02/02/2018 - 20:40:59

MEDIDA ACERTADA: 15 SERVIDORES NOTIFICADOS POR INFRAÇÃO DE TRÂNSITO

Em resposta à postagem de uma foto de uma viatura da Ditran, estacionada em lugar irregular, a prefeitura de Paranavaí tornou público hoje nos últimos três meses, 15 servidores foram notificados e responsabilizados por infrações de trânsito. Para os que abusam do fato de estarem com veículo oficial a maior fiscalização pode até gerar a consciência de que como servidores públicos devem dar exemplo. A prefeitura deixa assim de arcar com infrações cometidas por servidores.

mostrar

02/02/2018 - 20:40:09

VESTIBULAR: UNESPAR CONVOCA APROVADOS EM 2ª CHAMADA

Nesta sexta-feira (2), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou o edital que convoca os aprovados em segunda chamada no vestibular. A relação que conta com mais de 150 pessoas para cursos de todos os campi pode ser consultada no site www.unespar.edu.br/matriculas.
Os convocados devem realizar as matrículas na próxima segunda-feira (5), respeitando o horário de atendimento da Secretaria Acadêmica dos campi. Quem não puder comparecer pode ser representado por um procurador legalmente reconhecido.
Como explica o diretor de Registros Acadêmicos, Angelo Ricardo Marcotti, o edital respeita a ordem de classificação do vestibular. “São chamados apenas os que não obtiveram pontuação igual a zero para o preenchimento das vagas que não foram ocupadas durante as matrículas nos dias 30 e 31 de janeiro”, detalha. A relação de documentos exigidos para a matrícula é o mesmo para os aprovados no vestibular e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

mostrar

02/02/2018 - 20:39:20

SITUAÇÃO DA EMATER

O blog recebeu a seguinte postagem, que mostra um cenário preocupante para a extensão rural feita pelo Emater-PR:
Em julho de 2014, o governo do estado homologou o concurso público para contratação de 400 novos profissionais para o Instituto Emater. Em julho de 2016 houve a convocação de apenas 143 dos aprovados no concurso e ainda restam 257 aprovados entre (agrônomos, veterinários, zootecnistas, assistentes sociais e outros) e o prazo para o término do concurso é em 02/07/2018, ou seja, ultimo dia para nomeações e até o momento o governo não demonstra interesse em nomear o restante dos aprovados.
Situação atual da Emater:
- Aproximadamente 80 escritórios fechados;
- Muitos servidores prestes a se aposentarem, déficit de 400 servidores;
- Cerca de 30 mil famílias desassistidas e sem potencial de incremento de renda;
Nossa nomeação foi prometida em todos palanques eleitorais pelo Governador em 2014 e agora?? A região de Paranavai irá receber diversos profissionais. Nós aprovados estamos ansiosos, porém o governo não demonstra mais vontade em nos chamar!  

mostrar

01/02/2018 - 19:29:17

DELEGADO KIQ/AMUNPAR: POSSE PRESTIGIADA

A posse do prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ, na presidência da Amunpar foi prestigiada com a presença de um secretário de Estado, Pepe Richa (Infraestrutura e Logística), dois deputados federais - Nelson Padovani (PSDB) e Alex Canziani (PTB) e do representante da região na Assembleia, deputado Tião Medeiros (PTB). KIQ confirmou informação publicada neste blog de que a unanimidade obtida na Amunpar se deve à proposta de levantar as demandas municipais e elaborar um documento que será apresentado aos candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano. Uma das missões de KIQ será fazer diferente, com a preocupação pelo crescimento sendo uma ideia conjunta, pensada por muitas cabeças.

mostrar

01/02/2018 - 19:28:51

BOA NOTÍCIA: MAIS R$ 8,5 MILHÕES PARA A INFRAESTRUTURA

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Pepe Richa, anunciou hoje a liberação de R$ 8,5 milhões em investimentos na malha viária de Paranavaí. Os serviços estão programados para acontecer na Avenida Heitor Alencar Furtado e a estrada entre Mandiocaba e Graciosa. Sem dúvida, atende a duas necessidades da infraestrutura local, mas não faltarão os críticos a apontarem outros locais com problemas muito mais sérios. Isto é ser prefeito.

mostrar

01/02/2018 - 19:28:27

RENOVAÇÃO/SANEPAR: E A OPINIÃO DOS VEREADORES?

