Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018

12/09/2017 - 19:04:19

PMDB INAUGURA NOVA SEDE

Na noite desta quarta-feira, o PMDB de Paranavaí inaugura sua nova sede, localizada na Rua Amapá, 2.330. Os filiados estão convidados para a primeira reunião no local, a partir das 19 horas. Certamente, o tema central será a eleição de 2018, que tem o empresário Valdemar Delatorre como pré-candidato a deputado federal.
“Muito mais que uma nova sede um novo PMDB, com dignidade acima de tudo”,afirma o presidente do PMDB Paranavaí Valdir Tetilla. A partir de sua inauguração a nova sede terá reunião do todas as quartas-feiras. 

mostrar

12/09/2017 - 19:03:55

QUINTA FEIRÃO VAI REUNIR TODAS AS FEIRAS LIVRES

Para unir as feiras livres da cidade e dar uma oportunidade igualitária de venda de produtos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou algumas mudanças na tradicional Feira Feito Aqui. Antes realizada mensalmente, a feira passará a ser chamada de “Quinta Feirão” e acontecerá semanalmente, no Centro de Eventos. A “Quinta Feirão” vai contar com a presença de todas as feiras livres de Paranavaí.
“Mudar o formato e agregar todas as feiras do município em apenas um local visa valorizar os feirantes e ajudá-los na comercialização dos produtos. Vamos fornecer um local com estrutura adequada com banheiros, segurança e estacionamento para que cada feirante possa expor seu produto com tranquilidade. Queremos criar um espaço com 
ambiente agradável e que chame a atenção da população”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel.
Todas as feiras de bairros marcarão presença nas feiras semanais no Centro de Eventos, conforme acordo em reuniões prévias, segundo o secretário. “Quem for à feira poderá comprar frutas e verduras, comer em restaurantes que estarão dispostos em uma praça de alimentação e ter um ótimo espaço para entretenimento. Unindo a população de cada bairro, conseguimos ajudar os feirantes a exporem seus trabalhos”, ressaltou.
A primeira “Quinta Feirão” acontece esta semana, no dia 14, das 18h às 22h, no estacionamento do Centro de Eventos. 
NB: Ótima iniciativa, já que cria mais uma alternativa de comercialização e de consumo diferenciada em momentos bicudos da economia.

mostrar

12/09/2017 - 19:03:21

PALESTRA NA ACIAP: GENTE FELIZ NÃO ENCHE O SACO

“Gente feliz não enche o saco”. Esse é o tema da palestra a ser realizada nesta quarta-feira (13) no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), a partir das 19h30. A palestra será proferida pela consultora Sandrely Gavioli, especialista em empoderamento de pessoas, engajamento de equipes e performance em vendas.
A promoção é do Conselho da Mulher Empresária, ACIAP e Voluntariado Sicoob Noroeste, que querem disponoibilizar, através da palestrante, ferramentas que permitem “alcançar maiores resultados na vida através do autoconhecimento e a felicidade autêntica”, segundo os organizadores.
O currículo da palestrante aponta que Gavioli é Positive Coach pela SBCoaching, Life Coach pela Full Empreendimentos - Geronimo Theml, Palestrante pelo Instituto Gente - Roberto Shinyashiki e formação acadêmica de MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV do Rio de Janeiro.
Tem mais de 13 anos de experiência no mercado financeiro e mais de 20 anos de experiência como Trainer de Desenvolvimento e Performance Humana.
A inscrição para a palestra é gratuita, mas os organizadores solicitam que os interessados levem produtos de higiene pessoal, que serão doados ao Lar Vicentino.

mostrar

11/09/2017 - 19:19:32

ESTRADAS RURAIS ADEQUADAS ATÉ 2018

O secretário da Agricultura, Tarcísio Barbosa de Souza, avalia que até 2018 será possível ter todas as estradas rurais de Paranavaí readequadas e prontas para o escoamento da safra. Tarcísio diz que o serviço que está sendo realizado tem como objetivo ampliar o leito das estradas, evitando que a água da chuva cause erosões. Além de escoar a safra, muitas destas estradas rurais são utilizadas no transporte de alunos para Paranavaí.

mostrar

11/09/2017 - 19:19:08

LORENZETTI TEM SEMANA DE CONTATOS POLÍTICOS EM CURITIBA

O ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal, Rogério Lorenzetti, segundo informa a Coluna Sinopse do DN, estará esta semana em Curitiba fazendo contatos políticos. Sem partido, Lorenzetti tem a dura tarefa de escolher uma sigla partidária sem que as novas regras da eleição de 2018 sejam definidas. Sem saber se o tal distritão será a regra do jogo e com o prazo para mudanças já terminando, Lorenzetti terá que definir logo sua situação partidária.

mostrar

11/09/2017 - 19:18:43

INSTITUTO MAURÍCIO GEHLEN COMPLETA UM ANO

O Instituto Maurício Gehlen (IMG) completou no final do mês passado seu primeiro ano de fundação. E neste mês de setembro as obras do Centro de Convivência também completam um sano de execução.
Neste período a instituição avançou. Além de continuar como entidade mantenedora do Centro Dia do Idoso, o IMG desenvolve o Projeto Vitalidade, que leva atividade física, com uma profissional, a cerca de 150 idosos dos Jardins São Jorge, Santa Cecília e Campo Belo, em parceria com as associações de moradores destes bairros, que cedem as suas sedes.
Por sua vez, as obras do Centro de Convivência estão em fase adiantada e a previsão de conclusão e inauguração está mantida. Na manhã de quarta-feira, Gehlen recebe a imprensa para falar sobre o ritmo das obras do Centro de Convivência.

