Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018

27/03/2017 - 19:57:19

LUCAS BARONE QUER CAIXA ECONÔMICA INVESTIGANDO DESVIO DE DESTINAÇÃO DE CASAS POPULARES

O vereador de Paranavaí, Lucas Barone, irá enviar expediente à Superintendência da Caixa Econômica Federal, questionando a informação de que existem 53 casas populares, que possuem subsídio do Governo Federal , em estado irregular, seja por não obedecerem a proibição da venda, locação ou abandono pelos beneficiados. 

mostrar

27/03/2017 - 19:56:52

PROVOPAR REALIZA BAZAR DE DOAÇÃO DE ROUPAS NO DIA 1º

Assessoria Prefeitura
O Provopar de Paranavaí realiza no próximo sábado, dia 1º de abril, um bazar beneficente no Jardim São Jorge. O 1º Bazar de Doações de Roupas do Provopar acontece das 13h às 17h, na Associação de Moradores da Coloninha do Jardim São Jorge (Avenida Carlos Gomes, 822).
Basta chegar e escolher as roupas disponíveis para doação. A ação, que faz parte da Corrente do Bem, marca o projeto Paranavaí nos Bairros e a ação deve ser realizada em outras localidadesda cidade nos próximos meses.

mostrar

27/03/2017 - 19:56:20

PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA MUNICIPAIS AINDA APRESENTAM FALHAS, APONTA O TCE

Apesar de reiterados alertas, 13 prefeituras e 34 câmaras municipais paranaenses mantêm portais da transparência na internet que não atendem plenamente os interesses do cidadão. A constatação é do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Os números integram levantamento realizado pela corte até o último dia 17. Segundo a Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim) do órgão, unidade técnica responsável pelo estudo, entre as falhas mais comuns estão a falta de acesso a informações da gestão municipal e dados incompletos.
O levantamento foi realizado por meio do Sistema Gerenciador de Acompanhamento (SGA) do Programa de Acompanhamento Remoto (Proar) e teve início em julho de 2015. Envolveu a totalidade das entidades e teve por objetivo identificar se os portais estavam disponíveis. Outro ponto verificado foi se as informações estavam atualizadas e de acordo com a Instrução Normativa nº 89/2013, do TCE-PR. Foram fiscalizadas 798 entidades, das quais 399 prefeituras e igual número de câmaras.
Na região da Amunpar, foram registradas irregularidades nas Câmaras Municipais de Guairaçá,  Santa Cruz do Monte Castelo, Porto Rico, São João do Caiuá, são Pedro do Paraná e Terra Rica.

mostrar

27/03/2017 - 19:55:50

GAECO:OPERAÇÃO ARQUIVO NA PREFEITURA DE MARINGÁ

A ‘Operação Arquivo’ desencadeada na manhã desta segunda, 27, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investiga esquema milionário de desvio de dinheiro público na Secretaria Municipal de Patrimônio, Compras e Logística (Sepat) ocorrido em administrações anteriores. Durante a operação foram apreendidos documentos e duas pessoas foram presas. O desvio pode chegar a R$ 18 milhões.

mostrar

24/03/2017 - 19:42:34

PESQUISA/PROCON/GÁS DE COZINHA: CONCORRÊNCIA REDUZ PREÇO

Uma pesquisa de preços de gás de cozinha realizada pelo Procon de Paranavaí mostra o que deveria ser a regra num mercado de livre concorrência sério: no período de um ano, mesmo com reajuste nas refinarias, nove de 13 fornecedores praticavam valores menores do que os registrados há um ano. Quando a disputa pelo consumidor não se resume a "acertar" preços mínimos, o que chamam de cartel, ganham todos, empresários sérios e clientes.

mostrar

24/03/2017 - 19:42:04

PROTOCOLO DE MANCHESTER: SECRETÁRIA DE SAÚDE ESCLARECE

A secretária de Saúde de Paranavaí, Andreia Vilar enviou a nota abaixo sobre a implantação do Protocolo de Manchester no Pronto Atendimento, em função de questionamentos feitos por este blog sobre o assunto. Eis a nota: 


