Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018

24/01/2018 - 19:14:40

BOA NOTÍCIA: MORTALIDADE INFANTIL DE 2017 É A MENOR DA HISTÓRIA

Segundo a SECOM, a saúde de Paranavaí bateu um importante recorde em 2017. O índice de mortalidade infantil caiu de 7,91% em 2016 para 3,89% no ano passado, sendo essa a menor taxa de mortalidade em toda a história. “Reduzimos pela metade, caindo de 10 para 5 o número de óbitos em 2017. A redução da mortalidade infantil ainda é um desafio constante, mas conseguimos alcançar uma taxa aceitável e agora precisamos dar continuidade ao trabalho”, disse a secretária de Saúde, Andreia Vilar. 
Paranavaí começou a seguir as diretrizes do Programa Rede Mãe Paranaense em 2014, quando teve um coeficiente de mortalidade infantil elevado. A partir de então, o município disponibilizou consultas médicas, de enfermagem, e as pacientes passaram a ter acompanhamento do obstetra do município nos casos de risco. Com isso, os números melhoraram a cada ano.
NB: De positivo, além dos resultados divulgados, está o fato da comunicação da prefeitura reconhecer que não foi apenas no ano passado que este tipo de atendimento começou a ser feito. Essa tese de que tudo o que é anterior padece de competência e eficácia deve ser revitalizada.

mostrar

24/01/2018 - 19:13:50

PESQUISA DO PROCON: VARIAÇÃO DE 29% NO GÁS DE COZINHA

Quem apostava que o preço de gás de cozinha iria disparar depois da aprovação da lei estadual que regulamentou o setor teve como resposta a pesquisa do Procon de Paranavaí, em que aumentos não foram registrados e a variação de preço do botijão de 13 kq chegou a 29%. A livre e justa concorrência prevaleceu e o consumidor é o principal beneficiado. O curioso nesta história é que locais como lotéricas continuam oferecendo vale-gás aos seus clientes.

mostrar
1


23/01/2018 - 19:09:54

JULGAMENTO DE LULA: DIA DECISIVO

Nesta quarta-feira, o julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre será decisivo para o futuro político do PT nas eleições deste ano. Caso seja condenado pela unanimidade dos juízes ficará impedido de disputar o próximo pleito. Lula se apresenta como favorito nas pesquisas e um contraponto a outro nome de destaque, o de Jair Bolsonaro. Na persistente batalha entre esquerda e direita abre-se o campo para uma candidatura de centro, até agora difícil ter um nome definido.

mostrar

23/01/2018 - 19:09:23

O FUTURO DE ESTÁDIO MUNICIPAL: INCERTEZA

Se depender das últimas declarações do prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, o futuro do Estádio Municipal está marcado por um triste fim. Um dos cartões postais de Paranavaí, o estádio não está entre as preocupações da atual administração e já se avizinha um processo de transferência para quem estiver interessado, no caso o ACP. KIQ admite que não tem feito a manutenção do local e que deve apresentar ao Legislativo um projeto que exclua a praça esportiva das obrigações da atual administração. De lamentável neste episódio está a reiterada tentativa do alcaide de direcionar a razão para as críticas e para profissionais de imprensa que estão ligadas ao futebol profissional. A mesma imprensa que, quer ele goste ou não, foi responsável por sua visibilidade pública. Ou será que ele acha que foram as redes sociais que o fizeram um delegado conhecido e um viável candidato a prefeito?

mostrar
5


23/01/2018 - 19:08:01

ESTRADA DO RODEIO/SAO TOMÉ: TIÃO MEDEIROS ENTREGA PROJETO DE RECUPERAÇÃO

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) se reuniu nesta segunda-feira (22) com secretário de Infraestrutura e Logística (SEIL), Pepe Richa, e o prefeito de São Tomé, Océlio Leite, para entregar o projeto de recuperação de cinco quilômetros da Estrada do Rodeio, que liga o município à Cianorte. Está previsto um investimento de R$ 2,5 milhões. A estrada é uma importante rota de ligação na região e está sem obras de recuperação praticamente desde o final da década de 1980. O parlamentar vem trabalhando na demanda desde o ano passado.
“Queremos colocar esta demanda na programação de obras da SEIL. Esta intervenção será um alívio para a população de São Tomé. A recuperação da Estrada Rodeio vai melhorar o tráfego de veículos, influenciando na segurança dos motoristas e impactando de forma positiva na vida econômica da cidade”, afirmou Tião Medeiros.

mostrar

23/01/2018 - 19:07:20

COLÉGIO SESI: ÚLTIMAS MATRÍCULAS

O Colégio SESI está realizando as últimas matrículas para o ano letivo 2018. A direção informa que descontos especiais para o preenchimento das últimas vagas vão até nesta sexta-feira. O contato para mais informações sobre a metodologia e valores da escola pode ser feito pelo fone 3424-5950.