Pelo que tem sido divulgado pela prefeitura já tiveram início as conversações com a Sanepar sobre a renovação do contrato de concessão, que expira em dezembro deste ano, e até anunciadas as possíveis melhorias - ampliação da rede de esgoto e construção de parques. Acontece que o contrato só é assinado depois da aprovação da proposição na Câmara Municipal. E até agora os representantes da Casa não foram chamados para discutir em que termos a negociação será realizada. Indagado, o vereador Aldrey Azevedo afirmou que não tem conhecimento de que os vereadores tenham sido procurados para discutir a questão.

mostrar

01/02/2018 - 19:27:58

VÍDEO/TAPA BURACOS: SECRETÁRIO ESCLARECE

Nos últimos dias, um vídeo com um servidor da Prefeitura aplicando material para tapa buraco com o pé está gerando muitos comentários nas redes sociais. O secretário de Infraestrutura, Renato Dultra, vem a público esclarecer a situação. “O fato é que, antes, o tapa buraco era feito com PMF, que é uma mistura a frio. Hoje, o município faz o serviço com o CBUQ, que é um material à quente e considerado o melhor tipo de produto no mercado porque é produzido com polímeros (borracha incorporada), o que torna o material de alta qualidade e maior durabilidade, mas também exige um pouco mais para se trabalhar com ele”, explica Dultra.
O CBUQ precisa que, após aplicado no local, seja passado um rolo compactador por cima para assentar o material no nível do asfalto. “Claro que o peso do servidor pisando no CBUQ não chega nem perto de compactar o material no solo. O que ele estava fazendo no vídeo era pisotear para quebrar os pequenos torrões que se formam no material ensacado, preparando o local para que o rolo compactador pudesse passar depois e finalizar o serviço. Atualmente, o município só tem um rolo compactador para fazer o serviço em todas as ruas por onde passamos fazendo o tapa buraco. Então as equipes vão preparando os locais para que a máquina venha depois finalizando o serviço”, enfatiza o secretário.
Mas o município tem uma boa notícia: no próximo dia 8 de fevereiro haverá uma licitação na Prefeitura para a compra de mais um rolo compactador, o que vai agilizar o serviço e ajudar a deixar as ruas em melhores condições de trânsito.

mostrar

01/02/2018 - 19:27:06

FEBRE AMARELA: VACINA SÓ PARA QUEM VAI PARA ÁREAS DE RISCO

Quem está pensando em viajar para cidades que estão na área de risco para febre amarela precisa tomar alguns cuidados. “Existem vários locais com registro de surtos, principalmente cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que são alguns dos destinos favoritos para o feriado de carnaval, por exemplo. Quem nunca foi imunizado contra a febre amarela, precisa tomar a vacina pelo menos 10 dias antes de viajar para garantir que ela tenha efeito”, explica a coordenadora do setor de Imunização do município, Míryan Jordão.
Quem nunca foi imunizado contra a febre amarela, só precisa procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa, portando o Cartão de Vacinas. As doses são gratuitas. “Quem já tomou uma dose em qualquer momento da vida já está protegido e não precisa se vacinar novamente, desde que tenha o comprovante de vacinação”, frisa Míryan.
A vacina contra a febre amarela é indicada a partir dos 9 meses de vida até os 59 anos, para quem ainda não recebeu nenhuma dose. “As mulheres gestantes e pessoas com mais de 60 anos precisam ser avaliados por um médico antes de receber a vacina, pois há algumas contra indicações. Mas, em geral, a vacina é segura e tem altos índices de eficácia”, enfatiza.
A febre amarela é uma doença transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a Chikungunya e Zika vírus. Em Paranavaí não há casos registrados da doença. No Paraná também não há casos confirmados desde 2008, mas no Brasil, o Ministério da Saúde já registrou 130 casos da doença de julho de 2017 até agora – 53 pessoas morreram neste período.

mostrar

Fale com o Praxedes