A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma complexa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico.
No intuito de estruturar a Rede de Urgência em conformidade com a Política Nacional de Atenção as Urgências, em dezembro de 2014 o município de Paranavaí ofertou para os enfermeiros do quadro de funcionários, capacitação no Protocolo de Manchester, visando certifica-los através de um instrumento internacionalmente reconhecido, garantindo assim maior segurança à população de Paranavaí.
Profissionais da Atenção Básica UBS e do Pronto Atendimento Municipal foram treinados e certificados, no entanto a implantação da classificação de risco não ocorreu. Também é necessário a utilização de sistema informatizado que viabilize o cumprimento das diretrizes para cada atendimento, compreendendo desde a recepção, a classificação, e o atendimento médico, devendo o sistema estar alinhado garantindo assim a assistência do paciente em tempo oportuno.
Oque era realizado no Pronto Atendimento Municipal era apenas uma triagem de forma exclusiva em tempo integral.
Atualmente o Município contratou 02 novos enfermeiros e está tramitando a contração de um terceiro, a fim de viabilizar a classificação de risco por maior período de tempo no serviço. Inicialmente a classificação está sendo realizada das 09:00 as 21:00 horas, horário de maior procura pela unidade, também aprimoramos a ferramenta do SIGSAÚDE, sistema municipal que se comunica com as diretrizes do Manchester.
Dessa forma, considerando vosso questionamento, informamos que a IMPLANTAÇÃO da classificação de risco baseada no Protocolo de Manchester, está sendo implementada no Pronto Atendimento Municipal a fim de garantir atendimento em razão da gravidade e não por ordem de chegada, diminuindo assim a possibilidade de agravos decorrentes da ausência de triagem na unidade de Urgência e Emergência Municipal.
Ressaltamos que em todas as UBS os enfermeiros realizam acolhimento dos pacientes, porem estamos estruturando as UBS para que façam o atendimento baseado no Protocolo de Manchester, no entanto, o atendimento básico difere-se muito das queixas especificas dos serviços de urgência e emergência, justificando assim a maior aplicabilidade deste protocolo no Pronto Atendimento.

mostrar

24/03/2017 - 19:41:34

CORRENTE DO BEM NO CONJUNTO FLAVIO GIOVINE NESTE SÁBADO

A SECOM informa que amanhã, sábado, será realizada mais ação do programa Corrente do Bem em Paranavaí: um mutirão de serviços no Conjunto Habitacional Flávio Ettore Giovine, com limpeza e fiscalização em ruas e imóveis. Para garantir a realização do serviço, a  prefeitura conta com a participação de 100 voluntários da administração municipal. A população está convidada a participar.

mostrar

24/03/2017 - 19:41:09

EQUIPE ECONÔMICA DE TEMER VAI REINVENTAR O 2+2=(DEPENDE DO COEFICIENTE ELEITORAL)

Basta alardear a reedição do kamasutra colocando o povo como elemento passivo-tântrico, a equipe econômica quer ''mexer'' nos Precatórios emitidos pelo governo federal, fazendo assim, já no princípio de economêz chamado ''oscilação por expectativa'', encarecer nossa Dívida Pública e até os juros deste roer de cordas, são pagos com dinheiro fabricado sem lastro nenhum. Tal dinheiro e dinheiro fabricado em fotocopiadora é a mesma coisa; nada! E discursam sem parar sobre PIS e COFINS e suas elevações, mas é vital saber que elevar tais tributos não custeia o Mastodônte carregado de carrapins (cruzamento genético de carrapato com cupim, presente na cadeia de DNA de muitos políticos) chamada Máquina Pública!
Mas nem tudo é ruim nesse novo governo ''salvador'', pois se você tiver com mais ou menos 110 anos poderá usufruir sua polpuda aposentadoria via INSS. Gabriel Gagá

