Quinta-Feira, 26 de Abril de 2018

31/01/2018 - 18:51:28

RENOVAÇÃO/SANEPAR: MOMENTO OPORTUNO

A proximidade do final do contrato de concessão da Sanepar com Paranavaí é uma oportunidade única para que o prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, consiga melhorias importantes para a cidade, em áreas como infraestrutura (rede de esgoto) e urbanismo (parques). Igualmente importante é que o que for acordado entre as partes seja de domínio público e não estou falando aqui de um edital no diário oficial. Em tempos outros, a renovação se deu na surdina e o pouco que se sabe é que o dinheiro teria sido utilizado para cobrir rombos da administração. 

mostrar

31/01/2018 - 18:51:04

BOA NOTÍCIA: TRÂNSITO MENOS VIOLENTO

A prefeitura divulgou hoje dados divulgados pelo 8º BPM, em que foi registrada a redução de 78% de mortes causadas por acidentes de trânsito. Os números mostram que em 2016 foram registradas nove mortes, enquanto que em 2017 foram apenas duas. O quadro mostra também que temos um trânsito até mais seguro do que muitas cidades do mesmo porte, apesar de que na comparação o número de acidentes de trânsito em 2017 (933) ser maior do que ano anterior (907) em Paranavaí. Não consigo identificar em ações do poder público ação que tenha sido decisiva para que tal redução fosse registrada.

mostrar
1


31/01/2018 - 18:50:40

CIA DA PM EM LOANDA: REFORÇO POLICIAL

A 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Loanda, vai ganhar o reforço de 12 novos policiais para aumentar a segurança pública na região Noroeste. A conquista foi confirmada nesta quarta-feira (31) durante reunião entre o deputado estadual Tião Medeiros (PTB), o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, e os prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (COMAFEN). Também foi confirmada a destinação de duas viaturas policiais para auxiliar no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). As viaturas irão para os municípios de Loanda e Nova Londrina.
O encontro no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ocorreu para pedir reforço no policiamento da região. Os prefeitos se queixam do aumento da criminalidade nos municípios. Participaram da reunião os prefeitos de Diamante do Norte, Daniel Pereira, de Loanda, Sargento Santos, de Porto Rico, Evaristo Volpato, de Querência do Norte, Rozi Oliveira, e de Santa Isabel do Ivaí, Freonízio Valente.
Para Tião Medeiros, a conquista atende a uma demanda da região. “Nos últimos meses, tivemos baixa de soldados em nossa região, por isso estamos batalhando para o reforço policial em nossas cidades. Sabemos que a população clama por mais segurança. Muitos desses municípios são de fronteira e ficam vulneráveis à ação de criminosos”, disse.

mostrar

31/01/2018 - 18:49:54

MAIS UM ESTRAGO DAS CHUVAS: ESTRADA DOS BÚFALOS

A prefeitura anunciou hoje mais um estrago e tanto provocado pelas fortes chuvas: a queda da Ponte dos Búfalos, na estrada que é uma das ligações da cidade com o Parque de Exposições. A administração já avisa que o serviço de recuperação é difícil e demorado, bem como garantir a estrada, agora interditada, para o início da Expoparanavaí, no dia 2 de março.

mostrar

30/01/2018 - 18:51:59

RADAR MÓVEL: MOTIVO DO ATRASO QUESTIONÁVEL

O atraso de mais de um ano para cumprir a promessa de campanha de acabar com a "indústria da multa" configurada pelo radar móvel, configurada hoje, continua incomodando a administração do prefeito Delegado KIQ. É o que dá transparecer o release divulgado hoje pela SECOM, em que KIQ lembra que "seremos teremos pessoas que vão reclamar de tudo, não importa o que você faça". O que este blog não engole é que a razão para a demora em desativar o radar móvel seja o planejamento com intenção de aumentar a segurança nas ruas e avenidas. Afinal de contas, os radares móveis não ficavam em pontos com alto índice de acidentes, mas sim naqueles que geravam maior número de infrações.

mostrar

30/01/2018 - 18:51:36

MUNICÍPIOS DO NOROESTE RECEBEM RECURSOS DA COTA EXTRA DE ICMS

O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) participou nesta terça-feira (30), ao lado do governador Beto Richa, do repasse de R$ 122 milhões aos municípios do Paraná referente a uma cota extra do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Todos os 399 municípios receberão uma parcela dos recursos, de acordo com a participação de cada um na formação do bolo tributário.
“A nossa parceria com o governo do Estado continua rendendo frutos para os municípios. Os prefeitos estão recebendo os recursos para realizar investimentos”, afirmou Tião Medeiros.
O valor se refere ao pagamento do imposto por empresas que receberam incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo para projetos de investimentos no Estado. É o segundo ano consecutivo que o Governo do Estado reforça o caixa dos municípios no início do exercício.
“O repasse de cota extra é possível devido ao planejamento financeiro adotado pelo Governo do Estado nos últimos anos”, lembrou o governador Beto Richa. “No Paraná, amenizamos o impacto brutal da crise econômica com investimentos sistemáticos em áreas estratégicas. Entendemos que é responsabilidade do governo melhorar a vida das cidades”, disse o governador.
Em janeiro de 2017, o governo fez o repasse extra de R$ 431 milhões às prefeituras. Tanto no ano passado como neste ano, os valores se referem a impostos já devidos e que, por causa de incentivos concedidos para investimentos, tiveram parte do pagamento diferido.

