Segunda-Feira, 18 de Junho de 2018

14/02/2017 - 19:37:00

CENSURA PRÉVIA NOS JORNAIS FOLHA DE S. PAULO E GLOBO

Não adianta tergiversar, a decisão judicial que proibiu a Folha de S. Paulo e o Globo de falar da chantagem de um hacker à primeira dama Marcela Temer é, com certeza, censura prévia. Como acontece em sequência cada vez maior no país, infelizmente. O caso ganha repercussão por envolver dois dos maiores jornais do país. A sentença fala em preservar a intimidade de Marcela, mas não lembro que os crimes de calúnia, injúria e difamação, de que podem ser acusados os jornais, tenham sido excluídos do Código Penal. Na hipótese das informações divulgadas serem inverídicas, o Judiciário é o caminho. Não cabe a um juiz determinar o que pode ou não, previamente, ser divulgado. Isto é sim, censura prévia.
Mas além desta censura do Judiciário existe outra ainda mais perniciosa a do poder econômico, que não consegue ver notícias, mesmo que documentadas, mostrando o que eles não gostariam que os leitores vissem. Essa atinge direto a subssitência de quem ousa mostrar a verdade.

mostrar

14/02/2017 - 19:36:27

RICHA E SEU PRESENTE DE GREGO AOS APOSENTADOS (E DOENTES)

Quem necessita de medicamentos para viver tem a não grata surpresa de, ao chegar na farmácia, ver que seus hipertensivos, outros para o coração, outros tantos ''tarja-preta que eu também uso'' subiram de preço°°°°Negativo; o que subiu foi o ICMS do governo do Paraná, pois a alta dos remédios se dá mais dias adiante!
O ICMS de dois remédios em experimento que me foram receitados em Arapongas-Pr, a alíquota de ICMS subiu de 12% para 18%, mas consultei o restante dos que uso (e não uso) subiram um índice absurdo, por ordem do governador do Paraná e terá de ter o aval do Legislativo do Estado, que foi detonado no matutino de tevê da Rede Globo em rede nacional, pela majestosa farra feita com o dinheiro do contribuinte!
Enfatizo aos Leitores(as) deste Jornal virtual, que as colaboração jornalísticas que aqui presto, as faço devidamente referidas de fonte fidedigna e documentada, não escrevo por 'achômetro'', nem pelo sistema ''móia-mão'', portanto não faço por prejudicar pessoas honestas e trabalhadoras, assim como tentam, no momento fazer comigo! Eu faço as reportagens e as escrevo para publicação para que a gente de nós não seja enganada ou ludibriada e quando eu escrevo, factos, ''eu não acho isso ou aquilo. ''Escrevo o facto assim como a fonte tornou público!!
Gabriel Esperidião Neto, Velho Gagá

mostrar

14/02/2017 - 19:35:35

ACIAP VAI PRIORIZAR DECORAÇÃO NO LUGAR DE SORTEIO DE PRÊMIOS

A Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) voltou a debater nesta terça-feira, em sua reunião ordinária, a campanha de Natal deste ano. O assunto começou a ser debatido na reunião anterior, no dia 17 de janeiro, e o presidente João Roberto Viotto havia solicitado que os diretores avaliassem com calma o tema e manifestassem sua opinião no próximo encontro, que aconteceu nesta terça. E a maioria entendeu que a entidade deve priorizar e investir em decoração e outros atrativos para levar os consumidores para a rua em vez de sorteio de prêmios.
Pesou na decisão dos diretores um levantamento que mostrou que, ano passado, quando não houve sorteio de prêmios, o crescimento das vendas no período natalino foi de 7%, enquanto em 2015, com distribuição de prêmios, o crescimento foi menor, de 5 %.
A grande maioria dos diretores entendeu que o “sorteio de prêmios não faz vender mais”, mas que uma boa decoração que atraia o consumidor para às ruas e a qualidade dos serviços (atendimento, preços etc) é que podem ser determinantes para aumentar o movimento do comércio.
ANTECIPAÇÃO – Os diretores lembraram que em Maringá o sorteio de prêmios foi suspenso durante vários anos e não houve prejuízo ao comércio. Outras associações comerciais também estão revendo suas estratégias de fomento do comércio no período natalino.
Para os diretores o mais importante é que as atividades de atração de consumidores comecem mais cedo, se possível já no final de novembro com iluminação apropriada. “Quanto mais cedo a decoração e o embelezamento da cidade, melhor”, defendeu o empresário Eduardo Tolazzi.
O presidente João Roberto lembrou que um carro de R$ 35 mil, por exemplo, acaba custando à entidade cerca de R$ 70 mil em razão dos impostos para legalizar o sorteio. “Este dinheiro podemos aplicar na chegada do Papai Noel ou em show no centro e nos bairros”, disse ele.
A possibilidade de se realizar sorteio de prêmios não foi totalmente descartada, mas perdeu a prioridade no planejamento da ACIAP. “Somos cobrados por campanha, mas quando realizamos temos baixa adesão”, explicou o presidente.