mostrar

11/09/2017 - 19:18:05

MULTIVACINAÇÃO VAI ATÉ DIA 22

A Secretaria de Saúde Paranavaí inicia nesta segunda-feira, dia 11, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A campanha, que vai até o dia 22, tem como objetivo resgatar os não vacinados ou completar os esquemas de vacinação para faixa etária de 0 a menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).
“A multivacinação é uma estratégia que a CGPNI (Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações) vem adotando com a finalidade para atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia é realizada em um curto intervalo de tempo (apenas duas semanas). A ideia é oferecer todas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva
e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação”, aponta a coordenadora do setor de Imunização do município, Míryan Jordão.
O atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os  adolescentes. Estão disponíveis doses das vacinas que protegem contra o rotavírus, sarampo, coqueluche, difteria, tétano, meningites, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela e HPV.
“É muito importante que os pais levem as crianças e adolescentes até uma das salas de vacina do município (que ficam nos postos de saúde) e apresentem a Caderneta de 
Vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal”, frisa Míryam.
O “Dia D” da Campanha de Multivacinação será no dia 16 de setembro (sábado) quando todas as salas de vacina do município estarão abertas para atendimento especial às crianças e adolescentes, público alvo da campanha. 

mostrar

11/09/2017 - 19:17:30

TERÇA É O ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR DA UNESPAR

Nesta terça-feira, às 23h59, termina o prazo para efetuar a inscrição no vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os interessados devem inscrever-se exclusivamente pelo site www.vestibular.unespar.edu.br e fazer o pagamento da taxa de R$ 100 até quarta-feira (13).
Estão em oferta 1.746 vagas em 67 cursos de graduação, divididos entre os sete campi . Todos os cursos são presenciais e por se tratar de instituição pública não existe a cobrança de mensalidades.
Nome Social
Pessoas transexuais e travestis que já efetuaram a inscrição e desejam utilizar o nome social devem fazer a solicitação até 20 de setembro. Para isso é necessário preencher o requerimento de solicitação disponível no Menu do Candidato e encaminhar acompanhado de cópia do RG e CPF para a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) por meio do endereço vestibular@unespar.edu.br.
O nome social será utilizado apenas para listagens internas, gabaritos e ambiente sanitário. Os editais referentes ao vestibular como homologação de inscrições e resultado final, por exemplo, permanecerão com o nome dos documentos oficiais.
Atendimento Especial
Os candidatos que necessitam de atendimento especial também devem formalizar solicitação junto a CCCV. Estão previstos atendimentos como ledor-transcritor para o deficiente visual; intérprete de Libras; locais térreos para acesso facilitado e prova ampliada. Para isso, exige-se que os interessados identifiquem a situação na ficha de inscrição, encaminhe o laudo médico e demais documentos para a comissão até 30 de setembro conforme edital do vestibular.
Provas
Os inscritos participarão das provas no dia 15 de novembro. O ensalamento estará disponível a partir do dia 25 de outubro, no site do vestibular. A prova será composta por 30 questões de conhecimentos gerais, 30 questões da prova vocacionada e a redação. O tempo para resolução será de 5 horas e 30 minutos.
O vestibular também contempla o Teste de Habilidade Específica, segunda fase de avaliação, voltado para os candidatos dos cursos de Artes Cênicas, Dança, Música, Música Popular, Superior de Canto, Superior de Instrumento e Superior de Composição e Regência. Os aprovados na primeira fase deverão comparecer aos respectivos campi que ofertam os cursos entre 10 e 12 de dezembro, conforme edital próprio.

mostrar

11/09/2017 - 19:16:58

EX-AMANTE DE DOLEIRO YOUSSEF QUER PROCESSAR FILME SOBRE LAVA JATO

A doleira Nelma Kodama, ex-amante do doleiro Alberto Youssef e primeira pessoa presa na Operação Lava Jato, já acionou seus advogados para pedir participação nos lucros do filme "Polícia Federal - A Lei É para Todos" pelo uso de sua imagem. Caso ganhe, ela pretende doar o dinheiro para a creche Casa da Criança Higino Penasso, em Canarana, no Mato Grosso, que leva o nome do seu avô.
A produção do filme afirma que ainda não foi notificada sobre a pretensão e diz que preparou "orçamento e advogados" para possíveis ações na Justiça.

mostrar

11/09/2017 - 19:16:19

INICIADO PROCESSO CONTRA HOMEM QUE ATIROU CONTRA AÇOUGUE E MATOU CLIENTE

A 23ª Promotoria de Justiça de Maringá, no Norte-Central paranaense, apresentou denúncia criminal contra o comerciante de 48 anos que matou uma pessoa e feriu outra na frente de um açougue, em agosto deste ano, em um caso de grande repercussão na cidade. A denúncia foi aceita pela 1ª Vara Criminal de Maringá na última semana, no dia 6 de setembro, dando início ao processo criminal contra o acusado.
De acordo com a Promotoria, na manhã do dia 20 de agosto, em um açougue localizado na Avenida Brasil, na região do Maringá Velho, o comerciante teria se irritado com a suposta demora no atendimento. Após discutir com os funcionários, ele deixou o local, entrou em seu carro e, pela janela, disparou seis vezes contra funcionários e clientes do estabelecimento. Um homem de 41 anos, cliente do açougue, foi atingido e morreu no local. Outro, atingido no braço, foi socorrido. A arma do crime foi apreendida na casa do comerciante, que não tinha porte, no dia seguinte ao ocorrido.
Na denúncia, o MPPR pede a condenação do acusado por porte ilegal de arma de fogo, por homicídio consumado e qualificado e por quatro tentativas de homicídio qualificadas. Caso a Justiça acate todos os pedidos, a pena pode passar de cinquenta anos de prisão. O denunciado está detido preventivamente na Casa de Custódia de Maringá. 

mostrar

Fale com o Praxedes