mostrar

24/03/2017 - 19:40:43

TERCEIRIZAÇÃO OFICIAL, GOLPE À MODA ANTIGA

Quem respeita seus funcionários sabe do gigantesco custo que é pagar toda a tributação de se contratar pessoas para trabalhar, mas a jogada da terceirização atinge a Sociedade Civil toda ela e eu vou exemplificar os  motivos de forma clara; Se você possui uma empresa de engenharia e têm, em sua folha de pagamentos que sejam 10 engenheiros e Arquitetos, tu  conserva 3 deles e despede os outros 7 fazendo com que os mesmo se transformem em Pessoas Jurídicas prestadoras de serviços, e nenhum dos 7 vai ter uma garantia trabalhista sequer e em países que não são sérios no trato com seus cidadãos, é ouro de tolo. Num passado recente, grandes empresas no Paraná, ligadas à construção de usinas hidroelétricas, baniram quase toda sua relação trabalhistas, mas mantiveram os mesmos nomes nas assinaturas das plantas e projetos....eles ''Pejotizaram'' aqueles profissionais como se estivessem num mercado competitivo e liberal feito o norte americano, e não deu certo. Eu, hoje, conversei com um senhor de 70 anos, consultor internacional de mega projetos de engenharia e ouvi dele o que reporto aos senhores e senhoras leitores deste Blog. Nas palavras de minha fonte; '' é proposta boa para os mais novos, porém, dos 40 anos em diante é preciso começar a tricotar o pé de meia'' e dai as relações trabalhistas se fortalecem e se fazem necessárias. De qualquer forma ganha o governo federal, pois arrecada  sem ter que dizer donde vai o ''caraminguá'' e recolhe, bem antes do trabalhador receber salário, o devido Imposto sobre a Renda, mas ''não corrige a tabela de impostos nem em véspera de eleição''
Até nossa estimada Dona Zefa, do cafézinho, vai ter de ser transformer e ser a reeditada, ''Dona Zefa do cafézinho-Sociedade Civil Limitada''
Gabriel Gagá

mostrar

24/03/2017 - 19:40:13

PROGRAME-SE

Sexta-feira (24): Feira da Lua a partir das 18h, na Praça dos Pioneiros.
Sexta-feira (24): para quem gosta de uma boa sessão pipoca, no Cine Aston (no
Shopping Cidade) estão sendo exibidos os filmes: Power Rangers (sessões às 17h,
19h15 e 21h30, censura 10 anos); Logan (sessões às 17h e 19h); e Fragmentado
(sessões às 17h, 19h15 e 21h30, censura 14 anos).
Sexta-feira (24): às 20h tem apresentação da peça teatral “A comédia do casamento de
Romeu e Julieta”, no Teatro Altino. Ingressos a R$ 30 (inteira) ou R$ 15 (meia ou inteira
com doação de um livro em bom estado).
Sexta-feira (24): Jéssica Arnaut faz um som ao vivo na praça de alimentação do Gugão
para o happy hour.
Sábado (25): o tradicional chá beneficente da APDE começa às 14h30, na sede da
entidade, que fica na Avenida Lázaro Vieira, 220, Jardim São Vicente.
Sábado (25): às 21h tem Tributo a Raul Seixas com Marquinhos Diet & Banda, no Garage
88. A entrada custa R$ 10.
Domingo (26): das 14h30 às 18h30 tem Domingo no Museu com o tema “Chegou o
Outono! Celebremos com Poesia”. A tarde de atividades acontece no Museu Histórico,
Antropológico e Etnográfico de Paranavaí, ao lado da Casa da Cultura. Toda a
programação é gratuita, com atividades para todas as idades.
Domingo (26): a tradicional domingueira do Clube Idade Dourada começa às 19h, com
aula de dança. A animação musical fica por conta da banda Gaita Campeira. Os convites
custam R$ 15 e R$ 10 para a Terceira Idade.



mostrar

Fale com o Praxedes