefeitura Municipal na segunda e terça-feira (27 e 28), assim como nas demais repartições públicas municipais e comércio. As datas foram decretadas ponto facultativo. O atendimento ao público volta ao normal a partir das 13h30 de quarta-feira de cinzas (1º de março). As escolas e Centros de Educação Infantil só retomam as aulas na quinta-feira, dia 2.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão fechadas na segunda, voltando a atender na quarta-feira (1º) também a partir das 13h30. Quem precisar de atendimento médico no feriado deverá procurar o Pronto Atendimento Municipal (PA), que já planejou uma escala para atendimento ininterrupto de 24 horas. Mas é importante lembrar: a prioridade de atendimento é para casos de urgência e emergência.
O serviço de coleta de lixo doméstico e de lixo reciclável não será interrompido durante o feriado de Carnaval. A coleta será realizada normalmente, assim como os demais serviços de apoio, como a varrição das ruas. A informação é da empresa Transresíduos, responsável pelo serviço no município.
O comércio de Paranavaí não vai funcionar na próxima segunda-feira, dia 27, período do carnaval. A Informação é da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
O shopping terá expediente normal no sábado e domingo de carnaval. Na segunda-feira também, abrindo das 10h às 22h. Na terça-feira de carnaval, a praça de alimentação do shopping funcionará das 12h às 21h e as lojas das 14h às 20h.
Já os supermercados têm pequenas variações de horário entre eles: Abrem normalmente no sábado, domingo e na segunda-feira de Carnaval. E na terça-feira praticam o mesmo horário de domingo, fechando as portas no começo da tarde.
As agências bancárias também estarão fechadas na segunda e na terça-feira, voltando a atender somente a partir das 12h de quarta-feira. (Portal Cidade de Paranavaí)

mostrar

Fale com o Praxedes