mostrar

30/01/2018 - 18:51:00

NOVO GRUPO DE FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO: E O CODEP?

A Aciap anunciou hoje a formação de um grupo de entidades com o objetivo de promover ações integradas para estimular o crescimento de Paranavaí. Com o nome provisório de G-8, a dúvida que fica é se o novo grupo não irá ocupar o espaço tomado até agora pelo Codep (Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí) e, também, será uma forma de promoção política de seu idealizador, o presidente da Aciap, Maurício Gehlen, pré-candidato a deputado estadual nas eleições deste ano.

mostrar

30/01/2018 - 18:50:35

KIQ EXALTA ATUAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL E O VIDEOMONITORAMENTO

Em sua página no Face, o prefeito Delegado KIQ exaltou que as câmeras de videomonitoramento ajudaram a Guarda Municipal na prisão de um dos indivíduos que furtaram um comércio na região do terminal rodoviário. KIQ parece não deixar seu lado delegado e se orgulha de estar contribuindo com o setor de segurança pública, mesmo que através da GM.

mostrar

30/01/2018 - 18:50:10

BANCO DE LEITE: ESTOQUE BAIXO

O Banco de Leite de Paranavaí está com estoque baixo de leite materno e pede ajuda à população para reposição. Segundo a coordenadora interina do programa Saúde da Mulher e da Criança, a enfermeira Bruna Barbosa de Oliveira Teixeira, o número de doadoras vem diminuindo consideravelmente nas últimas semanas e a quantidade de leite está sendo insuficiente para atender à demanda.
“Este leite é enviado para Maringá, onde é tratado e devolvido para a Santa Casa na quantidade e na forma adequada para ser consumido pelas crianças da UTI Neonatal. Atualmente a UTI Neonatal atende de 10 a 12 crianças todos os dias. Algumas delas chegam a ficar mais de dois meses internadas, recebendo o leite que é doado para o Banco. Nesta terça-feira, por exemplo, não temos nenhum leite disponível para dar às crianças que estão na UTI. Aí é necessário dar o leite em pó, que infelizmente não tem as mesmas funções benéficas para a saúde da criança que o leite materno por ser uma fórmula, um leite produzido em laboratório. Por isso é tão importante que as mães que acabaram de dar à luz e tenham leite sobrando, colaborem com as doações, especialmente do colostro, que é o leite dos primeiros dias após o parto. Ele tem muitas propriedades importantes para o desenvolvimento dos bebês que estão em situação de internamento”, explica a chefe da UTI Neonatal e pediatra do município, Dra. Daniela Frazatto.
Durante todo o ano de 2017, a média foi de 25 doadoras por mês, e já em janeiro a médica caiu consideravelmente: apenas seis mães doaram leite. Devido a esta necessidade, a coordenadora está pedindo que as mães que estão amamentando e ainda não têm cadastro no município, colaborem com a doação. Para doar, basta que a mãe seja saudável, não use medicamentos especiais e tenha leite sobrando após a amamentação do seu bebê. As candidatas a doadoras podem ligar para o telefone 3423-2046 para fazer o cadastro.

mostrar

29/01/2018 - 18:51:13

DIREÇÃO/CICA: EX-PREFEITO E DEPUTADO NO MEIO DA DISCUSSÃO

No meio das conversas geradas por supostas mudanças na diretoria-geral do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA) e na chefia do Escritório Regional da Secretaria da Justiça, envolvendo José Edegar Pereira (atual chefe do E.R.), o ex-gerente da Aciap, Heli Antonio, e o ex-secretário-executivo da CICA, João Marques, segundo relatos do Blog do Taturana, está também o relacionamento nada favorável entre o ex-prefeito Rogério Lorenzetti, pré-candidato a deputado federal, e o deputado estadual Tião Medeiros. Quem indicou João Marques a um cargo na CICA foi o então prefeito Rogério e agora o seu partido, o PDT, é mais uma vez usado para pressionar por uma boquinha. José Edegar, o Bedão, não esconde que a função que ocupa hoje não o agrada e o CICA poderia ser uma boa opção. Heli Antonio assiste a "disputa" partidária de longe e aposta no seu currículo.

mostrar
3


Fale com o Praxedes