Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018

17/07/2017 - 19:03:00

DELATORRE CORRENDO ESTRADA

O Blog do Taturana informa que o pré-candidato a deputado federal Valdemar Delatorre já percorreu 150 municípios divulgando suas propostas. Ou seja, colocou o pé na estrada no propósito de disputar uma vaga na Câmara Federal. O momento é de ganhar visibilidade.

mostrar

17/07/2017 - 19:02:31

PREFEITURAS PODERÃO FICAR COM TODO ITR GERADO NO MUNICÍPIO

Uma instrução normativa da Receita Federal está permitindo que as prefeituras recolham para si todo o Imposto Territorial Rural gerado no município. A nova fórmula é uma opção ao atual modelo, em que todo o valor do ITR é recolhido pela Receita e apenas 50% é repassado de volta ao município. Inicialmente, um convênio deve ser celebrado entre os municípios e a Receita Federal e todo o recolhimento do imposto ficará a cargo da prefeitura. O ITR é pago por produtores que possuem propriedades acima de 30 hectares e a alíquota varia entre 0,03% e 0,1% sobre o valor do imóvel. 

mostrar

17/07/2017 - 19:02:04

QUEM AJUDAR O TRE-PR PODERÁ TER ISENÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO

Os jovens poderão ter um forte estímulo para ajudar a Justiça Eleitoral no período das eleições. Nesta segunda-feira (17), o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira e o juiz federal Nicolau Konkel Junior, diretor da Escola Judiciária Eleitoral, estiveram com o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) para apresentar uma proposta de projeto de lei.
A ideia é que se estabeleça a isenção do pagamento de valores nas inscrições dos concursos públicos, realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público do Estado do Paraná, dos eleitores nomeados pela Justiça do Paraná que tenham prestado voluntariamente serviço no período eleitoral.
A proposta foi bem recebida pelo deputado Traiano, que a considerou eficaz para aumentar o interesse dos jovens em participar das atividades ligadas a política e ao processo eleitoral. “Estamos vivendo um período muito difícil da política e de descrédito do próprio processo democrático. Iniciativas que tragam os jovens para conhecer melhor, entender e participar desse processo são muito bem vindas”, destacou.
Se a iniciativa prosperar, serão beneficiados aqueles que tenham prestado serviço voluntário no período eleitoral, visando à preparação, à execução e à apuração de eleições oficiais. Uma medida dessa natureza já foi implantada com sucesso no Distrito Federal.
Para o desembargador Xisto Pereira, com “essa medida teríamos maior número de mesários voluntários e consequentemente diminuiriam os custos com as convocações, contribuindo ainda com maior eficiência na prestação do serviço público”.

mostrar

14/07/2017 - 14:15:22

UNIÃO DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL

Quem acompanha a história política de Paranavaí e região dos últimos 25 anos sabe que a tarefa de conseguir a união da classe política em torno de candidaturas a deputado estadual e federal que sejam da região e a representem não é fácil, mas certamente não é impossível. Acredito que o maior problema é que as lideranças de Paranavaí relutam em se unir para termos representantes e isto serve de estímulo para que prefeitos e vereadores de municípios da região optem pelos chamados paraquedistas. A missão de quem pretende se candidatar neste momento é convencer a região de que precisamos melhorar a nossa representatividade. Já está mais do que comprovado que os eleitores de Paranavaí sozinhos não conseguem obter os resultados que se busca.

mostrar
1


14/07/2017 - 14:14:22

RICARDOS BARROS DEFENDE BIOMETRIA PARA MÉDICOS: POLÊMICA

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (foto), defendeu nesta quinta-feira (13/7) a adoção de biometria em todas as unidades de saúde e de um “padrão de produtividade” para fiscalizar o trabalho de profissionais que atuam no SUS, em especial os médicos. “Vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico tem que parar de fingir que trabalha”, disse. “A biometria do funcionário vai permitir que essas pessoas cumpram o contrato que fizeram com o poder público”, afirmou. Segundo o ministro, é preciso também estabelecer metas de desempenho para que as prefeituras possam fiscalizar o trabalho dos médicos, como tempo destinado às consultas, por exemplo. “Vamos estabelecer metas, e quem estiver abaixo do seu desempenho, vai ser chamado a aumentar sua produtividade.” Ele cita como exemplo o parâmetro da OMS (Organização Mundial de Saúde), que prevê cada consulta dure cerca de 15 minutos.
Barros colocou o dedo na ferida, já que são recorrentes os casos de médicos que possuem dois empregos públicos com carga horária de oito horas cada um e ainda encontram tempo para atender em consultório particular. Não sei se foi a intenção do ministro, mas ele admitiu que o Ministério da Saúde finge que paga os médicos, ous eja, reconheceu que a categoria deve ser melhor remunerada.