mostrar

23/01/2018 - 19:06:52

AGRICULTURA ESTIPULA PRAZOS PARA REGULAMENTAÇÃO DE AÇOUGUES

A Secretaria de Agricultura e a Vigilância em Saúde se reuniram na manhã desta terça-feira (23) com proprietários de açougues de Paranavaí para discutir as novas normas de inspeção sanitária da Secretaria de Saúde do Estado. Para fiscalizar com qualidade e garantir a segurança alimentar da população, a prefeitura vai regulamentar o Serviço de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal (SIM/POA). 
“Fizemos uma reunião com proprietários e funcionários dos açougues para tratar das principais mudanças da resolução expedida pela Secretaria Estadual de Saúde em 2016. Nós temos uma lei municipal de 1995, mas que precisa ser atualizada, por isso, fizemos as alterações necessárias e vamos mandar para a Câmara de Vereadores. Sabemos dos receios dos proprietários, mas precisamos regulamentar esse serviço e contribuir uns com os outros”, destaca a médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Cláudia Mendonça.
A Resolução 469/2016 altera as normas de inspeção sanitária, armazenamento e transformação das carnes in natura (preparo, industrialização) comercializadas nos açougues, inclusive aqueles instalados dentro de supermercados. A partir de agora, todos segundo Cláudia, na prática o que muda é a questão do autosserviço. “Estabelecimentos que fracionam ou manipulam produtos de origem animal (carne in natura – bovina, suína, aves e pescados) e derivados (ovos, presunto, queijo, salame, etc), fora da visão do consumidor. São aquelas bandejinhas que encontramos nas gôndolas do mercado.
Quando existe o autosserviço e o processamento na ausência do consumidor, alguém tem que se responsabilizar pelo fracionamento daquele produto, atestando que aquele alimento é sanitariamente adequado. Quando o fracionamento é feito sob a visão do consumidor, não há necessidade de um médico veterinário responsável técnico”, explica.
Outra questão que gerou bastante debate foi a desossa. “Os frigoríficos entregam, por exemplo, o traseiro bovino inteiro. Nesta peça existem vários cortes: a picanha, o contrafilé, fraldinha, maminha, etc. A desossa e a separação destes cortes é feita no açougue. E para fazer essa desossa é obrigatório ter um médico veterinário também, por ser um processo feito em uma sala separada, onde o consumidor não vê o que está acontecendo. O mesmo vale para a questão de carnes processadas e/ou temperadas. O veterinário precisa fazer a inspeção sanitária do produto, porque o açougue está mudando a característica do produto, não é mais carne in natura”, enfatiza a veterinária.

mostrar

23/01/2018 - 19:05:43

TCE-PR DETERMINA QUE PREFEITURAS REGULARIZEM VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Durval Amaral, determinou às prefeituras do  Paraná que regularizem, até o início do ano letivo de 2018, a situação dos veículos oficiais que são usados no transporte de estudantes. Levantamento realizado pelo TCE-PR em conjunto com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostrou que, dos 3.932 veículos oficiais municipais e estaduais destinados à condução de alunos da rede pública de ensino, 1.744 não possuem cadastro de inspeção veicular e 1.942 estão com a inspeção veicula atrasada.
 “Não se pode desrespeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), colocando em risco a vida de milhares de estudantes em veículos que podem apresentar falta de cinto de segurança, ausência de sinalização adequada ou mesmo pneus sem condições de uso, além de falta de registro nos organismos de trânsito”, afirma Durval. O presidente destaca que essa ação integra a atuação preventiva executada pelo Tribunal com o objetivo de orientar e evitar irregularidades na gestão pública.
O TCE-PR recomendou que sejam tomadas todas as providências estabelecidas no artigo 136, inciso II, do CTB, que determina a inspeção semestral para verificação de equipamentos obrigatórios e de segurança. Uma relação com o número de registro, placa e demais informações dos veículos pertencentes à frota de cada município paranaense foi elaborada pelo TCE-PR.


 




 

mostrar

22/01/2018 - 19:09:24

RADAR MÓVEL: PERTO DO FIM CAUSA POLÊMICA

Faltam poucos dias para que o radar móvel seja desativado, mas mesmo assim continua gerando polêmica. A última foi uma suposta tentativa de camuflar a existência do radar. Sem dúvida, os motoristas não vão sentir saudades do controlador de velocidade. Principalmente os apressadinhos. O que sempre foi questionado por este blog foram os locais escolhidos, que sugeriam "armadilhas" por não serem em locais de alta incidência de acidentes de trânsito. Neste quesito, por sinal, é preocupante o fato de que o maior número se concentra em cruzamentos com semáforos, o que desmontra o abuso dos motoristas.

mostrar
1


22/01/2018 - 19:05:32

ALGEMAS EM SÉRGIO CABRAL: SÓ NO BRASIL

Uma polêmica que só pode acontecer mesmo no Brasil: o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral foi algemado a ser conduzido para Curitiba. Em qualquer país sério, este seria simplesmente mais um procedimento policial normal. Mas no Brasil a transferência foi originada na mordomia que Cabral dispunha no sistema presidiário carioca e o fato de ser algemado foi estampado por toda a imprensa.

mostrar

Fale com o Praxedes