mostrar

14/02/2017 - 19:34:52

FUNDAÇÃO CULTURAL ABRE INSCRIÇÕES PARA O MULHERES EM CENA

Como forma de homenagear as mulheres artistas da Cidade Poesia, a Fundação Cultural está organizando um show especial para o mês de março: o “Mulheres em Cena”. Artistas exclusivamente de Paranavaí podem se inscrever para participar das apresentações, que serão no dia 18 de março, às 20h30, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa.
“A ideia é incentivar a valorizar os talentos da nossa cidade, além de reconhecer a força e a presença das mulheres em nosso cenário artístico e cultural. O evento também fará parte das ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Quem se inscrever vai participar voluntariamente e gratuitamente das apresentações (sem pagamento de cachê)”, explica o presidente da Fundação Cultural, Amauri Martinelli.
As mulheres interessadas podem se inscrever até o dia 8 de março através do site da Fundação Cultural (www.paranavaicidadepoesia.com.br) para apresentações de dança, teatro, declamação, circo, música, performance, exposição de trabalhos artísticos (artesanato, pintura em telas, etc). A Comissão Organizadora selecionará as melhores propostas e divulgará o resultado no dia 13 de março.

mostrar

13/02/2017 - 19:25:16

PAPO RETO COM OS SERVIDORES

Pelo teor dos discursos do prefeito Delegado KIQ e sua equipe aos servidores públicos municipais na semana passada, o recado é curto e grosso: o servidor tem que cumprir seu papel e, mesmo com a proteção da estabilidade de emprego, pode sim ser demitido. Felizmente, a maioria das pessoas que trabalha no serviço público municipal tem essa noção. Mas não há como negar que também existe um grupo de pessoas focadas apenas em ver o tempo passar, como destacou o prefeito. Onter uma mudança de comprotamento deste último grupo seria uma vitória e tanto em termos de administração.

mostrar
2


13/02/2017 - 19:24:22

GREVE DOS PROFESSORES: MEDO ADIOU DECRETAÇÃO DE GREVE

A APP- Sindicato dos Professores do Paraná constatou neste sábado em Maringá, durante assembleia, que as últimas medidas anunciadas pelo Governo Beto Richa na área de Educação, criaram um clima de medo até entre os professores que não irão ser prejudicados pelas mudanças. O indicativo de greve para o dia 15 de março, quando a expectativa inicial era de greve já no início das aulas, dia 16, demonstrou que em tempos bicudos cada um defende o seu, independente da vontade das lideranças.





mostrar

13/02/2017 - 19:22:18

BOA NOTÍCIA: NOVA UPA DEVE FICAR PRONTA ATÉ JULHO

As obras da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em fase final. A previsão de entrega, segundo a Secretaria de Saúde, é ainda neste primeiro semestre. Quando estiver pronta, a nova UPA vai absorver o atendimento aos casos de urgência e emergência atendidos atualmente pelo P.A.
“A nova UPA tem quase o dobro do porte do P.A, que tem uma estrutura antiga. A UPA vai contar com equipamentos modernos, além de oferecer outros serviços e normas de atendimento à população” afirmou a secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar.
Enquanto as obras estão em ritmo acelerado, uma comitiva formada por profissionais da Saúde de Paranavaí fez uma visita à UPA da cidade de Cianorte. De acordo com a diretora de planejamento da Saúde, Carla Daniele de Oliveira, o objetivo da visita foi obter fundamentos para as ações que serão realizadas em Paranavaí. “Viemos sanar as dúvidas, para que possamos ofertar o melhor atendimento possível à população, com o máximo aproveitamento de recursos”, disse Carla.
Durante a visita foram explanadas questões técnicas, financeiras, jurídicas, de recursos humanos e de funcionamento da UPA. Após as explicações, a comitiva foi guiada pela estrutura e conheceu a dinâmica de atendimento, desde a chegada do paciente, passando pela classificação de risco e todos os procedimentos realizados na unidade.
O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, acompanhou a visita. “A saúde pública é um grande desafio para todo gestor. Em Cianorte, com planejamento e dedicação, estamos conseguindo realizações que fazem a diferença na vida das pessoas. A UPA é um exemplo disso, e esperamos que em Paranavaí também seja”, disse o prefeito.

mostrar

13/02/2017 - 19:21:31

UPA FUNCIONA?: DEPENDE DA ESTRUTURA

Relatos da imprensa dão conta de que as novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do governo federal implantadas em vários municípios nem sempre funcionam de acordo com os parâmetros previstos no projeto inicial. A falta de profissionais é recorrente e até mesmo em Cianorte, apesar da avaliação do prefeito, conheço relato de casal que não conseguiu ser atendido por falta de estrutura em situação de emergência. Se todas esferas de poder (federal, estadual e municipal) fizerem a sua parte como está previsto podemos sonhar com uma saúde mais humanizada, onde quem precisa tem o digno tratamento.

mostrar

13/02/2017 - 19:20:58

ASSALTO A CAIXA ELETRÔNICO MOSTRA AUDÁCIA DOS LADRÕES

O assalto a caixa eletrônico da Unipar na madrugada desta segunda-feira em Paranavaí mostrou a audácia dos ladrões, já que o local é bem próximo do Batalhão da PM. Precavidos os ladrões colocaram miguelitos, objetos formados por pregos utilizados para furar pneus de carros, na saída do 8º Batalhão da PM. Os sociólogos e afins podem confirmar ou não a tese de que o aumento da crise econômica é proporcionalmente igual ao dos problemas de segurança pública.

mostrar

13/02/2017 - 19:19:12

ACUADO, O PARLAMENTO LEGISLA EM CAUSA PRÓPRIA

Temerosos pela possíveis quebras de sigilo via delações premiadas da Odebrecht, Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos deputados, colocou em votação urgente o Projeto de Lei 4424/2016, que não caça o registro de partidos que tiverem reprovação de contas e ''as contas não prestadas [caixa 2].
É uma corrida contra o tempo, pois sem a aprovação do PL4424 resta aguardar as publicações  das denúncias de crimes de  dinheiro sem origem dentro do Congresso Nacional! Velho Gagá

mostrar

Fale com o Praxedes