Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018

08/01/2018 - 19:24:27

SEDEC CAPITALIZA CONQUISTAS

Na opinião da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 2017 foi um ano para se comemorar, mesmo "capitalizando" números que não são de sua alçada, tais como o número de empregos gerados (responsabilidade dos setores econômicos) e o desempenho do Paraná Cidadão (iniciativa do Governo do estado). De positivo na ação da SEDEC, está a recuperação de lotes do Distrito Industrial, que não estavam sendo utilizados da forma como deveriam.

mostrar

08/01/2018 - 19:23:45

REFÉNS DO CRIME ORGANIZADO: CARMEN LÚCIA DESISTE DE VISITA

Existe fato mais emblemático do poder do crime organizado no sistema penitenciário brasileiro do que o cancelamento da visita ao presídio de Aparecida de Goiânia, da presidente do STF, Carmen Lúcia, onde uma rebelião terminou com nove presos mortos. O motivo: falta de segurança. Ou seja, numa instituição que deveria ser segura, uma ministra do STF não pode ir.

mostrar

04/01/2018 - 18:37:22

O QUE ESPERAR DE 2018

2018 é um ano de muita expectativa. Em âmbito nacional teremos eleições gerais, o que certamente abre a expectativa de uma mudança nos rumos políticos do Brasil. Nesta área se avizinha uma disputa entre extremos, com nomes como o do ex-presidente Lula  e do deputado federal Jair Bolsonaro, abrindo espaço para uma candidatura de centro que consiga atrair a atenção do eleitor. Num momento de tanta turbulência política, com o número de denúncias de corrupção aumentando de forma alarmante, resta saber o que vai fazer o eleitor na hora de registrar seu voto na urna. Muita gente aposta e torce para que haja uma grande renovação nos candidatos eleitos, mas a evolução histórica das eleições brasileiras mostra que é relevante a taxa de reeleição dos atuais deputados e senadores.

mostrar

04/01/2018 - 18:34:11

IPTU COM DESCONTO DE 10% TERMINA DIA 12

Os contribuintes que quiserem se antecipar e aproveitar o maior desconto para o IPTU 2018, têm até o dia 12 de janeiro para procurar a Prefeitura. As agências dos Correios de Paranavaí já estão finalizando a entrega dos mais de 47 mil boletos aos contribuintes. Do total, mais de 11 mil carnês são de imposto territorial (terrenos vazios sem edificação) e outros 36 mil são de imposto predial (com edificação). Os contribuintes que não receberem o boleto em casa até o dia 5 de janeiro devem procurar a Prefeitura Municipal. Já os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), mediante apresentação de documento pessoal.
O IPTU 2018 pode ser pago com 10% de desconto até o dia 12 de janeiro. Depois disso, os descontos são de 5% para pagamento até 9 de fevereiro, e 3% de desconto até 9 de março. O IPTU também pode ser parcelado em 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro. Para pagamento da coleta de lixo, o contribuinte pode aproveitar o desconto de 5% e pagar a taxa à vista até o dia 12 de janeiro. Se optar pelo pagamento sem desconto, a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em até 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.
Desde o ano passado, os bancos precisam estar credenciados junto ao município para poderem receber tributos como o IPTU. Em Paranavaí, apenas as casas lotéricas e quatro bancos – o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Sicoob e Sicredi – estão credenciados para receber os pagamentos, por isso o contribuinte deve procurar uma destas opções para pagar seus boletos do IPTU 2018.

mostrar

04/01/2018 - 18:33:39

COMÉRCIO: VENDAS CRESCEM 21% EM DEZEMBRO

O movimento do comércio em Paranavaí em dezembro último teve um uma variação positiva da ordem de 21,52% em relação ao mesmo mês de 2016. O levantamento é da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP). Segundo a entidade, os empresários estão otimista e esperançosos em relação ao novo ano. Até porque os números de 2017, embora favoráveis, “não foram suficientes para recuperar as perdas da maior recessão do país”, confirme explica o gerente da Associação, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.
Dezembro é o mês de maior movimento para o comércio. Além do Natal, quando se faz troca de presentes, e da passagem de ano, que estimula começar o novo período com coisas novas, é também o mês do 13º salário. Esta associação de fatores leva o comércio a também funcionar em horário especial para facilitar as compras. “No último dezembro, om comércio de Paranavaí começou abrir em horário mais cedo. Em relação a Umuarama, por exemplo, começamos uma semana antes”, aponta Scarabelli como uma das razões para o significativo crescimento em relação a 2016.
Kaká lembra que “2017 foi um ano importante pelos fortes indícios de recuperação dos últimos anos de recessão econômica”. Para ele, a tendência é da recuperação ter continuidade em 2018. Por outro lado, a ACIAP deve divulgar nos próximos dias um balanço dos serviços oferecidos em 2017 pela entidade aos associados. A intenção é ampliá-los neste ano.

mostrar

Fale com o Praxedes