mostrar

14/07/2017 - 14:13:47

EM MARINGÁ, ESCOLAS MUNICIPAIS PODEM SER USADAS PELA POPULAÇÃO

A Secretaria de Educação de Maringá disponibiliza o uso de 34 quadras esportivas das escolas à comunidade, que pode ser utilizado durante a semana entre as 18h e 22h e também aos finais de semana das 7h às 22h.
Não há exigência de pagamento de taxa: a responsabilidade dos usuários está relacionada aos cuidados essenciais ao patrimônio público, sendo prevista sanção em caso de registro de danos.
NB: Salvo engano, não é de hoje que o tema é assunto nas reivindicações de vereadores de Paranavaí. O envolvimento da comunidade, através da utilização da estrutura, gera a melhora da qualidade de vida dos usuários e pode ajudar até na segurança do local.

mostrar

13/07/2017 - 19:42:34

10 ANOS DE PARAÍSO DO ROCK NESTE FINAL DE SEMANA

Paraíso do Norte sedia sexta e sábado, a 10ª edição do Paraíso do Rock, que já figura entre os principais eventos de rock alternativo de todo o país. Capitaneado pelo ex-prefeito Beto Vizzoto,  o festival acontecerá nas dependências do CTG São Jorge, a partir das 21 horas. 

mostrar

13/07/2017 - 19:42:10

PARANAVAÍ VAI GANHAR GUIA DA CIDADANIA

Na manhã de hoje reuniram-se em Paranavaí um advogado e um jornalista, que acompanham com interesse o que acontece na cidade. O motivo da reunião foi decidir sobre a edição de um guia de cidadania para Paranavaí.
O objetivo do guia é disponibilizar informações sobre serviços públicos, poderes, sociedade civil, endereços e horários de atendimento. O projeto será apresentado e, em seguida, iniciado. Pretendem que a população, as associações, as entidades, os clubes de serviço e os poderes utilizem essa ferramenta como instrumento para facilitar e agilizar o acesso da população aos serviços.

mostrar
9


13/07/2017 - 19:41:45

FÓRUM ELEITORAL VAI ATENDER NO SÁBADO EM PARANAVAÍ

Devido ao grande número de pessoas que ainda precisam fazer o cadastramento biométrico, o Fórum Eleitoral de Paranavaí vai atender a população neste sábado, das 9h às 17h. Segundo dados da Justiça Eleitoral, na comarca de Paranavaí, mais de 29 mil pessoas ainda precisam fazer a biometria.
Em Paranavaí, 25.632 (40%) pessoas ainda precisam fazer o cadastramento. Nos demais municípios da comarca, a situação é parecida. Em Amaporã, 1.517 (37%), Tamboara, 1.781 (43%) e Nova Aliança do Ivaí 705 (47%) eleitores ainda não fizeram a biometria.Em Paranavaí, o processo iniciou no dia 3 de abril e vai até o dia 11 de agosto. O eleitor que não fizer o cadastro biométrico poderá perder o título de eleitor, o CPF e não participar das eleições gerais de 2018.
Para não enfrentar fila o eleitor pode realizar o cadastramento de forma rápida com um agendamento antecipado no site do Tribunal Regional Eleitoral. Basta acessar o ink: http://www.trepr.jus.br/eleitor/agenda-biometria/agendar-atendimento. O atendimento é das 9 às 18h no Fórum Eleitoral de Paranavaí, para os eleitores dos municípios de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança do Ivaí e Tamboara.

mostrar

13/07/2017 - 19:39:51

PV APRESENTA CARTA DE PARANAVAÍ

Ao apresentar a Carta de Paranavaí, a coordenação regional do Partido Verde (PV), liderada por Maurício Gehlen, dá demonstração de que está antenada com o que o eleitor espera, mesno conversa e mais ação. Para tanto, antes mesmo de lançarem nomes, os verdes já estão elecando quais as principais reivindicações dos eleitores de Paranavaí, Terra Rica, Cianorte, Tamboara, Uniflor e Nova Esperança. 

mostrar

Fale com o Praxedes