Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018

27/09/2017 - 18:51:49

REUNIÃO DISCUTE INSTALAÇÃO DE FACULDADE NA APA DO RIBEIRÃO ARARAS

Ontem, o Conselho de Meio Ambiente de Paranavaí se reuniu na casa sede do Parque Ouro Branco para discutir a redução da área de abrangência da Área de Proteção Ambiental - APA do Ribeirão de Araras. A diminuição da área seria de 15% e envolveria a instalação de uma faculdade no local. Antes, o Conselho já tinha liberado 1% da área para a inetalação de uma empresa. O problema é que o Ribeirão Araras abastece grande parte da cidade e o assunto deve virar tema de uma audiência pública.

mostrar

27/09/2017 - 18:51:19

DELATORRE: APOIO A CASA DE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

A promotoria publica de São Carlos do Ivaí proibiu as atividades da Associação Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Projeto Resgatando Vidas, por não possuir uma estrutura adequada para o seu devido funcionamento.
“O problema das drogas de fato tem atingido a sociedade como nunca e encontrarmos pessoas desempenhando um papel como este, merece o nosso apoio.” Afirmou Valdemar Delatorre.
O projeto hoje não pode funcionar por falta de uma estrutura de dentro do que se exige a lei, Delatorre se comprometeu auxiliar na abertura de um novo projeto, uma casa de apoio a dependentes químicos. Esse novo projeto que funcionará nas exigências da lei e prestará um atendimento adequado às pessoas que sofrem com a dependência química.

mostrar

27/09/2017 - 18:50:41

PONTE ENTRE JARDIM OLINDA E ITAGUAJÉ: RECONSTRUÇÃO AVANÇA

Uma boa notícia para a população que trafega pela ponte que liga Jardim Olinda à Itaguajé. Uma reunião nesta quarta-feira (27) entre o deputado estadual Tião Medeiros, o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e a prefeita de Jardim Olinda, Lucimar de Souza Assunção, deu um passo importante para o início do processo para a reconstrução da ponte sobre o Rio Pirapó, na PR-542. O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), se comprometeu a fazer o projeto de engenharia para levantar custos e como será realizada a obra.
Este é o primeiro passo para que o processo possa prosperar e siga para os passos seguintes, como a liberação dos recursos. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, a previsão é de que até o final deste  
ano os estudos estejam concluídos e que os recursos possam ser liberados já no início de 2018. De acordo com a SEIL, um engenheiro já foi designado para começar a elaboração do projeto.
A prefeita de Jardim Olinda diz que os problemas na ponte têm trazido prejuízos grandes ao município, como a queda no movimento do comércio e diminuição no número de turistas. O problema atinge também aos municípios ao redor, como Itaguajé, Paranapoema e Paranacity.
“Os municípios da região têm uma característica turística e dependem desta ponte para fomentar o setor. Com a falta de ligação, estão sofrendo com a dificuldade de acesso”, disse Tião Medeiros.

mostrar

27/09/2017 - 18:50:05

SARANDI: MP ACIONA MUNICÍPIO POR FALTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A 3ª Promotoria de Justiça de Sarandi, no Norte-Central paranaense, ajuizou ação civil pública contra o Município pela falta vagas de educação infantil no sistema público para crianças de zero a cinco anos. Neste ano, chegou a 2.472 o número de crianças dessa faixa etária que aguardam vagas na cidade. Em maio, o Ministério Público buscou firmar termo de ajustamento de conduta com o Município – entretanto, o prefeito recusou-se a assinar o documento. Nova proposta de TAC foi feita em setembro, também com recusa do gestor municipal.
Em vista da gravidade da situação, o MPPR acionou o Município de Sarandi, requerendo à Justiça que determine ao réu a obrigação de atender com creche e pré-escola todas as crianças constantes na lista de espera, bem como as que vierem a integrá-la. A ação pede ainda que o Município seja obrigado a reestruturar a política pública voltada à educação infantil, de forma que os planos de atuação contemplem o atendimento da atual demanda e de toda a demanda futura.

mostrar

26/09/2017 - 17:42:53

VEREADORES QUEREM MUDANÇAS NO PASSE LIVRE

Os vereadores Aldrey Azevedo e Zenaide Borges são autores de um Projeto de Lei que altera o programa de Passe Livre. Segundo a proposta, o Passe Livre do estudante fica entendido como passe gratuito aos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, superior, pós graduação, educação de jovens e adultos e curso pré-vestibular, das redes pública e particular. Outra alteração é que será o aluno que irá indicar as linhas de ônibus que precisa utilizar. A iniciativa amplia a gama de beneficiados e lhes concede o direito de indicar as linhas utilizadas.

mostrar

26/09/2017 - 17:42:27

BETO RICHA SANCIONA LEI DE TIÃO MEDEIROS: PARTICIPAÇÃO POPULAR

O governador Beto Richa sancionou nesta terça-feira (26) a Lei n° 19.132, de autoria do deputado estadual Tião Medeiros (PTB-PR), que regulamenta a execução do disposto no artigo 2° da Constituição  
Estadual, que trata de plebiscito, referendo e iniciativa popular. O objetivo do deputado é criar o Estatuto Estadual para o Exercício da Democracia Participativa. Segundo o parlamentar, a importância da  
aprovação está na instituição de um instrumento indispensável para o exercício do poder baseado na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política.
De acordo com o deputado, o tema é de extrema relevância para o atual momento da sociedade, cada vez mais participativa e atuante. Com a proposição, permite-se que população exerça de forma plena o artigo 2° da Constituição Estadual, que afirma que a “soberania popular será exercida por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular”.

mostrar

26/09/2017 - 17:41:56

LEÔNIDAS QUER INFORMAÇÕES COBRE LOCAÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL

O vereador Leônidas Fávero quer informações sobre pagamentos de locações do Teatro Municipal de Paranavaí. Seus questionamentos anteriores sobre o pagamento dos salários de professores de oficians acabaram gerando a demissão temporária do então presidente da Fundação Cultural, Amauri Martinelli.

mostrar

26/09/2017 - 17:41:08

SANTA CASA VAI HOMENAGEAR DOADORES DE ÓRGÃOS

O centro de Paranavaí vai amanhecer nesta quarta-feira ornamentado com cerca de 90 balões verdes em forma de coração. Esta foi a forma que a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Santa Casa de Paranavaí encontrou para homenagear os doadores cuja captação dos órgãos e tecidos foi feito no hospital.
O CIHDOTT foi implantado na Santa Casa em 2011, mas somente em 2015 começaram a ser realizados de procedimentos para captação de órgãos. “Houve um tempo para a preparação e treinamento”, diz a coordenadora da Comissão, a enfermeira Márcia Ângelo de Souza.
O tema está avançando em Paranavaí, que tem uma taxa de recusa de doação de órgão inferior a média estadual e nacional. No Brasil a taxa de recusa é de 43% e no Paraná, o segundo estado com o maior número de transplantes, a taxa de é 34%. “A nossa taxa de recusa sempre é inferior a 30%”, informa a enfermeira.
Os familiares de pessoas que tiveram morte encefálica (que permite a captação de órgãos e tecidos) ou cardíaca (só tecidos, como córneas, peles etc) geralmente aceitam a doação por compaixão e também por estarem consciente que um dia são eles que podem precisar de um órgão para transplante.

mostrar

26/09/2017 - 17:40:29

GUAIRAÇÁ: TIÃO MEDEIROS REFORÇA PEDIDO PARA CONCLUSÃO DE OBRAS DE COLÉGIO

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta terça-feira (26) com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Sergio Brun, para reforçar o pedido de retomada das obras de conclusão do Colégio Estadual Humberto Castelo Branco, em Guairaçá. O deputado vem buscando uma solução para o impasse. É a segunda vez neste mês que o parlamentar discute o assunto.

mostrar

25/09/2017 - 17:10:57

NÃO PEGOU BEM!

O cancelamento do plantio de mudas de Ipê na Escola Municipal Deusdete Neto continua repercutindo e provocando indagações. Uma possível conotação política, já que o evento era promovido pelo ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Rogério Lorenzetti e não envolvia recursos públicos, é de se lamentar. Ainda mais se lembrarmos que uma das primeiras iniciativas desta gestão foi lançar a Corrente do Bem, iniciativa que busca justamente ações populares e comunitárias em prol da cidade. Ficou esquisito.

mostrar

Fale com o Praxedes